RECEITA DE MANJAR DE COCO VEGANO E SEM LACTOSE
Fazendo uns testes com leite de castanha-de-caju, cheguei à receita do manjar de leite de castanha com banana caramelada, que eu amei.
Na verdade, isso aconteceu porque eu cismei de fazer uma sobremesa brasileira e bem gostosa usando leite de castanha-de-caju e leite de coco. Queria deixar felizes os intolerantes à lactose e ao glúten e os veganos, que muitas vezes só ficam com frutas frescas.
INGREDIENTES E PREPARO
Precisei ajustar as proporções de leite de coco, de leite de castanha e de açúcar, pois o leite de castanha engrossa, mas não firma como o de vaca, e leite condensado não entraria na receita.
Fiz uns três manjares até chegar à consistência que eu queria, quer dizer, um doce cremoso, mas que desse pra cortar em fatias. E não chamei de manjar branco porque ficou mais bege.
Já que era pra inovar, decidi servir o manjar com um doce de banana caramelada no lugar da calda de ameixa clássica e ficou muito bom. Mas se quiser fazer com a calda tradicional, só seguir a receita que está no post do manjar de coco com calda de vinho e ameixa.
A lista de ingredientes é pequena e não é difícil de providenciar, já que leite de castanha hoje aparece nas prateleiras de muitos mercados.
- maisena;
- leite de castanha de caju;
- açúcar;
- leite de coco;
- coco fresco ralado;
- banana nanica;
- água.
Usei coco fresco, que é bem saboroso e tem uma textura deliciosa, mas dá pra usar coco ralado em flocos dos mais úmidos.
Pro manjar, eu dissolvo a maisena em ½ xícara do leite, passo pra uma panela, junto o leite restante, o açúcar, o leite de coco e o coco ralado e levo pro fogo. Sempre mexendo para não empelotar, cozinho por uns 10 minutos, até ferver e engrossar.
Separo uma fôrma média pra pudim, molho com um pouco de água pra facilitar na hora de desenformar. Despejo o manjar quente na fôrma, cubro com filme e levo à geladeira por pelo menos 8 horas e até por uns 2 dias pra firmar.
Pro doce de banana, eu coloco o açúcar numa panela média e aqueço. Com cuidado, pois o caramelo fica muito quente e passa do ponto muito rápido, vou movimentando a panela de vez e esperando formar um caramelo dourado.
Nessa hora, com cuidado mas sem ter medo de derramar, pois o caramelo sobe, mas desce em seguida, despejo a água na panela e mexa com uma espátula até dissolver. O caramelo firma quando a gente despeja a água, mas dissolve em seguida.
Então, junto a bananas e mantenha em fogo baixo por uns 5 minutos, até que as rodelas estejam macias e douradas. Passo pra uma tigela e deixo amornar. Levo o doce pra geladeira por pelo menos 3 horas ou até por uns 2 dias.
Na hora de servir, desenformo o manjar num prato de bordas altas, coloco umas rodelas com um pouco da calda por cima e espalho o restante ao redor.
Outras receitas doces que não contém lactose e são veganas: pasta de avelã caramelizada, raspadinha de abacaxi e hortelã, gelado de melancia e coco, arroz doce com leite de castanha e açúcar mascavo e picolé de salada de fruta fácil.
INGREDIENTES
- MANJAR
- 1/2 xícara de maisena (47 g)
- 2 e ½ xícaras de leite de castanha de caju (600 ml)
- ½ xícara de açúcar, ou a gosto (75 g)
- ¾ de xícara de leite de coco (200 ml)
- 1/2 xícara de coco fresco ralado (60 g)
- DOCE DE BANANA CARAMELADA
- 4 bananas nanicas em rodelas de uns 2 cm
- 1 xícara de açúcar (240 g)
- ½ xícara de água (120 ml)
Preparo
Manjar
- Dissolva a maisena em ½ xícara do leite, só mesmo pra dissolver mais fácil. Passe pra uma panela média, junte o leite restante, o açúcar, o leite de coco e o coco ralado e aqueça.
- Sempre mexendo para não empelotar, cozinhe por uns 10 minutos, até ferver e engrossar.
- Molhe uma fôrma média pra pudim com água, nela despeje o manjar, cubra com filme e deixe amornar por meia hora.
- Leve à geladeira por pelo menos 8 horas pra firmar. Se quiser, prepare com até 2 dias de antecedência.
Doce de banana caramelada
- Coloque o açúcar numa panela média e que acomode bem as bananas.
- Aqueça e, com atenção pra não queimar, deixe o açúcar no fogo e vá movimentando a panela de vez em quando até que ele derreta e fique um caramelo dourado.
- Nessa hora, com cuidado mas sem ter medo de derramar, pois o caramelo sobe, mas desce em seguida, despeje a água na panela. Mexa com uma espátula até dissolver. O caramelo firma quando a gente despeja a água, mas dissolve em seguida.
- Junte a banana e mantenha em fogo baixo por uns 5 minutos, até que as rodelas estejam macias e douradas. Retire do fogo, passe pra uma tigela e deixe amornar. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas e até por uns 2 dias.
Finalização
- Na hora de servir, desenforme o manjar num prato de bordas altas.
- Espalhe algumas rodelas com um pouco de calda por cima e o restante ao redor do manjar.
Outras receitas doces que não contém lactose e são veganas: pasta de avelã caramelizada, raspadinha de abacaxi e hortelã, gelado de melancia e coco, arroz doce com leite de castanha e açúcar mascavo e picolé de salada de fruta fácil.
NOTAS
Pra adiantar, prepare tanto o manjar como o doce de banana com até dois dias de antecedência e deixe na geladeira, mas só desenforme e regue com o doce antes de servir.