LARANJA EM CALDA DELICIOSA E LINDA DE MORRER
Hoje eu vou te ensinar como fazer compota inglesa de laranja, uma receita que já faz parte da minha vida há um bom tempo. É uma receita de laranja em calda deliciosa e linda de morrer.
Acho que foi em 1988, quando estive na Inglaterra pela primeira vez, que fui almoçar em um domingo num restaurante meio taverna. Como não poderia deixar de ser, comi o mais típico prato de domingo: um roast com yorkshire pudding e legumes, aquele assado com a carne desmanchando e o gravy, o molhinho de carne básico que eles tanto amam e uma compota inglesa de laranja.
O assado era saboroso, mas foi a compota de laranja que vinha num vidro de conservas bem grande pra que cada um pegasse quantas rodelas quisesse, que ficou na memória.
Eram rodelas lindas e grossinhas de laranja cozidas numa calda de açúcar com cravo e canela, perfumadíssimas, com textura perfeita, não se desmanchavam de tão cozidas, tanto que era preciso pressionar com o garfo pra cortar, e combinavam maravilhosamente bem com a carne temperada com sal e pimenta.
A RECEITA
Uns dias depois, achei um livrinho pequeno, quase uma brochura, com receitas inglesas clássicas e, ao lado dos “roasts”, vinha uma receita de compota de laranja, que, pelo texto, dava a impressão de ser “aquela”.
Cheguei em casa, experimentei a receita, fiz uns ajustes, mexi nas quantidades de laranja e de açúcar, pois a do livrinho era bem grande e bem doce, e cheguei à versão de hoje. Pra ter certeza de que a receita estava boa pra valer, eu dei umas fatias pra minha mãe experimentar, ela ama laranja, e fiquei feliz demais quando ela disse que a compota era incrível.
Além de deliciosa, essa compota mata a vontade de doce de laranja sem precisar ir atrás de laranja da terra, que é sempre um problema. A laranja da terra é bem difícil de encontrar, dá um trabalho daqueles pra preparar, pois a gente tem que deixar dias de molho trocando a água pra retirar o amargo doce. Aqui no site também tenho a receita da laranja da terra em calda.
Pra essa receita de hoje, a laranja da terra não serve, já que dela a gente aproveita só a parte branca grossa. Aqui, a gente precisa de uma laranja de casca bem laranja e linda e com a polpa saborosa e doce. Quer dizer, basta ir atrás de uma boa laranja.
INGREDIENTES
A lista de ingredientes é pequena, a receita só pede:
- laranja de casca bem laranja e doce
- açúcar
- água
- vinagre de vinho branco
- canela em pau
- cravo
Eu gosto de comprar laranja Bahia ou laranja seleta, as duas têm a casca linda como a receita pede, são suculentas e doces. No tempo de laranjas na fazenda, eu já fiz a compota com laranja sanguínea e com laranja lima e também amei.
O açúcar está na medida certa, com mais ela fica muito doce e com menos não vira compota.
O vinagre dá o agridoce que deixa a receita diferente e deliciosa.
A canela e o cravo dão o perfume e o sabor que têm tudo a ver com laranja e são pura perfeição. E quando eu quero uma conserva um tiquinho mais picante, eu acrescento uns 6 grãos de pimenta do reino.
PREPARO
A receita é bem simples de fazer, não dá quase nada de trabalho e não precisa de muita paciência pra ficar deliciosa. Falo isso porque eu adoro fazer doces e compotas e sei bem que vários deles dão um bom trabalhinho e pedem bastante paciência.
Como fiz uma receita bem pequena, só com 2 laranjas, tudo é rápido. Primeiro eu lavo bem as laranjas, esfregando bem as cascas. Depois, eu corto em rodelas de 0,5 cm de espessura e, com cuidado pra não desmontar as rodelas, descarto as semente.
Eu coloco as rodelas numa panela média, cubra com água e levo pro fogo. Espero ferver, diminuo pra fogo baixo e deixo cozinhar por uns 30 minutos. Com esse cozimento inicial, o amargor da casca some e a laranja amacia.
Em seguida, com cuidado pra manter as rodelas inteiras e usando uma escumadeira, eu passo a laranja pra uma tigela e descarto a água.
