RECEITA DE FRANGO FRITO COREANO
Esse frango coreano com molho picante é tão delicioso e irresistível que tenho certeza de que, depois de fazer uma vez, você vai querer repetir mil vezes a receita. O frango fica macio e saboroso por dentro, com um crocante incrível por fora e o molhinho picante que envolve tudo é tão bom, mas tão bom, que dá vontade de comer de colher.
Conhecendo a receita
Eu experimento de tudo, adoro conhecer novos sabores, ingredientes e culturas, mas algumas experiências não muito interessantes às vezes fazem com que a gente fique com pé atrás e leve mais tempo pra se abrir ao novo.
Há muitos anos, quando estudava em Paris, tive que conviver por meses com dois colegas de classe coreanos que não estavam dentre as pessoas mais educadas do mundo e que, ainda por cima, traziam marmitas nada apetitosas e caprichadas.
Confesso que eles me deixaram um tanto irritada e, por mais ridículo que fosse, eu fiquei com uns pés atrás com pratos coreanos.
Em casa, meu marido e as meninas riam e diziam que a implicância era sem noção e não tinha nada a ver com o meu jeito de ser.
Até que, há uns 10 anos, uma das meninas foi passar um tempo fora, começou a comer nuns restaurantes coreanos e a me mandar mensagens dizendo que eu precisava experimentar, que era muito bom etc e tal.
Em seguida, fui pra Inglaterra com a outra filha e, depois de dar de cara com vários restaurantes coreanos, eu respirei fundo, entrei e pedi um arroz com mil coisas, o bibimbap, com um tanto de kimchi, que é um picles coreano de acelga e o frango frito que chamam de dakgangjeong.
Claro que, como não podia deixar de ser, fiquei arrependida pelo tempo perdido e apaixonada por aquela cozinha tão diferente e cheia de sabores e texturas diferentes.
Assim que voltei pra casa, resolvi “abrir” dois livros de cozinha coreana que eu tinha comprado uns 5 anos antes e estavam num canto da biblioteca.
Li tudo, dei uma olhada em várias matérias sobre o assunto que estavam separadas, fiz umas pesquisas nos sites que eu mais gosto e fui pra cozinha.
Queria começar pelo frango crocantíssimo, o dakgangjeong (dak é frango) e foi isso que eu fiz.
O FRANGO COREANO
A receita coreana de frango frito é viciante e boa tanto pra petiscar, como acontece com o nosso frango a passarinho, ou como prato principal de uma refeição oriental. Pra acompanhar o frango na refeição, só preparar receitas de arroz branco de todo dia, brócolis pra todo dia ou de legumes na frigideira com gergelim.
Além de saborosa, a receita é prática, pois é só temperar o frango, deixar marinar na geladeira por algumas horas e fritar, fazer o molho e misturar tudo.
A receita, como vai aqui, já está bem adaptada aos nossos padrões de tempero, que são culturais e, portanto, diferentes entre um povo e outro, sem certo ou errado.
Pra 1 kg de frango, várias receitas clássicas sugeriam de 2 e 3 colheres (sopa) de pasta de pimenta coreana, que é ultra apimentada, ou até 6 pimentas secas fortíssimas.
Substitui por uma medida básica de 1 a 2 colheres (chá) da pasta coreana de pimenta ou, pra facilitar, por um pouco de molho simples de pimenta. Quem gosta de mais pimenta aumenta de acordo com a preferência.
Sei que isso é algo muito pessoal e tem gente que nem experimenta, mas vale experimentar um pouco e usar pelo menos um pouquinho de pimenta na receita, pois faz parte da estrutura do prato e faz toda a diferença.
Com o alho acontece a mesma coisa, use pelo menos um dente grande ou dois médios pra 1 kg de frango (encontrei receitas que falavam em 8 dentes).
PREPARO
TEMPERAR E EMPANAR
Dei 1 hora de tempo de marinada do frango no sal, alho e limão na geladeira. Num dia de muita pressa, deixei no tempero só por meia hora e ok, mas faço o possível pra me organizar e temperar com 6 horas de antecedência, é outra coisa.
Empanar antes de fritar: vi receitas que falavam em passar os pedaços de frango na farinha de trigo, ou na farinha de arroz, ou na maisena. Testei e fiquei com a maisena, tanto por crocante, como por leveza. Passo os pedaços de frango pela maisena uns 20 minutos de servir, enquanto o óleo aquece pra fritar.
MOLHO
O preparo do molho é muito simples, só aquecer tudo numa panelinha por uns 5 minutos, só até engrossar.
FRITURA E FINALIZAÇÃO
Quanto ao método de fritura em duas etapas: não é de hoje que se diz que quando a fritura é feita em duas etapas é mais eficiente, que a crosta fica intacta e permanece crocante por mais tempo e o interior fica mais suculento.
Na primeira fritura em óleo quente, o frango cozinha por dentro e apenas começa a fazer casquinha, depois é escorrido e volta pra frigideira com o óleo numa temperatura mais baixa pra ficar realmente crocante e dourado.
Depois de fritar, só misturar o frango com o molho, a cebolinha, o gergelim e o amendoim e servir.
TEMPERO FRITAR MOLHO FINALIZAÇÃO Pra acompanhar o frango na refeição, só preparar receitas de arroz branco de todo dia, brócolis pra todo dia ou de legumes na frigideira com gergelim. Se quiser, pra adiantar a vida, prepare o molho com até 6 horas de antecedência e deixe na geladeira. Aqueça por 1 minuto antes de usar. A fritura em duas etapas deixa a casquinha mais dourada e crocante e não dá trabalho. Vale a pena fazer assim.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
24 Comentários
Muito Top Seu artigo adorei a receita super Recomendo Valeu 🙂
Que bom que gostou! Beijos
Muito bom
Oi, Rafaela! É uma delícia, né? bjs
helo se eu nao quiser colocaro saque mirim e o oleo de gergelim pode
Oi, Valeria! Pode não usar saquê e usar só óleo de gergelim. Espero ter ajudado! bjs
Ai parece muito interessante vou fazer na minha casa se minha ame deixar adorei helô obg
Oi, Beatriz! Espero que goste, é uma delícia! bjs
Boa tarde Belô, quanto devo usar de pasta pimenta coreana, no lugar do molho de pimenta ?
nelci, como sempre digo, pimenta depende dos gostos e hábitos de cada pessoa e daqueles que compartilham a sua mesa. em casa, como todos gostam de pimenta, uso aproximadamente 1 colher de sopa de molho de pimenta. vá testando e logo descobrirá as suas preferências. um beijo, helô
Fico no netflix vendo as series coreanas e fico louca para comer esse frango tão crocante e agora eu vim no seu site aprender, obrigada vou fazer para matar a vontade. Abs Gleide
Oi, Maria! Fico feliz de poder satisfazer essa sua vontade, o frango é delicioso! Depois me conte o que achou, hein! bjs
OI EU ADOREI A RECEITA VOU FAZEM, E ESPERO QUEM TENHA MAIS RECEITAS PARA MI FAZ E COMPARTILHA COM OS AMIGOS E FAMILIARES. OBRIGADA POR COMPARTILHAR ESSA RECEITAS DELICIOSAS.
Nubia, boa noite!
Que bom que você gostou da receita. Temos sempre novidades e será muito bom ter você por aqui.
Conte sempre pra gente!
Abraços, Ana e Helô
Fiquei muito curiosa pra experimentar esse tal vc de dak coreano, nas séries fico com água na boca! Só de ver eles se deliciando, vou fazer e se der tudo certo, te falo. Um abraço!!
Silvana, boa noite!
Esse frango da água na boca e é muito!!! bom.
Faça mesmo e conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Olá! Tudo bom? Uma dúvida! Tentei fazer porém na hora de fritar o óleo deu muita espuma. Qual pode ter sido o problema? Obrigada
Anna, boa noite!
Óleo espumando, ainda mais quando até transborda e inunda o fogão, é um problema.
Excesso de farinha ou de maisena pode espumar, pois o pó se espalha e depois queima, por isso é importante chacoalhar bem os pedaços.
Mistura de óleos diferente, que acontece quando a gente reaproveita o óleo de uma fritura anterior e completa com um diferente pode, pode fazer com que o óleo espuma quando é aquecido e o ingrediente entre na panela. Também existe gente que diga que teve problemas com lotes específicas de óleo que sempre usou sem problemas.
Enfim, tente da próxima vez prestar bastante atenção na hora de empanar o frango com a maisena e use óleo novinho.
Depois conte pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Olá Ana e Helô, obrigada pelo retorno! Bom, ou era o lote do óleo ou realmente excesso de Maizena !! O óleo era novinho, mas apesar da bagunça, essa receita é divina! Parabéns pelo seu site!
Anna, bom dia!
Talvez seja mesmo o excesso de maisena.
Essa bagunça já aconteceu com a gente num dia de fritar batata, era novinho, de soja. Não deu pra entender…talvez lote do óleo, mistério.
Mas o que importa é que ficou divino como você disse.
Bom demais saber que você está gostando do site, obrigada mesmo pelo carinho.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Oi, Helô. Já fiz a sua receita do Nasi Goreng e ficou ótima! Gostei dessa do frango coreano crocantíssimo e vou fazer. Você tem uma receita boa de Bibimbap?
Paulo, boa tarde!
Bom saber que você gostou da receita do Nasi Goreng. A gente aqui adora o frango crocantíssimo, depois conte como ficou.
Em breve teremos no site uma receita de bibimbap, siga nos acompanhando.
Abraços, Ana e Helô
Fiz a receita hoje. Aprovadíssima! Deliciosa. Deu super certo. Obrigada por compartilhar.
Marta, boa tarde!
Obrigada pelo carinho.
Que delícia saber que você aproveitou a receita e que ela já passou a fazer parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô