RECEITA DE MASSA DE PASTEL DE FORNO
Hoje vou ensinar como fazer a massa amanteigada para pastel de forno que é um clássico dos anos 1960 e 1970. Depois de assada, a massa fica meio folhada pela mistura de manteiga e requeijão Catupiry, com um crocantezinho por fora e muito demais.
Na época, as bandejas com o pastel assado com essa massa ou com o enroladinho de salsicha apareciam em tudo o quanto é festa ou lanche mais caprichado. Minha mãe fazia a massa sempre, tampo pra preparar pastel, que era conhecido por pastel de catupiry, como pra fazer enroladinho de salsicha.
Ela costumava rechear o pastel com creme de palmito, o mesmo que usava pra fazer a torta de palmito caseira, mas também fazia com recheio de camarão, com o recheio da torta de frango caipira com recheio cremoso, ou com o do risole de carne moída.
E tinha gente que também recheava com ricota com azeite e ervas e com presunto e queijo. No dia da foto, eu usei o recheio de pizza chique para pastel, feito com um refogado de tomate com orégano fresco e mussarela.
Os enroladinhos também eram bem gostosos. Minha mãe comprava mini salsichas ou cortava as maiores nuns 3 ou 4 pedaços, enrolava cada um com uma fita de massa, pincelava com gema e assava. Era um salgado pra uma ou duas mordidas e sumia das bandejas em minutos.
INGREDIENTES E PREPARO
A massa leva:
- farinha de trigo;
- sal;
- manteiga gelada;
- requeijão cremoso firme (de preferência Catupiry);
- água gelada (se necessário);
- gema.
Eu coloco numa tigela a farinha, o sal e a manteiga e esfarelo até formar uma farofa. Junto o catupiry e trabalho até formar uma massa muito macia e que descole das mãos. Pra ajustar a consistência, junto água fria ou farinha de trigo, sempre aos pouquinhos.
Envolvo a massa em filme plástico e levo à geladeira pra firmar por pelo menos 2 horas, ou até por uns 2 dias.
Na hora de preparar os pasteis, eu polvilho uma superfície com farinha de trigo ou, pra facilitar o trabalho, forro uma parte da bancada com filme plástico ou com saco plástico para freezer (um quadrado de uns 50 cm no máximo).
Com um rolo, abro a massa até ficar com mais ou menos 3 mm de espessura, como casca grossa de banana, corto discos de uns 8 cm, coloque no centro 1 colher (sopa) rasa do recheio escolhido no centro, dobro e fecho como meia lua. Junto as rebarbas, abro de novo e sigo assim até terminar a massa. Quanto ao formato, discos são os mais comuns, mas dá pra fazer pasteis quadrados, retangulares e mais diferentes, só inventar.
Coloque os pasteis prontos numa assadeira grande (não precisa untar), pincelo com a gema diluída em 2 colheres (sopa) de água e levo à geladeira por uns 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio).
Asso os pastéis por 20 a 30 minutos, até ficarem bem dourados e crocantes, com a massa levemente folhada. Retiro do forno, aguardo uns 10 minutos e sirvo ainda quentes.
A receita é prática, dá pra deixar os salgados montados na geladeira de véspera pra assar um pouco antes de servir, e também dá pra assar com antecedência e aquecer no forno.
Eu, sinceramente, gosto sempre de assar pouco antes de levar à mesa, pois saindo do forno a massa fica mais crocante.
Não se preocupe se os pastéis abrirem um pouco enquanto assam, isso é normal, pois a massa é amanteigada e frágil Os recheios cremosos e de queijo ficam bem moles no forno, então os pastéis estufam e às vezes as bordas se descolem. Acredite que, fechados ou abertos, os pastéis ficarão deliciosos.
INGREDIENTES
- 3 xícaras de farinha de trigo, aproximadamente (360 g)
- 1 colher (chá) de sal
- 150 g de manteiga gelada em cubinhos
- 255 g de requeijão cremoso firme (tipo Catupiry)
- 1 colher (sopa) de água gelada (se necessário)
- Farinha de trigo pra polvilhar
- 1 gema para pincelar
Preparo
- Numa tigela grande, esfarele a farinha, o sal e a manteiga com a ponta dos dedos até obter uma farofa.
- Junte o requeijão e trabalhe até formar uma massa muito macia e que descole das mãos. Pra ajustar a consistência, junte água fria ou farinha de trigo, sempre aos pouquinhos.
- Envolva a massa em filme plástico e leve à geladeira pra firmar por pelo menos 2 horas, ou até por uns 2 dias.
- Enquanto a massa descansa, prepare o recheio que quiser.
- Polvilhe uma superfície com farinha de trigo ou, pra facilitar o trabalho, forre uma parte da bancada com filme plástico ou com saco plástico para freezer (um quadrado de uns 50 cm no máximo).
- Com um rolo, abra a massa até ficar com mais ou menos 3 mm de espessura, como casca grossa de banana.
- Corte discos de uns 8 cm, ou em retângulos ou quadrados, coloque 1 colher (sopa) rasa de recheio no centro, dobre e feche como meia lua. Junte as rebarbas, abra de novo e faça mais pastéis.
- Coloque os pastéis prontos numa assadeira grande (não precisa untar), pincele com a gema diluída em 2 colheres (sopa) de água e leve à geladeira por uns 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio). Ou leve à geladeira para assar no dia seguinte perto da hora de servir.
- Asse os pastéis por uns 20 minutos, até que a massa esteja bem dourada e crocante, levemente folhada.
- Retire do forno, aguarde 10 minutos e sirva.
O pastel fica delicioso recheado com creme de palmito, recheio de pizza chique para pastel e recheio de camarão.
NOTAS
A receita é prática, dá pra deixar os salgados montados na geladeira de véspera pra assar um pouco antes de servir, e também dá pra assar com antecedência e aquecer no forno.
2 Comentários
Oi, Helô! Delícia de receita!
Me tire uma dúvida: posso congelar os pasteizinhos montados?
Lilian, boa tarde!
Bom saber que você gostou da receita.
Pode sim congelar os pasteizinhos montados e assar antes de servir, pode até levar os pasteizinhos ainda congelados ao forno.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô