RECEITA DE CASTANHA DE CAJU APERITIVO CARAMELADA
Hoje eu vou te ensinar como fazer castanha de caju agridoce pra petiscar. Além de deliciosa, uma porção de castanha aperitivo sempre cai bem, é prática, dá pra preparar de véspera, guardar num pote bem fechado e, na hora de servir, só passar pras tigelinhas.
Acho castanhas sempre viciantes, difícil ficar numa só. São perfeitas começar uma refeição mais chiquezinha, até mesmo daqueles dias bem especiais como Natal e Ano Novo, ou pra petiscar com cerveja, drink, vinho branco ou só com água ou suco num dia de verão.
É importante saber que as castanhas de hoje não ficam tão secas como as da receita das castanhas e sementes crocantíssimas, mas são deliciosas mesmo assim, vale a pena experimentar, são diferentes pelo sabor, pela textura e pelo caramelizado.
Com dose extra de guardanapos de papel e tudo se resolve.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é simples de providenciar:
- Castanha de caju já torradas, com ou sem sal;
- shoyu;
- azeite de oliva;
- de açúcar mascavo;
- gengibre em pó;
- páprica doce ou picante;
- sal.
Gosto de comprar castanhas já torradas em empórios de produtos naturais pelo preço, que costuma ser bom, e pelo frescor, já que vendem muito e renovam o estoque com frequência.
E castanhas já torradas ou cruas (que não sem totalmente cruas, pois a castanha sempre passa por um processo inicial de cozimento) e com ou sem sal?
Torradas sempre, as mais cruas demoram muito no forno e a cobertura acaba queimando antes delas ficarem douradas e crocantes.
Quanto ao sal, se já tenho salgadas, que são as que tenho sempre na despensa pra servir direto ou pra cozinhar, que são as minhas preferidas. Mas quando providencio castanhas especialmente pra receita de hoje, escolho as torradas sem sal pra caprichar nos temperos.
Pra variar nos temperos, troco o gengibre e páprica doce pela páprica picante ou por pimentas caiena, do reino, rosa ou da jamaica, canela, cominho, coentro em pó, canela ou zaatar (com o nosso zaatar caseiro fica uma delícia.
Usei açúcar mascavo pra caramelizar, tanto pelo sabor e aroma bem especiais, como pra variar, pois uso mel demais, como pra deixar a receita vegana, mas pode ser mel ou melado. Com mel e melado, que são têm ainda mais umidade, o tempo de forno sobre um tiquinho.
O preparo é bem fácil, mas tem os seus truques.
Começo espalhando tudo fazendo uma camada uniforme numa assadeira forrada com papel manteiga, que é prático e, por ser papel, absorve um tanto da umidade, o que não acontece com tapete de silicone, mas ele também funciona.
Aqueço o forno a uns 160ºC (médio-baixo) pra castanha ter tempo de ficar mais crocante e a cobertura caramelizar sem queimar.
No forno, deixo assar por 15 a 30 minutos, mexendo de 5 em 5 minutos, até as castanhas começarem a perfumar, a cobertura secar e caramelizar, mas sempre tomando cuidado, pois elas ficam amarronzadas, e isso é natural pelo açúcar mascavo, mas sem pretejar demais, pois a cobertura amargar quando isso acontece.
O tempo de forno, como sempre, varia um pouco, pois depende da espessura e do material da assadeira, do grau de torra das castanhas e do forno de cada um. No meu, que é elétrico e potente, elas assam entre 15 e 20 minutos.
Importante acreditar que a gente tem que retirar a assadeira do forno assim que elas saem um pouco úmidas do forno, mas depois do descanso pra esfriar na própria assadeira, elas firmam mais. E é bom mexer de 5 em 5 minutos durante esse repouso pra evitar que elas colem umas nas outras.
Dá pra servir em seguida, ou guardar num pote fechado por até 24 horas, depois desse tempo elas começam a amolecer.
Quanto ao tempo pra preparar a receita: é curto, uns 15 minutos no máximo pra separar os ingredientes e fazer a mistura, mas coloquei um pouco mais porque é preciso ficar bem de olho no forno e, durante o tempo de repouso, a gente tem que ficar cuidando pra ela não grudar.
IDEIAS
Pra completar a mesa de petiscos, valem um ou dois queijos brasileiros. Outras receitas de petisco aqui Na Cozinha da Helô: vão bem um ou duas das nossas manteigas salgadas variadas pra servir com torradas ou crackers amanteigados com flor de sal ou crackers salgadinhos de fubá, a pasta cremosa de ricota com tomate e manjericão, o tofu cremoso com ervas e as azeitonas marinadas com mel e cítricos.
Pra completar a mesa de petiscos, valem um ou dois queijos brasileiros. Outras receitas de petisco aqui Na Cozinha da Helô: vão bem um ou duas das nossas manteigas salgadas variadas pra servir com torradas ou crackers amanteigados com flor de sal ou crackers salgadinhos de fubá, a pasta cremosa de ricota com tomate e manjericão, o tofu cremoso com ervas e as azeitonas marinadas com mel e cítricos. Gosto de comprar castanhas já torradas em empórios de produtos naturais, não só pelo preço, que costuma ser bom, como pelo frescor, pois eles vendem bastante e renovam sempre o estoque.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS