RECEITA DE CAMARÃO NO ABACAXI
O arroz com camarão no abacaxi é aquele prato bem tropical, delicioso e com jeito de praia e de verão. É perfeito pra quem, como eu, adora camarão e abacaxi.
A receita parece complicada, mas não é difícil, no máximo dá pra dizer que ela é um tiquinho trabalhosa. E ela ainda é prática, pois dá pra preparar tudo com antecedência e só finalizar antes de servir.
Além de gostosa, penso nessa receita de arroz tropical, que também é conhecida por camarão no abacaxi, com carinho.
Quando eu me casei, em 1986, a gente foi jantar num restaurante de praia perto da praia do Calhau, em São Luiz do Maranhão e pediu o especial da casa, que era um camarão no abacaxi.
Eu me lembro, como se fosse hoje, daquelas metades de lindas de abacaxi chegando à mesa com um gratinado dourado e, abaixo da crosta, arroz com camarão refogado com pedacinhos de abacaxi com um toque de queijo cremoso pelo meio.
A gente adorou tanto que voltou lá no outro dia e eu anotei tudo. No final daquele ano, fiz a receita em casa e, como todo mundo gostou, passei a preparar de vez em quando.
Bora pra cozinha preparar esse prato bem retrô pra servir num dia especial de verão? Eu já resolvi que a minha ceia de passagem do ano vai ter camarão no abacaxi.
INGREDIENTES
A lista de ingredientes pra fazer a receita:
- abacaxi;
- cebola;
- alho;
- camarão limpo e sem casca (pode ser pequeno, médio ou grande);
- arroz branco;
- requeijão cremoso (tipo Catupiry)
- salsinha picada;
- queijo parmesão ralado;
- azeite de oliva;
- sal e pimenta-do-reino.
Como sempre, a gente tem que caprichar na escolha dos ingredientes.
Só um abacaxi maduro, docinho e com aquele cheiro delicioso pode deixar a receita gostosa. Não tem milagre, abacaxi verde, sem cheiro de abacaxi e sem gosto vai dar um prato gostoso, só vai ter a textura dele.
Costumo calcular meio abacaxi por pessoa, pensando em quem come bem, mas se ele for grande pode render um pouco mais.
É essencial escolher abacaxis doces e suculentos e o melhor camarão possível no momento.
Claro que camarões médios ou grandes, tanto dos cinzas, como dos rosas, deixam a receita mais emocionante, mas já fiz até com o miúdo 7 barbas e ficou uma delícia.
O que importa é usar camarão fresco, ou do congelado de maneira correta e já descongelado antes de ir pra panela. Um camarão pequeno bom é melhor que um grande sem graça, daquele que foi mal congelado e descongelado.
E dá pra usar aqueles camarões congelados que já vêm aferventados? Dá, mas a receita não fica tão saborosa, nada como refogar o camarão na frigideira do abacaxi com azeite e alho, ele fica com outro sabor e outra textura.
O requeijão dá um cremoso delicioso e um toque de surpresa à receita, pois fica no meio do arroz e só aparece quando a gente serve.
O parmesão no final dá aquela crosta dourada e crocante que finaliza o prato com perfeição.
O arroz cozido no caldinho do abacaxi é fácil de fazer e fica delicioso, mas, na pressa, dá pra usar sobras de arroz branco de todo dia, que só precisa estar bem soltinho.
PREPARO DO ARROZ COM CAMARÃO
Na hora de preparar, o primeiro passo é cortar o abacaxi ao meio, com a coroa e tudo.
Depois de esvaziar o abacaxi, eu escorro e reservo o caldinho que aparece pra ser uma parte do líquido do cozimento do arroz.
Coloco as metades do abacaxi numa assadeira grande e reservo. Quanto ao tamanho da assadeira: se os abacaxis forem pequenos, dá pra dar uma pressionada nos abacaxis e deixar todos eles bem juntos numa assadeira grande, mas também dá pra usar 2 médias.
O segundo passo é fazer o arroz. Preparo como se fosse o arroz de sempre, apenas usando o que tenho de caldinho de abacaxi como parte do líquido. Pra isso, meço esse caldinho e completo com água até conseguir 2 xícaras de líquido.
Enquanto o arroz cozinha, o que acontece nuns 15 minutos, eu cuido do abacaxi e dos camarões.
Tem gente que mistura os cubinhos de abacaxi crus ao arroz e aos camarões refogados ou simplesmente cozidos em água com sal, mas acho que o abacaxi dourado na frigideira e os camarões refogados deixam a receita muito mais gostosa.
Pra fazer do meu jeito, eu aqueço bem uma frigideira grande e rego com um fio de azeite. Mantendo o fogo bem alto, junto os cubinhos de abacaxi e deixo murchar, secar o caldinho e dar uma caramelizada.
Passo o abacaxi pra uma tigela ou um prato, rego a frigideira com mais um fio de azeite e o alho e espero perfumar.
Mantendo o fogo alto, junto o camarão, polvilho com sal e pimenta e, sem mexer, espero eles mudarem de cor e começarem a dourar nas bordas. Então viro, polvilho com mais sal e pimenta e deixo dourar desse segundo lado.
Desligo o fogo, volto com o abacaxi pra frigideira, acrescento a salsinha e mexo. Quando uso uma frigideira espaçosa, misturo o arroz com o camarão na própria frigideira e acerto o sal. Quando uso uma menor, passo tudo pra uma tigela grande e misturo.
MONTAGEM DOS ABACAXIS E FINALIZAÇÃO
Com a mistura pronta, sigo pra montagem. Pra isso, em cada metade de abacaxi eu coloco arroz com camarão até a metade, espalho por cima ¼ do queijo cremoso, completo com arroz de camarão pra ficar deixar o abacaxi bem recheado e polvilho com o parmesão.
Pra finalizar, o abacaxi vai ao forno já aquecido pra terminar de aquecer, dar uma derretida no queijo e gratinar. Com o arroz com camarão ainda quente, o tempo de forno varia de 20 a 30 minutos, dependendo do forno e do tamanho do abacaxi.
Quando preparo o arroz com camarão, monto tudo e deixo na geladeira por até 8 horas, o tempo de forno aumenta pra até 45 minutos, pois tudo fica bem gelado e precisa aquecer completamente e gratinar.
Sirvo em seguida tanto como prato único, como acompanhado de uma salada de folhas temperadas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar e com batata palha caseira, que também podem ser preparados com antecedência.
Gosta de camarão? Aqui também tem um bobó de camarão de festa delicioso, a pescada com molho caprichado de camarão e tomate e o cuscuz rapidinho de camarão e palmito na panela.
Gosta de camarão? Aqui também tem um bobó de camarão de festa delicioso, a pescada com molho caprichado de camarão e tomate e o cuscuz rapidinho de camarão e palmito na panela. Quando preparo o arroz com camarão, monto tudo e deixo na geladeira por até 8 horas, o tempo de forno aumenta pra até 45 minutos, pois tudo fica bem gelado e precisa aquecer completamente e gratinar.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
[…] COZINHA BRASILEIRA […]
Sim! pura receita brasileira!