RECEITA DE TORTA DE MORANGO COM GELATINA
Fiz essa receita de torta inglesa de morango ou summer strawberry pie em 2017 como sobremesa de um jantar que fiz com a Ana pra comemorar os 50 anos de “Strawberry Fields Forever”.
A gente enfeitou tudo com vinis, fotos e objetos Beatles, fez umas comidinhas gostosa e jantou ouvindo Strawberry fields, Penny Lane e o álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band inteiro e sem parar.
Primeiro eu perguntei como seria o meu dia sem tomar a minha cup da série dos meus 12 cafezinhos por dia (sei que é muito, mas vivo assim) e sem ouvir A Day in the Life bem cedo pra dar energia.
Depois a gente falou de Penny Lane, a rua que a gente virou de trás pra frente e de frente pra trás em todas as idas a Liverpool.
Daí vieram Lucy in the sky with Diamonds, She’s leaving home, When I’m sixty four, totalmente Paul, pra refletir sobre a vida; Within without you pra entrar com George no espírito Índia.
Pra se divertir mais, a gente escutou sei lá quantas vezes Sgt. Pepper’s, Fixing a Hole, Lovely Rita, Good Morning Good Morning, With a little help from my friends e Gettign Better.
E enquanto a gente comia a sobremesa, foi Strawberry Fields Forever sem parar. A música é John de alma, profunda, pra imaginar o que há do outro lado, que na música era o portão vermelho de Strawberry Field (isso mesmo, o John escreveu “fields”, mas o antigo orfanato era em Field). Acho que nas 10 Beatleweeks que a gente foi, ir ao portão foi meio que ritual.
Enfim, a torta foi meio que presente pros nossos super darlings John, Paul, George e Ringo. com morangos lindos pra gente se lembrar do jeito mais lindo do mundo dos momentos incríveis em Liverpool.
Mas voltando à torta, que é a receita de hoje. Ela é conhecida por summer strawberry pie, leva morangos lindos e maduros espalhados sobre uma base de shortbread, que é o biscoito amanteigado clássico e com gelatina vermelha por cima. É bem fácil de fazer, linda, saborosa, refrescante e perfeita pros dias de verão.
INGREDIENTES E PREPARO
A base crocante é a massa de um shortbread, o clássico biscoito amanteigado bem inglês. Só ela é assada, o restante da receita acontece no fogo e na geladeira.
Sobre a base de biscoito, vem uma camada de morangos frescos, apenas cortados ao meio, e por cima a gelatina vermelha.
Mas o que eu fiz de diferente? Resolvi deixar a gelatina mais emocionante.
As receitas da torta usam a gelatina vermelha de morango comum vermelhíssima e bem artificial, a básica de dia a dia e que pra eles é “jello” de morango.
Mas eu fiquei com a versão 100% natural da gelatina, quer dizer, fiz uma gelatina usando a em pó sem sabor e suco de morango de verdade. A minha gelatina ficou mais rosada, mas com sabor da fruta pra valer e deliciosa.
Pra conseguir o suco de morango pra gelatina, eu usei o mesmo método das receitas minhas receitas de bala de goma natural e feita em casa e do corante dos glacês que estão na receita dos biscoitinho decorado com glacê real de corante natural Cozinhei os morangos sem mais nada no micro-ondas por uns minutos, passei pela peneira sem espremer e usei esse suco bem vermelho.
A lista de ingredientes:
- manteiga em temperatura ambiente;
- açúcar;
- sal;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?);
- farinha de trigo;
- morangos bem lindos, maduros e lavados;
- água gelada e água fervente;
- gelatina incolor e sem sabor.
Eu sempre começo pela massa, que precisa descansar por uns 30 minutos na geladeira antes de assar. Numa tigela, eu misturo com uma espátula a manteiga macia, o açúcar, o sal e a baunilha até obter um creme, depois junto a farinha e mexa até conseguir uma massa homogênea e que descole das mãos.
Forro com papel manteiga anti-aderente, do tipo assa fácil e que não gruda, o fundo e as laterais de uma fôrma média, redonda e de fundo removível (uns 20 cm). Quando só tenho papel manteiga comum, unto também com manteiga.
Pra facilitar a vida, já assei a torta numa assadeira média pequena pra não precisar desenformar e servi em fatias (se for assim, nem precisa usar papel manteiga).
Espalho a massa só na base da fôrma pra obter uma camada de 0,5 cm de espessura (grossinha mesmo) e levo à geladeira pra firmar por 30 minutos.
Quando faltam uns 10 minutos pra completar o tempo, aqueço o forno a 180ºC (médio). Depois asso essa base da torta por uns 30 minutos, até ficar dourada e crocante. Retiro do forno e deixo amornar por uns 15 minutos antes de cobrir com os morangos e a gelatina.
Enquanto a massa descansa na geladeira e depois assa, eu preparo a cobertura da torta.