Na mesma panela, eu coloco 1 litro de água limpa, o vinagre, o açúcar, a canela e o cravo, volto pro fogo, mexo até dissolver e deixe ferver por 5 minutos, até a calda começar a brilhar. Então eu volto com a laranja pra panela e deixo no fogo por mais meia hora, até ela ficar brilhante, macia e docinha.
Desligo o fogo, tampo a panela e deixo repousar fora da geladeira por umas 12 horas, não muito mais. Durante esse descanso, a laranja absorve a calda perfumada, ganha sabor, aroma e mais textura.
Volto com a panela pro fogo, deixo ferver por mais 15 minutos e desligo. Com cuidado, eu transfiro as rodelas pra um pote de vidro e cubro com a calda. E se sobrar calda, eu uso pra regar sorvete.
Dá pra deixar só amornar por umas 2 horas e servir, mas se der pra esperar pelo menos amornar antes de servir, é melhor. E é melhor ainda deixar descansar por pelo menos 24 horas antes de servir. Eu gosto de preparar com até um mês de antecedência, deixar na geladeira e só abrir o pote e usar quando der vontade.
Na hora de dar o tempo pra fazer a receita, eu coloquei o menor tempo possível, pensando que tenho que preparar tudo pra servir o quanto antes. Estimei em 17 horas no total, sendo 1 hora de preparo das laranjas, 1 hora e 30 minutos de fogo, umas 12 horas pro doce descansar e apurar os sabores, os aromas e as texturas antes da última fervida e mais umas 2 horas e meia pra amornar.
Esse tempo resolve, mas essa receita é daquelas que só melhora com o tempo. Tente preparar pelo menos na véspera pra ela descansar por umas 24 horas depois de pronta, mas faça o possível pra fazer o doce com pelo menos uma semana de antecedência. Na verdade, dá pra fazer com bem mais antecedência, já que fica perfeita por 1 mês na geladeira.
SERVIR
Além de acompanhar assados em geral, como o pernil assado e perfumado de festa, o pernil de cordeiro assado – Gigot d’agneau de 7 heures e a terrine de campagne francesa da Madame, ela também fica divina com o sorvete de baunilha de verdade. Aliás, pra transformar o sorvete de baunilha de verdade em sorvete de creme e laranja, é só deixar a baunilha de lado, bater normalmente e juntar ao sorvete pronto 5 rodelas da laranja cortada em pedaços pequenos e bem escorridos da calda.
Ela faz bonito em qualquer mesa mais especial e tem tudo a ver com as festas de final de ano.
A receita também é perfeita pra presentear. Quem não fica feliz em receber um doce tão bom e tão lindo como esse? Eu amaria ganhar.
Agora que te contei como fazer compota inglesa de laranja, que tal testar a receita?
A compota de laranja é tão linda e tão saborosa que enfeita qualquer mesa. Pra preparar um sorvete cremoso de laranja, eu preparo uma receita do sorvete de baunilha de verdade sem usar a baunilha e, depois de turbinar, junto umas 4 rodelas de laranja picadinha.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
53 Comentários
Não conhecia essa maravilha de compota, só fiquei conhecendo porque uma amiga me falou que a avó dela fazia e que amava, curiosa fui procurar na internet e lá estava… simplesmente amei, e faço com bastante frequência. Muito obrigada por compartilhar essa maravilha.
Oi, Maria! A compota é uma delícia mesmo e adorei saber que tem feito ela bastante! Obrigada você por me acompanhar! bjs
Olá boa tarde tudo bem? Sou a Iza. Está meio confuso o início da receita, uma semana ou véspera. Quem já fez poderia me ajudar? Obrigada.
Iza, boa tarde!
A compota dura até um mês na geladeira, quer dizer, você pode fazer com um mês de antecedência.
Como a compota vai ficando mais gostosa a cada dia e pra ficar boa mesmo ela leva uma semana, a gente sugere preparar uma semana antes de servir. Se não tiver jeito, faça pelo menos na véspera (não será a mesma coisa, mas já estará saborosa).
A gente vai dar uma arrumadinha no texto para deixar mais claro, obrigada por colaborar, pois só assim é possível melhorar.
