RECEITA DE GELATINA COLORIDA EM CAMADAS
Há uns anos, conversando com uma senhora japonesa que eu não conhecia, veio o assunto gelatina. Ela começou a falar sobre receita de gelatina colorida listradinha e refrescante com mil explicações e dicas e disse que sem os truques a sobremesa não teria graça.
Como eu sou curiosa, gosto de aprender um pouco de tudo e pensando na Bebel, minha filha que ama gelatina desde criança, prestei atenção e anotei tudo.
Achei um pouco de conversa demais pra gelatina, mas resolvi fazer uma receita como ela me ensinou e com tempo, pois de cara ela falou que a sobremesa era simples, mas levava umas horas pra ficar pronta.
Comprei 4 caixinhas de gelatina com sabores e cores diferentes, fui pra cozinha e fiz tudo exatamente como ela me explicou. Resultado? Deu tudo certíssimo, a “professora de gelatina” foi perfeita.
Depois fiz de novo anotando tudo, acertei a receita e a gente fez a foto. Era verão, temporada na praia e tudo a ver com gelatina, quer dizer, acabou muito rápido e o sucesso foi gigante. E claro que a Bebel amou.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pra fazer a gelatina colorida é muito simples:
- 4 pacotes de gelatina de cores e sabores diferentes (gosto de usar uva, morango, limão e abacaxi);
- água fervente e gelada;
- gelatina em pó incolor e sem sabor;
- leite condensado (pode ser sem lactose).
O primeiro pulo do gato é entender a lógica da sobremesa, que tem que ser montada camada por camada pra dar certo:
- se a primeira camada estiver mole quando receber a segunda camada, as duas vão se misturar e não vai dar certo;
- se a primeira camada estiver totalmente firme quando receber a segunda camada, as duas não vão grudar e formar um conjunto;
- ou seja: uma camada tem que estar quase firme pra receber a seguinte sem misturar e pra grudar, nem mole demais, nem dura demais.
O segundo pulo do gato tem a ver com os contrastes de cor e de sabor das diferentes gelatinas. Como disse a minha “professora de gelatina”, se a gente simplesmente colocar uma gelatina de uma cor sobre a anterior, no final fica uma gelatina com cores que vão mudando sem divisões e somem os contrastes que deixam as cores marcantes.
A solução está na camadinha meio leitosa que fica dividindo as camadas. Essa camadinha é feita com uma mistura de leite condensado com gelatina sem sabor pra estruturar e um pouco da gelatina da camada que ficou abaixo.
Por exemplo, pra fazer conseguir uma gelatina linda com o roxo da uva, o verde do limão, o amarelo do abacaxi e o vermelho do morango, eu não faço só as 4 camadas e sim 8 camadas, as quatro com gelatina forte da cor escolhida e entre elas um mini camadinha leitosa com um pouquinho da gelatina da cor que vai por baixo. Fica assim:
- camada com 3/4 da gelatina de uva;
- camadinha com um pouco da mistura de leite condensado e gelatina sem sabor com 1/4 da gelatina de uva e que ficou com um roxinho bem claro;
- camada com 3/4 da gelatina de limão;
- camadinha com um pouco da mistura de leite condensado e gelatina sem sabor com 1/4 da gelatina de limão e que ficou com um verdinho bem claro;
- camada com 3/4 da gelatina de abacaxi;
- camadinha com um pouco da mistura de leite condensado e gelatina sem sabor com 1/4 da gelatina de abacaxi e que ficou com um amarelinho bem claro;
- camada com 3/4 da gelatina de morangoi;
- camadinha com um pouco da mistura de leite condensado e gelatina sem sabor com 1/4 da gelatina de morango e que ficou com um rosado bem claro.
Pra firmar direito controlando o tempo e as texturas, ela me ensinou o terceiro pulo do gato, que é usar o freezer pra firmar as 7 primeiras camadas de gelatina. A sobremesa só vai pra geladeira depois da oitava camada.
Se fosse pra fazer tudo na geladeira a sobremesa levaria um dia pra firmar e daria muito trabalho pra organizar. Com o freezer tudo fica mais fácil: 10 minutos pra firmar camada grande e 5 minutos pra firmar camadinha.
Com mais tempo a camada endurece e não gruda com a seguinte e com menos elas se misturam. Ou seja, controlar os tempos e as temperaturas são coisas fundamentais e o timer do celular se transforma em super importante na vida.
Pra sobremesa ser linda, é fundamental montar a as gelatinas num recipiente transparente, tanto faz se for numa tigela grande ou num copo. Mas eu fico com a fôrma pra desenformar sobre um prato, acho que ela fica muito mais emocionante servir assim.
Uma coisa é certa, a gelatina colorida listradinha tem tudo a ver com sol e verão e ninguém resiste a uma colherada., pincipalmente e as crianças.
Acredite, parece complicado mas é fácil. Pode ser que a primeira receita não fique perfeita, mas depois de pegar o jeito vira até brincadeira.
Bora fazer gelatina?
Outras receitas refrescantes aqui Na Cozinha da Helô: mosaico de gelatinas coloridas, gelatina caseira e refrescante de carambola, o bolo de coco gelado da Helô, torta inglesa de morango, gelado de melancia e coco e picolé de salada de fruta fácil.
Receitas refrescantes: mosaico de gelatinas coloridas, gelatina caseira e refrescante de carambola, o bolo de coco gelado da Helô, torta inglesa de morango, gelado de melancia e coco e picolé de salada de fruta fácil. Pulos do gato: os tempos de freezer são fundamentais pra garantir que as gelatinas não se misturem, mas não podem ser maiores, pois se a camada de baixo firmar pra valer a de cima não vai grudar.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS