MOLHO DE JABUTICABA PARA SALADA
Esse molho lindo de jabuticaba é tão delicioso e tão lindo que arrasa em qualquer mesa.
Ele fica incrível com saladas de folhas variadas, como alfaces de todos os tipo, agrião, rúcula e endívia, mas também é perfeito pra servir com assados e grelhados. Gosto de servir o molho com pernil assado e perfumado de festa, pernil de cordeiro assado francês, peru dourado com ervas no forno e com o confit de frango caipira com ervas da horta.
Como falei nas receitas do pudim de jabuticaba delicioso, do sorvete de jabuticaba muito fácil e do sorvete muito lindo de jabuticaba, pesquisei bastante sobre como conseguir receitas de jabuticaba com gosto de jabuticaba pra valer.
Por aí, vi que a maioria das receitas de qualquer coisa de jabuticaba diz pra bater a fruta no liquidificador, peneirar e usar. Mas não gostei desse método, por mais que seja popular, achei que o sabor deixava muito a desejar e que, quase sempre, a jabuticaba ainda pegava na língua.
Consegui o que queria quando aqueci as bolinhas numa panela vazia, sem água, esmaguei com as mãos pra estourar a maior parte delas e aqueci por uns 5 minutos, até juntar um líquido rosado. Em seguida, bati no liquidificador e passei pela peneira sem espremer demais, evitando a adstringência.
Pro molho de hoje, uso esse método que funciona mesmo, a receita tem muito gosto de jabuticaba, aroma de jabuticaba e não pega na língua.
O PREPARO
Além da jabuticaba, a receita leva mel, azeite e sal, só isso mesmo.
O mel, com a sua doçura tão deliciosa, quebra a acidez da jabuticaba e deixa o molho ainda melhor. O azeite dá vida ao molho, use um bom azeite.
Depois de preparar a base, quer dizer, aquecer, bater e peneirar com cuidado, basta misturar os outros ingredientes. Dei 45 minutos de tempo pensando em fazer tudo de um jeito bem tranquilo, mas na pressa dá pra ganhar uns bons minutos.
Pra facilitar a vida, eu gosto de misturar tudo num vidro que tampe bem, guardar na geladeira e chacoalhar pra misturar de novo antes de servir. Bem prático e simples de fazer. No post molhos de salada deliciosos e pra variar eu falo bastante sobre esse método que uso há muitos anos.
Jabuticaba é tão bom que a gente tem que aproveitar quando chega o tempo dela e preparar várias receitas gostosas.
Outras receitas com jabuticaba: sorvete de jabuticaba muito fácil, bolo delicioso e lindo de jabuticaba e pudim de jabuticaba delicioso. Veganos podem substituir o mel por melaço de cana.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
11 Comentários
Amo molho de jabuticaba ..
Os caroços que tem dentro.?
Cleo, bom dia!
Jabuticaba é mesmo tudo de bom. Acho que você vai adorar o molho.
Abraços, Ana e Helô
Perdão
Na receita só fala para pegar as jabuticaba
E levar as fogo 5m.E eu pensei E os caroços.
Cleo, as jabuticabas vão pro fogo inteiras, com polpa e caroços, também são batidas assim. As cascas e os caroços são descartados quando se passa tudo pela peneira. Importante não pressionar demais no momento da peneira pra não ficar “pegando”na boca.
Abraçøs, Ana e Helô
Endendie obrigada ..
No meu serviço o pé da cheio dessas delícias… vou fazer e coloco aqui nos comentários
Boa noite! Gostaria de fazer, mas será que não vai ficar pegando igual banana verde?
Paulina, bom dia!
A receita fica muito saborosa e dá certo se você não espremer com força no momento de passar pela peneira, esse é o pulo do gato. Assim como acontece com a uva, o tanino que faz pegar na boca fica na casca é aparece quando ela se desfaz. Deixando as cascas moídas pra trás o suco grosso que escorre fica delicioso. A gente usa o método em muitas receitas, sempre funciona e todos adoram
Conte pra gente como ficou e, se precisar, escreva de novo.
Abraços, Ana e Helô
Pode congelar?
Oi Leonardo, pode sim congelar!
Abraços, Helô
Oi Helô, tudo bem?
Se você passasse as jabuticabas em um coador de voal ou panela furada como também é chamado sem apertar muito não seria melhor?
Obrigada por compartilhar. Assim que tiver aqui em casa vou fazer! Beijos, Deus lhe abençoe…
Oi Regina, tudo bem por aqui.
Pode sim, o que não pode é espremer, só pressionar de leve.
Depois me conta!
Beijo, Helô