Um abraço, Helô e Ana
Boa noite Iza, eu já fiz várias vezes e confesso nunca havia comido nada igual, quando diz, fazer com uma semana de antecedência, é pra vc fazer e deixar para consumir só uma semana após preparada, assim ela assentua o sabor, fica muito, mas muito mais saborosa, eu faço para presentear pessoas especiais que amo, pois é literalmente um doce presente. Boa sorte.
Maria, boa noite!
Delícia saber que você gostou tanto da receita. Dar um doce gostoso pra uma pessoa querida é tudo de bom, puro afeto.
A gente adorou te ver por aqui.
Abraços, Ana e Helô
Olá boa noite! Que lindeza de receita
Gostaria de saber se posso fazer com qualquer tipo de laranja. Obrigada!
Marcia, bom dia!
Você pode fazer com qualquer tipo de laranja que seja doce, mas com laranjas de casca bem alaranjada a compota fica mais bonita.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Bom dia! Acabei de fazer esta preciosidade e estou encantada com a beleza e gostosura desta compota! Revivi momentos com minha mae que fazia sempre e o cheiro pela casa nos emocionava. Mas, notei que a que eu fiz hoje ficou um pouco escura, o que será que pode ter acontecido? Obrigada, Heloísa pela receita!
Tania, bom dia!
Que delícia saber que você se encantou com a receita. Ela é mesmo deliciosa e linda, com o sabor e o perfume de antigamente e cheios de carinho.
Ela pode ter escurecido por 2 motivos: o tipo da laranja e a calda começando a amarelar no fogo. Mas não se preocupe, nada de grave!
Conte sempre com a gente!
E desculpas pela demora na resposta, mas com o falecimento da Ana, minha filha e companheira de tudo na vida (também fotografava todas as receitas do Na Cozinha da Helô), a minha vida anda bem triste e estou fazendo tudo no tempo que posso.
Abraço carinhoso, Helô
Tanto faz. Mas se ficar uma semana fica mais gostoso.
Lucilda, bom dia!
Preparando com antecedência a compota fica muito mais gostosa.
Aproveite as nossas histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Helo estava aqui pensando com meus botões, já que tenho essa comporta porque não corta-la em pedacinhos e colocar na massa de uma colomba pascal, ou até mesmo num strudel vou testar depois te conto.
Oi, Roberta! Pode sim usar a laranja, a receita fica melhor ainda! Só é importante escorrer pedaços da calda e secar muito bem antes de juntar à massa. Fiquei curiosa para saber como ficou, hein, depois conte pra gente! bjs
Se parteurizar e higienizar vidros ela pode ser conservada fora da geladeira ? Antes de aberta
Caroline, bom dia!
Sim, se higienizar o vidro e pasteurizar você poderá sim manter fora da geladeira antes de utilizar.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Amei, está receita com certeza vou fazer, e assim que eu tiver feito quero te mandar uma foto da receita
Bom dia!
Delícia saber que você se empolgou com a receita. A compota é deliciosa e linda!!!
Mande mesmo a foto da sua receita, a gente vai adorar.
Abraços, Ana e Helô
Perguntinha: pra fazer em maior qtdade, duplico ou triplico tudo igualmente ou algum ingrediente não altera? Adorei a ideia pra presentear com vidros bonitos no Natal
Ana, boa tarde!
Pra triplicar a receita, você pode fazer 3 vezes a laranja, o açúcar e o vinagre, mas a água pode ser apenas duplicada.
Nos vidros as laranjas ficam lindas demais, né? E são um acompanhamento delicioso para pernil, peru, tender e lombo, tudo a ver com Natal.
Conte com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Obrigada pela ajuda
Boa tarde, só pode ser feita com vinagre de vinho branco ou posso fazer com o vinagre de álcool?
Teresa, boa noite!
Com certeza você pode usar vinagre de álcool. A gente usou vinagre branco de vinho porque é o mais comum.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Acabei de fazer a minha compota de laranja… Que linda que fica… fiz com a laranja bahia… com ctz já vou fazer outra para amadurecer mais tempo… pois tenho ctz q está não vai durar… apartir da véspera…. Obgd por compartilhar essa maravilha com a gente…
Mayra, boa tarde!
Que gostoso saber que a sua compota ficou linda. Com laranja bahia tudo fica maravilhoso.
Obrigada pelo carinho! Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Olá! Sou professora estou com uma renda baixa e pretendo fazer doces para vender.
Necessário saber qual a durabilidade quando acondicionar a compota em vidros.
Obrigada!
Maísa, boa noite!
O momento está difícil demais para todos …
Para conseguir ter certeza de durabilidade é preciso conhecer bastante as regras de conservação de doces e compotas. Além de entender bem os critérios de esterilização dos potes e dos doces já nos vidros.
Uma sugestão: entre nos sites do Sebrae e Embrapa e procure pelo tema, os 2 costumam ter manuais e indicações gratuitas e precisas, com técnicas e indicações para o negócio propriamente dito.
Como a gente não se considera especialista no tema para fins de produção para venda, fica difícil te orientar além disso.
Boa sorte e continue aqui Na Cozinha da Helô.
Abraços, Ana e Helô
Helô, sou totalmente fã de suas receitas, seu site, fotos e histórias! Muito obrigado por compartilhar tantas delícias e conhecimento, seu trabalho é realmente pura inspiração! Sobre esta receita, tenho duas dúvidas: o vinagre pode ser qualquer um de cor clara? (Vi outra leitora perguntando sobre o vinagre de álcool, e queria saber se o de maçã, por exemplo, que é o que mais compro, também serve). E como aqui no interior, onde moro, é difícil conseguir canela em pau, poderia utilizar em pó, como “paliativo”? Ou estragaria a receita? Caso ache possível usar canela em pó, qual seria a quantidade?? Muito obrigado, um grande abraço!
Desculpe, mais uma pergunta: serve qualquer tipo de laranja? Ou tem alguma mais indicada? Obrigado!
Antonio, imagine! Pode perguntar quando quiser.
Use a laranja que quiser, desde que seja doce e com bastante suco, mas tente encontrar laranjas de casca bem alaranjada, pois a conserva fica muito mais linda.
Conte com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Antonio, boa tarde!
Obrigada pelo carinho. Mensagens como a sua deixam o dia aqui na nossa cozinha bem mais alegre.
O vinagre tem que ser claro. A gente costuma usar vinagre de vinho branco ou vinagre de maçã, que também é o preferido por aqui.
Quanto à canela, o pó vai deixar a calda um pouco turva, mas nada que atrapalhe. Use umas 2 pitadas e já terá um tanto de sabor e de aroma da canela.
Abraços, Ana e Helô
Olá Helô!! Me chamo Zeila. Gostaria de saber se fica bom fazer com limão siciliano?!
Zelia, bom dia!
A gente não fez esse teste, mas o limão siciliano deve render uma conserva saborosa e perfumada (claro que pra quem adora o azedinho do limão). Assim que der, a gente experimenta. E, se quiser tentar, conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Helo ,eu amo qualquer doce de laranja…mas essa compota não tem igual,eu amei e já fiz várias vezes.Usei a laranja Bahia,que tem a casca bem alaranjada.
Obrigada por essa delícia
Ivone, boa tarde!
Obrigada pela mensagem tão carinhosa. Muito gostoso saber que a receita já faz parte da sua cozinha.
Além de linda, essa compota é deliciosa, perfeita pra quem adora doces de laranja (aqui em casa é assim!).
A gente também acha que a laranja Bahia, que é suculenta e tem casca bem alaranjada, é a melhor opção.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Querida Heloisa. sou sua fã ha mt tempo! tenho seus livros “ O Brasil a mesa” e “ Cozinhando para amigos”. os outros livros não encontrei.
Fiquei encantada com essa compota. Estou com muitas laranjas champanhe e dekopon que foram precocemente apanhadas para não serem surrupiadas como o foram em torno de 100 pitayas…
Fiz casquinhas cristalizadas , que aoesar de 6 fervuras ficaram anargas, mas estao gostosas. sera que tem problemas consumí-las amargas?
Apesar de não maduras as laranjas estao saborosas e suculentas. Fiz.a compota que estao sendo pasteurizadas. Sobrou muita calda, será que posso aproveitá-la. Ainda vou fazer geleia.? Obrigada com doces abraços
Lea, bom dia!