Primeiro, eu separe metade dos morangos pra cobertura (escolho os mais bonitos), corto em fatias grossas e reservo.
Em seguida, preparo o suco de morango pra fazer a gelatina natural. Corto a outra metade dos morangos ao meio, coloco numa tigela que acomode todos bem juntos e levo ao micro-ondas por 2 a 3 minutos, até os morangos ficarem macios e com bastante suco.
Passo esses morangos cozidos por uma peneira sem espremer, apenas mexendo bem de leve com uma colhe, e tento aproveitar todas as gotas do suco vermelho que escorrer. Pra entender: a polpa não entra na receita porque ela deixa a gelatina turva, o que não é grave, só não fica tão lindo.
Misturo o açúcar até dissolver e reservo. Pra adiantar a vida, dá pra preparar esse suco até de véspera e deixar na geladeira.
Enquanto a base da torta esfria, eu finalizo a gelatina. Coloco a gelatina numa tigelinha com a água gelada e deixo hidratar por uns 2 minutos. Junto a água fervente à gelatina hidratada e mexo até dissolver completamente, depois acrescento o suco de morango adoçado.
Pra montar a torta, eu cubro o fundo assado com os morangos fatiados e rego com a gelatina. Pra espalhar a gelatina, eu movimento a fôrma de leve.
Cubro a torta com filme plástico, sem encostar na gelatina, e levo à geladeira por pelo menos 2 e até por 12 horas pra firmar e gelar.
Na hora de servir, desenformo a torta muito linda obre um prato raso.
Outras receitas dos anos 1960 e 1970: sanduíche colorido de festa, patê de cebola de antigamente, abacaxi com cereja e provolone pra aperitivo, receita deliciosa de spumoni.
INGREDIENTES
- MASSA
- 150 g de manteiga em temperatura ambiente
- 1/2 xícara de açúcar (75 g)
- 2 pitadas de sal
- 1 colher (chá) de baunilha
- 1 e ½ xícaras de farinha de trigo, aproximadamente (180 g)
- GELATINA E COBERTURA
- 4 xícaras de morangos maduros e lavados
- 1/3 de xícara de açúcar (75 g)
- ¼ de xícara de água gelada (60 ml)
- 1 envelope de gelatina incolor e sem sabor (12 g)
- 1/4 de xícara de água fervente (60 ml)
Preparo
Massa
- Comece pela massa, que precisa descansar por uns 30 minutos na geladeira antes de assar.
- Numa tigela, misture com uma espátula a manteiga, o açúcar, o sal e a baunilha até obter um creme. Misture a farinha e mexa até conseguir uma massa homogênea e que descole das mãos.
- Forre com papel manteiga anti-aderente, do tipo assa fácil e que não gruda, o fundo e as laterais de uma fôrma média, redonda e de fundo removível (uns 20 cm). Se for papel manteiga comum, unte com manteiga.
- Espalhe a massa só na base da fôrma pra obter uma camada de 0,5 cm de espessura (grossinha mesmo) e leve à geladeira pra firmar por 30 minutos.
- Quando faltarem uns 10 minutos pra completar o tempo, aqueça o forno a 180ºC (médio).
- Asse a base de biscoito por uns 30 minutos, até ficar dourada e crocante.
- Retire do forno e deixe amornar por uns 15 minutos.
Gelatina e cobertura
- Enquanto a massa descansa e assa, prepare a gelatina e a cobertura.
- Separe metade dos morangos pra cobertura, escolha os mais bonitos, e corte em fatias grossas. Reserve.
- Corte a outra metade dos morangos ao meio e coloque numa tigela que acomode todos bem juntos. Leve a tigela ao micro-ondas por 2 a 3 minutos, até os morangos ficarem macios e com bastante suco.
- Sem espremer, apenas mexendo bem de leve com uma colher, passe os morangos cozidos or uma peneira, tentando aproveitar todas as gotas do suco vermelho que escorrer. A polpa não entra na receita, pois ela deixa a gelatina turva, o que não é grave, só não fica tão lindo. Misture o açúcar até dissolver e reserve.
- Coloque a gelatina numa tigelinha, junte a água gelada e deixe hidratar por uns 2 minutos.
- Junte a água fervente à gelatina hidratada e mexa até dissolver completamente, depois acrescente o suco de morango adoçado.
- Fazendo uma camada uniforme, cubra totalmente a base da torta assada com os morangos fatiados. Cubra com a gelatina e movimente a fôrma pra conseguir que ela se espalhe.
- Cubra a torta com filme plástico, sem encostar na gelatina, e leve à geladeira por pelo menos 2 e até por 12 horas pra firmar e gelar.
- Na hora de servir, desenforme sobre um prato raso.
Outras receitas dos anos 1960 e 1970: sanduíche colorido de festa, patê de cebola de antigamente, abacaxi com cereja e provolone pra aperitivo, receita deliciosa de spumoni.
NOTAS
Se preferir, asse a torta numa assadeira e sirva em pedaços sem precisar desenformar.