RECEITA DE TENDER COM LARANJA
Hoje é dia de aprender como fazer um tender com laranja e especiarias delicioso e perfeito pras festas de fim de ano.
O tender é um presunto cozido e defumado e muito macio que, a partir dos anos 1950, passou a ser presença quase obrigatória nas mesas das festas de Natal e Ano Novo no Brasil.
Naquela época, circulou pelos Estados Unidos uma propaganda de um grande frigorífico dizendo que o tradicional presunto cozido e defumado da Virgínia era “tender made“, ou “feito com carinho”. Por lá foi uma propaganda, mas o fato é que, por aqui, o tal presunto cozido foi batizado como tender e o nome pegou.
A receita é tradicional e muito simples de preparar. Ao contrário do que acontece com outras carnes também de festa, como peru, pernil, leitoa e outras carnes, o tender não precisa de marinada pra ficar mais saboroso, vai direto pra panela e depois pro forno.
Por isso, além de gostoso, o tender ainda é uma solução pra quando não se teve tempo de pensar numa receita com antecedência, em no máximo 3 horas tudo se resolve.
Há uns anos, os frigoríficos produziam e comercializavam o tender em duas versões, o clássico pernil inteiro e com osso e o pequeno desossado.
Eu me lembro da minha mãe preparando o tender enorme e com osso num caldeirão bem grande, depois assava e servia numa baixela com um laço no osso e com rodelas de abacaxis e cerejas ao redor.
Mas o tempo passou e esse pernil inteiro de uns 6 a 7 kg quase que sumiu do mercado, procurando bastante eu encontrei um único frigorifico que ainda produz, o Juliatto, que não experimentei.
Hoje, o mercado é de mini-tender ou tender bolinha, um pedaço do pernil já desossado e com formato arredondado e peso médio de 1,2 Kg. Ou seja, se a família for grande e o tender for a única carne da refeição, faça dois, três ou quantos forem necessários. Eu gosto de fazer 2 pra ter tender pra fatiar nos dias seguintes e fazer sanduíche, e sei que tem muita gente que também pensa assim.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- tender bolinha;
- cravo;
- canela em pau;
- vinho branco;
- manteiga;
- suco de laranja natural;
- mel.
Além do tender, que no final do ano é encontrado com facilidade, os demais ingredientes são comuns, daqueles que todo mundo costuma ter em casa: manteiga, vinho branco, mel, cravo, canela e laranja.
A receita é tão fácil de fazer que, se der vontade, não precisa esperar o fim de ano pra preparar. Na verdade, durante o restante do ano, o mais complicado é encontrar o tender.
Eu coloque o tender, 4 cravos, a canela e o vinho num caldeirão médio, completo com água o bastante pra cobrir e aqueço. Quando o líquido ferve, eu abaixo o fogo e cozinho por uns 45 minutos, até o tender ficar macio e perfumado.
Então, aqueça o forno a 200ºC (alto) e transfiro o tender pra uma assadeira ou um refratário untado com manteiga. O líquido do cozimento eu descarto, mas tem gente que usa pra cozinhar o arroz.
Com uma faca, risco um quadriculado na superfície do tender e espeto um cravo em cada cruzamento. Espalho por cima a manteiga e rego com o suco de laranja misturado com o mel.
Levo o tender por uns 45 minutos, até que esteja bem dourado, macio e perfumado, e pronto. Só fatiar fininho e servir.
O tender vai bem com arroz branco de todo dia ou com um arroz mais cara de festa, com farofa de castanhas nossas, com farofinha simples, com gratinado de batata e alho-poró, com legumes variados, adoro servir com brócolis simples, com folhas verdes regadas com molho de framboesa pra salada.
E, pra sobremesa, vai bem um tiramisu caseiro, que a gente prepara com antecedência e fica pronto só pra levar à mesa na hora de servir.
INGREDIENTES
- 1 tender bolinha, que costuma ter mais ou menos 1 ,2kg
- 30 cravos, aproximadamente
- 1 pedaço de 3 cm de canela em pau
- 750 ml de vinho branco
- 25 g manteiga em temperatura ambiente, aproximadamente
- 1 xícara de suco de laranja natural (240 ml, umas 2 ou 3 laranjas)
- 1 colher (sopa) de mel
- Manteiga pra untar
Preparo
- Coloque o tender, 4 cravos, a canela e o vinho num caldeirão médio, complete com água o bastante pra cobrir e aqueça. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por uns 45 minutos, até que o tender esteja macio e perfumado.
- Aqueça o forno a 200ºC (alto).
- Unte uma assadeira ou um refratário pequeno com manteiga.
- Descarte o líquido do cozimento e transfira o tender pra assadeira.
- Com uma faca, risque um quadriculado na superfície do tender e espete um cravo em cada cruzamento. Besunte o tender com a manteiga e regue com o suco de laranja misturado com o mel.
- Asse o tender por mais ou menos 45 minutos, até que esteja bem dourado, macio e perfumado.
- Sirva o tender em fatias finas com arroz, farofa, legumes e use as sobras pra rechear sanduíches.
Pra acompanhar o tender: arroz branco de todo dia ou com um arroz mais cara de festa, com farofa de castanhas nossas, com farofinha simples, com gratinado de batata e alho-poró, com legumes variados, adoro servir com brócolis simples, com folhas verdes regadas com molho de framboesa pra salada.
NOTAS
Pra adiantar a vida, cozinhe de véspera, deixe na geladeira e finalize no forno antes de servir
10 Comentários
Adorei a receita de tender. A historia, muito bom saber. Vou fazer depois eu conto.
Laura, bom dia!
Delícia saber que você está aproveitando nossas histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Conte depois pra gente como ficou o tender.
Abraços, Ana e Helô
Guardei essa receita para dar fim ao tender que não usei do Natal . Estou entendendo que não usa papel alumínio no forno. E que como não tenho laranja, vou substituir por suco de tangerina. Posso usar minha geleia de acerola ? Agradecida, Helô.
Oi Denise, tudo bem? Não precisa usar papel alumínio, só mesmo ficar de olho no tempo pra evitar ressecamentos. Cada forno é um forno e os tempos são aproximados. Cozinhar o tender antes de assar deixa a carne mais macia. Pode sim usar suco de tangerina e a geleia de acerola vai combinar muito bem!!
Conte sempre comigo. Abraços, Helô
Oi Helo querida, adoro vc e seu jeito de cozinhar, suas coleções e histórias, faço o mesmo e tenho principalmente coisas q trago da França q é a minha paixão.
Essa receita de Tênder vou fazer neste Natal, gostei muito dela e com certeza vai ficar uma delícia pois está muito simples mas bem pensada.
Fiz um teste aqui c a receita da Bel C…, mas não gostei
Feliz Natal e td de bom p vc em 2024🎄🙌🙏🥂
Bjo carinhoso
Celina
Celina, quanto carinho!
Depois me conta!
Um beijo e feliz Natal pra vocês, Helô
Olá! Algumas marcas dizem que o tender já vem cozido! Precisa cozinhar mesmo assim na mistura?
Oi Thaís! Todos vêm cozidos e podem ser servido até frios, mas aquecer já deixa tudo mais saboroso e cozinhar com misturas diferentes e assar dão outra vida a eles. Eu faço sempre assim e acho que vale a pena experimentar.
Beijo, Helô
Helô, obrigada! Adoro as suas receitas. Vou fazer esse tender mesmo depois das festas, pois eu adoro!
Sandra, tender é tão bom que não faz sentido ficar só pras festas, né? Concordo com você!
Obrigada pelo carinho, beijo, Helô