RECEITA DE FRANGO COM MILHO VERDE CREMOSO
Na casa da minha mãe, desde os anos 1970, essa receita de frango com milho cremoso ou de frango cremoso com milho, pois cada um fala de um jeito, sem fez parte dos cardápios das mesas dos dias mais especiais.
Por anos, dia de visita era dia desse frango que tinha um molho tão bom que eu não desperdiçava uma gota.
O mesmo acontecia nas casas de muita gente, só que, como sempre, uns eram básicos e sem graça, quase que comida de hospital, e uns eram bem temperados e saborosos, o da minha era assim, e uns eram meio delirantes.
Esses mais delirantes tinham excessos de creme e de queijos e uns levavam até maionese. Os sem graça era aqueles que não tinham emoção e ainda vinham aqueles descuidados com pedaços mal cortados de frango com peles e cartilagens.
AS VERSÕES DA RECEITA
As receitas básicas eram aquelas parecidas, com os mesmos temperos e condimentos na panela com peito de frango, que ficava branquelo, cozido sem gosto, às vezes com um cubo de caldo de galinha, e com o mesmo milho e o mesmo creme de leite quase que só jogados na panela.
As versões boas eram bem diferentes e valiam a pena e dessas eu gostava. Testei várias, juntei dicas e cheguei à receita de hoje.
Ela começa com o refogado da cebola e do alho na manteiga, depois entram na panela as tiras de frango limpas, daquelas que a gente come de olhos fechados, e bem cortadas pra evitar a textura borrachenta (sempre no sentido contrário das fibras) que dão uma dourada.
Depois vai a bebida pra perfumar, dar sabor e soltar do fundo todo o grudadinho que dá gosto e aroma ao prato, um pouco de tomate pra dar cor e sabor, o milho fresco, congelado ou em conserva e por último o creme de leite com o cheiro verde.
Na verdade, essas versões gostosas têm as mesmas bases de um strogonoff de carne caseiro, só que leva peito de frango e milho verde no lugar dos cogumelos, ainda mais se a gente pensar nas receitas que levam cogumelos em conserva.
O passo a passo
É claro que, como eu gosto de comida saborosa pra valer, faço tudo pra deixar a receita verdadeiríssima e gostosa, aproveitando o melhor que cada ingredientes pode dar pro prato.
Começo aquecendo a manteiga e um fio de azeite, que dá um saborzinho extra e não deixa a manteiga queimar. Douro de leve a cebola, junto o alho e espero perfumar, então junto umas pitadas de açúcar pra dar uma leve caramelizada e ter mais sabor.
Coloco na panela as tiras de frango temperadas com sal, páprica doce e já polvilhadas com a farinha de trigo, que encorpa o molho. Deixo o frango dourar de todos os lados, junto vinho branco, e não whisky ou conhaque, como faço no estrogonofe, pois peito e milho verde são mais suaves.
O vinho borbulha na hora, então raspo o fundo da panela com a colher pra soltar tudo, que é puro sabor, espero uns 2 minutos até quase que todo evaporar. Então acrescento a água pra cozinhar o frango, o molho de tomate, ou cubinhos de tomate maduro e sem semente ou tomate pelati, e o milho, e deixo no fogo por uns 10 minutos, até a carne amaciar.
Então, eu acerto os temperos, adiciono o creme de leite e o cheio verde, que dá frescor, aroma e sabor pro prato. Eu gosto demais das ervas e uso muito, mas não são obrigatórias.
Quanto ao milho verde, tudo depende da estação do ano e do que se tem por perto. Na época de milho verde bem macio, eu retiro os grãos da espiga e uso, no máximo, ele leva uns 5 minutos a mais de fogo pra cozinhar e amaciar.
Se não tenho milho fresco, abro uma lata, descarto o líquido e uso abro um pacote de milho congelado.
Se uso creme de leite fresco, deixo o molho ferver por uns 5 minutos pra ficar bem saboroso e encorpado. Quando uso creme de leite em lata ou em caixinha, eu coloco o creme na panela, misturo pra conseguir um molho homogêneo e retiro do fogo quando surgem as bolhinhas nas laterais, antes de ferver pra valer. Faço isso porque muitos deles talham quando o molho ferve.
Na falta de creme de leite, e isso acontecer na vida real e comigo também, uso no lugar dele umas 2 colheradas fartas de requeijão de copo comum, só espero diluir bem e levantar fervura.
A receita fica perfeita com creme de leite ou requeijão sem lactose, já fiz assim muitas vezes.
Pra adiantar a vida da pra preparar o frango ensopado na véspera e só finalizar com o creme de leite e as ervas na hora de aquecer pra servir.
Vai bem com batata palha caseira, batata estampada com ervas no forno, arroz branco de todo dia e salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
Hoje, com tantas possibilidades de ingredientes e receitas, o prato não é mais só pros dias de visita ou muito especiais. Pode ser pro dia a dia mesmo, só pra deixar a vida mais gostosa.
A receita é fácil de fazer, rápida, leva ingredientes simples de comprar e é boa pra fazer parte da lista de sobrevivendo na cozinha.
Vai bem com batata palha caseira, batata estampada com ervas no forno, arroz branco de todo dia e salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar. Se quiser, cozinhe o frango até ficar bem macio com até 2 dias de antecedência, deixe na geladeira e finalize com o creme de leite e as ervas antes de servirINGREDIENTES
Preparo
NOTAS
7 Comentários
Ficou divino! 😉
Mariane, bom dia!
Que mensagem gostosa, incentiva o nosso trabalho, dá vontade de estudar, pesquisar, testar, escrever e fotografar muitas outras receitas.
Continue acompanhando o Na Cozinha da Helô pelo site, youtube e instagram, pois todo dia tem novidade.
Abraços, Ana e Helô
Helo, qdo vc coloca o creme de leite, ainda tem água na panela?
Vou fazer amanhã!!! Achei prático e gostoso!!!
Luciana, boa noite!
Conte depois pra gente como ficou. A receita é simples de preparar e deliciosa, vai bem no dia a dia, mas naqueles mais especiais também.
Abraços, Ana e Helô
Querida Helô, descobrir você foi um grande presente na minha vida e pra minha família. Um belo dia, procurando receita de licor de jabuticaba na internet, achei sua página sem querer. E, de fato, é a melhor receita de licor de jabuticaba que existe! O jeito como escreve os textos e explica suas receitas é de tirar o chapéu! É uma página feita pensando na gente! Quem te acompanha percebe o quanto gosta de ensinar o que aprende e que faz tudo com muito amor! Às vezes nem acredito que fui eu quem fiz a receita, pois todas as que testei até hoje ficaram perfeitas! Parece até que você fica aqui do meu lado guiando minhas mãos! Obrigada por tanto! Um beijo com muito carinho.
Sandra, boa tarde! Desculpas pela demora tão grande em te responder. Como você deve saber, a Ana, minha filha, companheira de tudo e que também fazia as fotos lindas daqui da cozinha da Helô, faleceu em agosto do ano passado e a minha vida virou do avesso. Passado um tempo, resolvi reestruturar e mudar o site, que estava com vários problemas de funcionamento. De setembro de 2021 até agora, não tive acesso aos comentários e só agora, com o novo Na Cozinha da Helô no ar, estou colocando tudo em dia.
Muito obrigada pelo carinho! Amei saber que faço parte da sua vida de um jeito tão gostoso.
Conte sempre comigo.
Beijos, Helô