RECEITA DE TORTA DE BANANADA
A torta de bananada caseira da minha avó é deliciosa, faz parte da lista das receitas queridas e com aquele sabor de infância que faz a gente voltar no tempo.
Eu me lembro da minha avó preparando e servindo a torta na hora do lanche e era tudo de bom. Como ela era uma cozinheira de mão cheia e adorava fazer doces com as frutas que colhia na fazenda, a bananada era sempre caseira.
É uma torta de bananada, de bananada mesmo, a bananada que é feita com banana até ficar bem escura. Não é uma torta com banana comum e é isso que deixa a receita tão especial.
Já dei a receita em livros, aulas e não me canso dela, adora mesmo.
BANANADA FEITA EM CASA
Como bananada caseira é sempre melhor e o preparo é simples, vale preparar a receita em casa.
Além do mais, bananada é a solução perfeita pra dar conta das bananas que de repente amadurecem e ficam cheias de pintas pretas, mas ainda estão firmes, além de muito doces.
Como a banana-nanica é úmida, ela dá uma boa bananada, mas já fiz a receita com banana-ouro e até misturando as bananas maduras da cesta.
Ainda quanto à bananada, não deixe de juntar o suco de limão ao doce na hora de desligar o fogo. Além da acidez, que equilibra tudo, ele ainda dá um tom avermelhado lindo à receita.
Mas se a pressa for grande, ou não tiver bananas maduras por perto, ou apenas se der preguiça, compre uma boa bananada cremosa e resolva a receita em pouco tempo. Pra rechear a torta, você vai precisar de umas 2 xícaras (chá) de bananada (uns 450 g).
A torta também fica gostosa com goiabada cremosa (veja o post como fazer goiabada caseira, mas eu fico com bananada.
DE QUANTO TEMPO PRECISO PRA PREPARAR A RECEITA COM BANANADA CASEIRA? E COM BANANADA PRONTA?
Dependendo da banana, da panela e do fogo, a bananada pode levar de 1 a 1 hora e meia no fogo e precisa de mais 1 hora pra amornar, já que tem que estar em temperatura ambiente na hora de rechear.
Mas mesmo tendo que mexer o doce no fogo de vez em quando, dá pra usar o tempo pra preparar a massa, deixar a massa esfriar, depois abrir, forrar a base da fôrma e voltar com o fundo da torta pra geladeira.
Eu costumo até já cortar as tiras da massa que uso na cobertura da torta, espalho sobre um plástico ou papel manteiga e também deixo na geladeira até a hora de usar.
Somando tudo e pensando que dá pra organizar as etapas, no máximo em 6 horas a torta fica pronta pra servir.
Usando bananada pronta, o tempo pra preparar tudo cai pra umas 3 horas.
São uns 15 minutos pra fazer a massa, uns 15 minutos pra massa gelar, mais uns 15 minutos pra forrar a fôrma, espalhar o recheio pronto na cavidade e cobrir com as tiras de massa.
A torta montada vai pra geladeira por mais uns 10 a 15 minutos de geladeira enquanto o forno aquece, uns 45 minutos pra torta assar e de 1 hora e meia a 2 horas pra torta amornar, depois desenformar e levar à mesa.
AS CASTANHAS E O LIMÃO
Como eu gosto demais de nozes, castanhas e castanha-do-Brasil/Pará e acho que essa torta, na verdade, é uma lintzer clássica, só que com bananada, resolvi incluir um tanto de alguma castanha moída na receita.
E também junto um pouco de raspas de limão pra dar mais sabor e aroma. São as duas mudanças que fiz na receita da minha avó, e acho que ela iria gostar.
A MASSA NA COBERTURA DA TORTA
Minha avó sempre fez a cobertura com tiras de massa formando um quadriculado, exatamente como acontece com as lintzers, eu adoro.
Só que, pra variar, também costumo substituir as tiras por pedaços de massa cortados com um cortador pequeno e colocados lado a lado ou sobrepostos, fica bem bonito também. No dia da torta da foto, usei um cortador de flor.
SERVIR
A torta pode ser a sobremesa de uma refeição chiquezinha e também pode acompanhar um café gostoso ou um chá a qualquer hora.
Como sobremesa da pra servir com uma bola de sorvete de baunilha de verdade ou com uma colherada de chantilly caseiro.
Outras tortas doces deliciosas: a verdadeira torta de maçã americana, crostata de pêssego, torta de limão cravo bem perfumada, torta francesa de figo e amêndoa e tortinha de frutas vermelhas muito linda.
Sirva a torta como sobremesa ou com café ou chá. Ela combina com sorvete de baunilha de verdade e chantilly de verdade. Como ela é firme e fica perfeita por uns 3 dias fora da geladeira, a torta é perfeita pra embrulhar com papel celofane e presentear.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
7 Comentários
Eu sou APAIXONADA por está receita, Helô.
Kátia, boa noite!
A gente também adora, receita que faz parte da vida.
Abraços, Ana e Helô
A textura da massa altera mto se não colocar as castanhas?
Soraya, bom dia!
Não altera, pode fazer sem castanhas ou mesmo com amendoim.
Conte depois pra gente como ficou a sua torta.
Abraços, Ana e Helô
Que delícia!!! Obrigada!!
Oi Helô, vou fazer essa torta de bananada , amei a receita . Notei que vc polvilhou algo sobre ela ,mas não consegui identificar . O que seria ? Bjs e obrigada.
Oi Luciana, bom dia!
Obrigada pela dica, realmente me esqueci de dizer que, se quiser, pode polvilhar com açúcar de confeiteiro. Dá um toque chiquezinho!
Abraço, Helô