RECEITA DE CEREJA EM CALDA CASEIRA
Hoje é dia da receita de cereja em calda caseira, uma preparação deliciosa e que deixa qualquer sobremesa mais linda e gostosa.
Desde criança, fui apaixonada pelo bombom cherry brandy da Kopenhagen, o do papel vermelho e da fitinha dourada e, só de olhar, já me sentia mordendo o chocolate e o licor maraschino com o fondant envolvendo a cereja ainda com caroço.
Também sempre gostei de um Floresta Negra, o bolo embebido com maraschino (licor de cereja) ou kirsh (aguardente de cereja), com bastante cereja e chocolate (aqui no site tem a receita de um pavê floresta negra fácil e delicioso).
É claro que, por não resistir aos sorvetes com coberturas gulosas coroadas por cerejas lindas, algumas ainda com os cabinhos, sempre torci pra ganhar as cerejas de quem torce o nariz pras elas.
Boas lembranças da cereja do bolo
O fato é que, quando a minha avó Betty entrava na despensa da casa dela, que era a minha caverna de tesouros, como a do Ali Baba, e voltava com um pote de cerejas em calda com puro maraschino.
Os meus olhos brilhavam e sempre ganhava uma ou duas antes dela usar o restante pra alguma sobremesa, ou pra acompanhar fios de ovos que servia com um lombo.
Como sou dos 1960, cresci ajudando a minha mãe a preparar o clássico aperitivo abacaxi com cereja e provolone pra aperitivo não perdia uma chance de beliscar umas cerejas durante a montagem, além de comer vários espetinhos durante as festas. O mesmo acontecia quando tenders e perus chegavam às mesas do Natal e do Ano Novo.
Por isso tudo, aprendi logo cedo a distinguir as boas cerejas em caldas de maraschino ou kirsh daquelas até rosadas e meladas de tantos corantes, adoçantes e aromatizantes horríveis.
E sempre fiquei revoltada com aquelas cerejas sem gosto que, segundo boatos, seriam bolinhas de chuchu ou de mamão boleadas, até perfuradas pra dar a impressão de que tinham cabinhos.
AS CEREJAS
Não dá pra negar que as cerejas frescas que costumam chegar por aqui no final do ano não custam pouco e nem sempre valem o preço. Quem já teve oportunidade de comer cerejas maduríssimas, ultra doces e saborosas tanto na Europa, como nos Estados Unidos, no Canadá e no Chile sabe o que é cereja pra valer.
Com isso, se já não é fácil ter coragem de comprar um saquinho pra comer, nem pensar em usar as tais cerejas pra preparar conservas. Eu, que prefiro não comer e não usar ingredientes que não valem a pena, acabo passando tempos sem comer Floresta Negra e outras receitas mais só por não ter cerejas boas por perto.
Mas tendo boas cerejas com preço justo por perto, garanto que compensa fazer uma receita.
Preparando do zero
Quando eu estava escrevendo o livro “Chocolate todo dia” e cismei de preparar cerejas em calda “de verdade”, tive que esperar pelo final do ano pra poder pra testar e fotografar (ainda bem que a receita ficou deliciosa).
Depois disso, quando encontro cerejas boas com preço justo, preparo uma receita delas em calda.
A receita é muito fácil de preparar, só pede um tiquinho de paciência na hora de fazer uns 3 furinhos em cada cereja pra conseguir que a calda penetre na polpa e na espera por 1 a 2 semanas, que é o tempo necessário pra conserva amadurecer e chegar à perfeição.
Além de linda de morrer, com aroma, textura e gosto de verdade, a conserva de cereja será pura cereja com maraschino, ou com a bebida que quiser (kirsh, rum, vinho do Porto), fica com aroma de cereja e gosto de cereja, puro sonho.
Inteiras, com cabinhos e caroços as cerejas ficam mais lindas e saborosas (o caroço passa um gostinho) enquanto a conserva amadurece, só é preciso alertar quem estiver à mesa.
Se preparar uma quantidade maior de cerejas, dá pra fazer uma receita de pavlova só com elas, puro luxo.
Um potinho de cerejas em calda é também um bom presente.
Adoro colocar umas cerejas com um pouco da calda numa tigela com sorvete de baunilha de verdade, fica lindo e muito bom.
Sirva as cerejas com sorvete de baunilha de verdade ou com sorvete maravilhoso de chocolate, no bolinho chique de pistache, pra rechear um bolo ou na receita do abacaxi com cereja e provolone pra aperitivo. Além de linda de morrer, com aroma, textura e gosto de verdade, a conserva de cereja será pura cereja com maraschino, ou com a bebida que quiser (kirsh, rum, vinho do Porto), fica com aroma de cereja e gosto de cereja, puro sonho.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
14 Comentários
É muito gostoso ! E foi fácil de fazer.
Ana Luisa, bom dia!
Que bom que você gostou. A receita é simples de fazer e o resultado é muito bom, verdadeiro, bem diferente das versões industrializadas e cheia de aromatizantes e corantes que existem por aí.
Abraços, Ana e Helô
Oi Heloisa, muito boa a receita, posso usar wisk?
Fátima, bom dia!
A gente não testou com whisky e pode ser que ele fique muito forte. Se você gosta de sabor intenso de bebida, pode funcionar.
Se testar, você conta pra gente como ficou?
Abraços, Ana e Helô
Olá! Em qual etapa do processo posso tirar as sementes? Quero fazer para colocar em bombons amei a receita! Obrigada por dividi-la!
Larissa, boa noite!
Como na hora de retirar os caroços é inevitável dar umas amassadinhas na polpa, a gente recomenda preparar a conserva com as cerejas inteiras e descaroçar antes de usar.
Obrigada pelo carinho e conte com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Helô, posso usar essência ao invés de bebida alcoólica? Se puder, qual a melhor? Interfere muito no sabor final? Quero servir para pessoas que não consomem álcool.Abraços
Natália, boa tarde!
A receita tradicional de cereja em calda leva bebida, mas a gente tem que pensar que cozinha pras pessoas queridas e tudo se resolve. Não testei sem bebida, mas acho que a receita ficará gostosa se você usar 1 colher (sopa) de uma boa essência de baunilha ou de amêndoa.
Se quiser preparar a essência caseira: dá muito certo e é fácil de fazer, só tem que ter um pouco de paciência pra esperar a essência tomar gosto e aroma. Na essência você não precisa se preocupar com álcool, ele evapora depois de um tempo e com o uso (um creme de baunilha perde qualquer gota de álcool quando cozinha e um bolo também). Todas as essências que a gente encontra por aí tem álcool na base, mas como ninguém consome essência pura, sem problemas.
Conte depois como as cerejas ficaram!
Abraços, Helô
Pode fazer sem a bebida alcoolica?
Marcus, boa tarde!
Não fiz o teste, mas com certeza vai funcionar também. Com a bebida o resultado será mais saboroso, mas tudo depende do gosto de cada um. Pense sempre que a gente cozinha pra gente e pra quem a gente gosta e as escolhas dependem de tudo isso.
Abraços, Helô
Gratidão por esse tesouro.
Luciana, boa tarde!
Qu delicia de mensagem, alegrou o meu dia!
Abraço, com carinho, Helô
Obrigada pela receita Helô! Estou fazendo pela terceira vez e é sempre sucesso! Uso cerejas congeladas e da super certo! Sirvo com torta basca! ????
Oi Valéria! Gostoso começar o dia com uma mensagem como a sua, três vezes já é bastante, deu pra ver que você gostou mesmo (com a torta basca, então, nem se fala …). Você tem razão, as cerejas congeladas funcionam bem demais.
Beijo e conte sempre comigo, Helô