Não há problema em comer as casquinha mais amargas.Provavelmente, ficaram amargas porque as laranjas ainda não estavam bem maduras.
A gente espera que você goste da compota, pois além de deliciosa, é linda.
Quanto à calda, um bom uso é acrescentar um pouco de suco de laranja e servir como laranjada.
Que pena as pitayas…
Quanto aos livros Cozinhando 2, Chocolate e Cozinha Brasileira: você procurou na Amazon?
Abraços, Ana e Helô
Realmente essa compota é maravilhosa. Tenho feito com frequência. Obrigada por postar. Abraço
Divani, boa tarde!
Obrigada pela mensagem tão carinhosa e gostosa de receber. Muito bom saber que você está aproveitando a receita e que ela agora já faz parte da sua cozinha.
Continue aqui com a gente!
Abraços, Ana e Helô
Ola HELÔ, eu simplesmente amo doce de laranja, para meu gosto é um dos mais saborosos.
Tem que ser muito delicado pra fazer este doce é assim que de vejo. Parabéns e obrigada em nos passar a receita 🥰com certeza irei fazer 🌹🫶🏻
Márcia, boa tarde!
Então encontrei alguém que também ama doce de laranja, acho que é o melhor!! Adoro tanto o doce de laranja da terra (em calda ou cristalizado), a compota inglesa de laranja e a geleia de laranja e limões que postei há pouco tempo.
Depois me conta!
beijo, Helô
Impossível guardar essa receita, apenas. Farei esta semana com certeza. Super obrigada por dividir conosco essa delícia!
Denise, que delícia de mensagem! Alegrou o meu fim de domingo.
Depois me conta, beijo, Helô
Olá Helô, quando li esta receita me lembrei de algo parecido e que faz bastante tempo que procuro instruções, que é como fazer fruit confit, uma técnica francesa aplicada a frutas inteiras ou em pedaços, em que a fruta é cozida em várias etapas de cozimento em calda de açúcar até ficarem bem transparentes. Me parece que a concentração da calda vai mudando a cada etapa. Você já viu? Se viu já testou? Andei procurando em inglês e não encontrei quase nada, procurei em francês em vários livros antigos de grandes cozinheiros e não encontrei nadinha. Seria genial conseguir tentar com alguma orientação.
Oi Heloisa, tudo bem?
Gosto saber de você, de alguém que valoriza esses doces tão deliciosos e lindos, mas que pedem dedicação e paciência. Eu adoro, minha mãe sempre brinca, diz que eu gosto de coisas trabalhosas como a avó dela. Eu, sinceramente, me sinto honrada.
Já fiz com laranja, com abacaxi e com abóbora, mas não escrevi. Vou procurar as minhas anotações e retestar com quantidades. Não sei se conseguirei fazer isso logo, mas te prometo que farei sim.
Morro também de vontade de fazer aquelas pastas de frutas francesas que cortam em quadrados e rolam em açúcar cristal.
Beijo, com carinho, Helô
Muito Obrigada!!! Olha já conhecia, mas não conseguia a receita….agora é só ir pra cozinha e fazer meu espetáculo….Mais uma vez muito obrigada!!!
Querida!!! Feliz por saber que te ajudei a achar essa receita preciosa (minha mãe fala assim e acho que ela tem razão). Depois me conta!
Obrigada pelo carinho, beijo, Helô
Parece divina. Vou experimentar.
Claudia, bom dia!
A compota costuma encantar sempre, que gosta de laranja logo se apaixona.
Depois me conta, beijo, Helô
Amei vou fazer amanhã, nossa a cor ficou bonita o sabor deve está delicioso.
Oi!! Depois me conta! A cor é linda demais, né? O sabor, então, nem se fala …
Beijo, Helô
Uma receita de coração, e essas são as que fazem a vida valer a pena! Vou fazer não uma mas duas pois uma versão a sua original tem que ser preservada e a segunda quero ver ver como fica com um toque de gengibre!
Karl, boa noite!
Que mensagem deliciosa, alegrou a minha tarde. Depois me conta sobre a versão com toque de gengibre, acho que vai ficar muito boa (adoro gengibre).
Essa compota é boa demais.
Abraço, Helô