RECEITA DE TERRINE VEGETARIANA DE GRÃOS DELICIOSA
Essa terrine de grãos com frutos secos e cogumelos ficou o máximo, eu amei e já fiz algumas vezes.
É daquelas receitas que só pedem uma salada de folhas pra completar a refeição e deixam muitas pessoas felizes. Vegetarianos e intolerantes ao glúten tem um prato lindo e saboroso pra servir como prato principal.
Eu, que adoro grãos e frutos secos, vivo atrás de receitas interessantes e substanciosas com eles. Há uns dois anos, pensando nas festas de fim de ano, comecei a olhar receitas vegetarianas pra servir no jantar de Thanksgiving.
Em vários livros, revistas, sites e blogs eu achei receitas de “bolos” de grãos, muitos deles com cogumelos. Juntei algumas versões e fui experimentar.
Umas receitas pediam apenas pra misturar arroz integral cozido com alguns temperos e cogumelos crus e assar, e achei muito sem graça. Outras tinham temperos mais caprichados, que começavam com refogados, e eu já gostei mais.
Juntei várias ideias e, depois de umas seis terrines, cheguei à receita que eu queria. Sinceramente, isso tudo em 3 dias é bastante coisa … Mas ficou tão boa que fiz no Natal e ninguém reclamou dizendo que tinha enjoado de grãos com cogumelos, muito pelo contrário!
Quais grãos usar na receita?
Pra começar, resolvi que bem melhor que usar apenas arroz integral ou apenas cevadinha seria ficar com uma mistura de 7 grãos já pronta. Usei Ráris, que é uma mistura equilibrada, cheia de sabores e texturas diferentes, mas nada impede que você prepare a sua mistura.
Cozinhei os grãos num caldo de legumes caseiro, que sempre tenho no freezer, e já comecei a receita com bastante sabor. Na falta de um caldo caseiro, dá pra usar água ou algum caldo industrializado com baixo teor de sódio.
OS COGUMELOS E OS FRUTOS SECOS
Pra deixar o meu refogado mais emocionante, troquei a cebola e o alho de todo dia por tirinhas finas de alho-poró, que deixou a receita com mais cara de festa. Mas dá pra usar cebola, também fica bom.
Resolvi usar dois tipos de cogumelo pra ter mais contrastes e escolhi Paris e shiitake, mas a terrine fica deliciosa com qualquer bom cogumelo, como Portobello e shimeji. Cogumelos são sempre bons, em casa todo mundo adora.
A uva-passa e as nozes moídas dão cara de festa à receita e as ervas deixam tudo mais fresco. Os ovos e cream cheese unem os ingredientes.
Se quiser, use damascos, figos secas ou tâmaras e troque as nozes por amêndoas, pecãs ou pelas castanhas que gostar
PRA SERVIR
No final das contas, a minha versão ficou saborosíssima. Chamei de terrine porque achei que a receita merecia um nome mais chiquezinho e, também, porque gostei de assar num recipiente pra servir em fatias à mesa, sem desenformar.
Mas, se preferir, asse numa fôrma para bolo inglês untada e forrada com papel manteiga.
A terrine de grãos com frutos secos e cogumelos fica deliciosa tanto quente, como em temperatura ambiente, e vai bem com uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
No dia seguinte ao da foto, quando fui “almoçar” mais uma fatia da terrine sem aquecer, resolvi experimentar uma garfada com um pouco de tzatziki ou pasta grega de pepino e iogurte e ficou o máximo!!!!
Apesar da terrine ser um prato principal perfeito, ela também pode ser um acompanhamento de um grelhado ou assado.
Outras receitas deliciosas com vegetais e com cara de festa: abóbora cabotiá caramelizada com laranja e azeite, torta de espinafre rústica com farofa crocante, terrine de queijo com tomate e abobrinha, grão de bico perfumado com tâmara e especiarias de festa e pilaf de arroz com lentilha e frutos secos.
Outras receitas deliciosas com vegetais e com cara de festa: abóbora cabotiá caramelizada com laranja e azeite, torta de espinafre rústica com farofa crocante, terrine de queijo com tomate e abobrinha, grão de bico perfumado com tâmara e especiarias de festa e pilaf de arroz com lentilha e frutos secos. Um prato vegetariano delicioso e lindo, que só pede uma salada de folhas pra acompanhar, mas que também pode ser acompanhamento de um grelhado.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
Obrigada, Helô, vou fazê-la no 25. Vou receber uma visita vegetariana. Fora que deve ser divina. Feliz Natal para você e sua família!!
Beatriz, boa tarde!
Delícia saber que você gostou da receita e torcer pra sua visita ficar feliz.
Feliz Natal pra você também.
Abraços, Ana e Helô
Deve ser muito saborosa!!! Mas onde entra o vinho?
Ritta, boa tarde!
O vinho entra logo depois dos cogumelos. A gente deixou passar … obrigada por ajudar, assim o site fica cada vez melhor.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Maravilhoso
Obrigada pelo carinho! Depois me conta!