RECEITA DE ARROZ NA CACHAÇA
A receita do arroz de festa com pernil na cachaça e frutos secos vem pra aproveitar algumas sobras da geladeira que aparecem depois das festas.
Faço arroz desse jeito há muitos anos, pois não gosto de desperdiçar nada, sempre dou jeitos de usar os restinhos da geladeira. E quando tem festa, além das coisas da geladeira, ainda tem um pouco de restinhos de petiscos.
E nem sempre faço logo no dia seguinte ao Natal, à passagem do Ano Novo ou mesmo aos dias das Mães ou dos Pais (quando também acontecem assados), dá pra ser uns 2 dias depois, pois essas carnes costumam ficar bem por um tempo na geladeira.
Só que parei pra pensar na receita de hoje como receita quando, há uns 10 anos, acho que em 2013, a Patrícia Ferraz que era editora do Paladar, ligou me pedindo pra fazer um prato que tivesse arroz pra ceia de Natal.
Pensei num prato único e fiz um arroz com pernil assado em lascas, que assei pra receita porque era pra uma ceia de Natal começando do zero, quer dizer, não feita com sobras.
Eram 6 chefs participando da matéria com 6 ideias diferentes e tudo ficou tão bom que a Patrícia até desistiu da ceia completa e a matéria virou o especial de Natal.
Eu fiquei ainda mais feliz, pois o meu arroz virou capa do caderno. A Patrícia gostou tanto que incluiu a receita no seu livro Comida cheia de história e sempre que me encontra fala do meu arroz.
Esse com pernil assado especialmente pra matéria foi um jeito de fazer, mas o meu de hoje leva as sobras do assado da festa e por isso chamei de arroz de festa. Dá pra usar sobras do pernil de cordeiro assado francês ou gigot d’agneau de 7 heures, pernil assado e perfumado de festa, peru dourado com ervas no forno, do tender com laranja e especiarias, do tender com mostarda e vinho branco, do tender com maçã e cerveja e do frango assado com mel e legumes.
INGREDIENTES E PREPARO
Fiz o meu arroz com:
- sobras de pernil já em lascas, e se tiver um pouquinho de molho da assadeira (dá pra ser pernil de porco ou de cordeiro ou peru ou tender e até de alguma carne de panela);
- cebola;
- arroz branco;
- cachaça;
- água;
- folha de louro;
- manteiga;
- castanhas de caju e do Pará/Brasil, nozes ou amêndoas;
- semente de abóbora torrada e salgada;
- frutas desidratadas como goiaba, manga, papaia, banana, figo, damasco, uva-passa;
- salsinha e cebolinha;
- azeite de oliva;
- sal e pimenta-do-reino.
Aqui foi a lista dos ingredientes que costumo utilizar pra fazer esse arroz de festa, mas é uma base, dá pra usar o tanto de sobras de carne que tiver em casa e o mesmo com as castanhas e frutas secas e desidratadas.
Até o tempero do arroz pode variar, pode ser só cebola, só alho, uma mistura dos dois, e até aqueles pedaços de salsão e de alho-poró que às vezes sobram na gaveta da geladeira.
Usei cachaça porque ela dá um aroma e um sabor leve e gostoso ao arroz, mas pode ser aquele tanto de vinho branco ou de espumante que sobrou na garrafa.
Como faço o arroz com sobras de carne, descarto ossos, peles, pedaços grandes de gordura e cartilagens e separo em lascas do tamanho de uma mordida. Quer dizer, pra ser prato único que nem de faca precisa.
Com as lascas prontas, o restante se resolve em pouco tempo, basta picar a cebola, os frutos secos e as ervas, cozinhar o arroz e juntar o refogado da carne.
Pro arroz, eu douro a cebola no azeite, misturo os grão pra envolver, espero tudo começar a brilhar e a soltar aquele aroma delicioso de arroz quase pipoquinha e rego com a cachaça.
Deixo ferver por 1 minutos, acrescento a água, o louro, sal e deixo em fogo baixo por uns 12 minutos, até que grãos estejam cozidos, mas inteiros e soltinhos, então reservo.
Enquanto o arroz cozinha, eu aqueço a manteiga numa frigideira grande (quando tenho, coloco junto da manteiga umas 2 colheres de sopa do molho da assadeira do assado).
Junto as castanhas, espero perfumar, adiciono a semente de abóbora, as frutas e a carne e deixo aquecer.
Misturo o arroz ainda quente com as ervas ao refogado, acerto o sal e a pimenta e prato pronto.
E dá pra usar sobras de arroz branco simples ou daquele arroz com cenoura, pimentão e passas ou com champagne e amêndoas? Dá sim, só não será na cachaça, vai ficar diferente: use a cebola no refogado da carne, acrescente 3 xícaras de arroz pronto ao refogado pronto e espere aquecer e finalize com as ervas.
Dei 1 hora de preparo porque é preciso separar tudo, mas dá pra fazer tudo em menos tempo.
Com uma salada temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar a refeição está pronta.
E sobrou arroz branco da festa? Dá pra fazer o arroz chinês delicioso e o bolinho de arroz caseiro. E a geladeira ficou cheia de frutas? Dá pra fazer o flan de iogurte e mel com frutas frescas, picolé de salada de fruta fácil e lassi indiano de frutas ou bebida gelada com iogurte da fruta que quiser.
Dá pra usar sobras do pernil de cordeiro assado francês ou gigot d’agneau de 7 heures, pernil assado e perfumado de festa, peru dourado com ervas no forno, do tender com laranja e especiarias, do tender com mostarda e vinho branco, do tender com maçã e cerveja e do frango assado com mel e legumes. Vai ser diferente, mas dá pra usar umas 3 xícaras de arroz pronto no lugar do arroz feito com a cachaça especialmente pra receita. Nesse caso, a cebola pode entrar no refogado da carne.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS