RECEITA DE MARIA MOLE-FÁCIL
Hoje é dia de aprender como fazer maria-mole caseira. Pra muita gente, maria-mole é doce bobo e sem graça, mas eu não concordo nenhum pouco, eu amo!!!!!!!!!!!!! Maria mole tem sabor de infância, é comer nuvem docinha com coco e pronto. a leveza da nuvem.
Quando eu tinha 7 anos e morava em Caçapava, eu ia com umas moedinhas comprar maria mole na venda que ficava na esquina do “Grupo escolar Professor Lindolfo Machado” pra comer de sobremesa. Eu era pequena e achava os potes com tampas coloridas cheios de maria mole comprida, aquela língua de gato, com coco branco ou coco queimado por fora.
Gosto tanto que nunca faltou maria mole no balcão do Lá da Venda do primeiro ao último dia. Há uns 3 anos, anos, no meu aniversário, a equipe toda me recebeu com cantando parabéns com uma maria mole com uma vela. Foi o máximo, tudo a ver comigo.
Uma bandeja de maria mole é linda como sobremesa de verão, como guloseima nas festas de aniversário e nas festas juninas.
INGREDIENTES E PREPARO
A receita leva ingredientes bem simples e é boa também pra fazer quando sobram umas claras na geladeira:
- açúcar;
- água;
- claras;
- gelatina incolor sem sabor;
- coco seco em flocos finos,
- óleo pra untar ou tapete de silicone.
A receita com o merengue, que é a base da maria mole. Fora do fogo, eu misturo 1/4 de xícara de água e o açúcar numa panelinha até dissolver. Aqueço e, sem mexer, limpo as bordas internas da panela com um pincel com água pra eliminar os cristais e, assim, evitar que a calda açucare.
Deixo ferver por uns 7 minutos, até a cada começar a engrossar e chegar ao ponto de bala mole, 120ºC. Pra testar, eu coloco a água gelada numa tigelinha, junto uma colher de chá da calda e tento juntar com a ponta dos dedos, ela deverá juntar e ficar bem macia.
Assim que a calda chega a esse ponto, eu retiro do fogo imediatamente, mas já uso em seguida e ainda bem quente.
Enquanto a calda cozinha, eu bato as claras em neve até ficarem no ponto de picos firmes. Nessa hora, começo a juntar a calda ainda bem quente e em fio e devagar e continuo batendo por mais 10 a 15 minutos, até esfriar completamente e conseguir um merengue muito firme. O tempo depende um pouco da potência da batedeira.
Enquanto a batedeira bate o merengue até esfriar, coloco a gelatina numa tigelinha e reguo com metade da água e deixo hidratar por uns 2 minutos. Fervo a água restante, que é bem pouca, despejo sobre a gelatina hidratada e misturo até dissolver totalmente.
Com uma espátula e muita delicadeza, incorporo a gelatina ao merengue e coloco num saco de confeitar com um bico médio, que pode ser liso ou pitanga.
Separo uma assadeira média e unto com uma camada fina de óleo, ou forro com um tapete de silicone pra facilitar. Faço uns 16 montinhos de 4 a 5 cm de diâmetro ou uns 8 grande, de uns 8 cm. Levo pra geladeira por uns 15 minutos, só até a maria mole começar a firmar.
Antes dela firmar de vez, eu levando os montinhos com muito cuidado usando uma espátula, rolo no coco e volto pra assadeira. Levo pra geladeira por uma 3 horas pra firmar antes de servir e guardo num pote fechado por até 3 dias.
Pra variar, douro um pouco de coco na frigideira pra virar coco queimado e faço a maria mole moreninha.
Outras receitas pra fazer com claras: pudim de claras gostoso, pavlova de frutas vermelhas, financiers clássicos e financier com pedacinhos de chocolate e ganache de chocolate.
Merengue Finalização Outras receitas pra fazer com claras: pudim de claras gostoso, pavlova de frutas vermelhas, financiers clássicos e financier com pedacinhos de chocolate e ganache de chocolate. É simples, mas uma bandeja com maria mole faz bonito sempre!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Faço sempre essa receita e as pessoas sempre se surpreendem com o sabor e a diferença para os industrializados.Algumas chegam a dizer que nem parece a mesma coisa.
Amanda, bom dia de novo!
O pudim de antigamente, sem leite condensado, é maravilhoso e surpreende. É diferente do outro e é o máximo.
Vá experimentando as receitas do Na Cozinha da Helô e conta pra gente.
Abraços, Ama e Helô