MOUSSE DE MARACUJÁ SIMPLES
Muito fácil, muito simples e muito bom, assim é o creme gelado de maracujá e chegou o dia de aprender como fazer a receita bem simples e que sempre agrada.
Por aí, a receita brasileiríssima costuma aparecer como mousse de maracujá, mas pensando que nem claras em neve ela tem, acho mais certo seria chamar de creme gelado.
Se você gosta de maracujá e quer uma preparar uma sobremesa gostosa, refrescante e que não dá trabalho, nem de fogo precisa, essa receita é uma boa escolha. Não tem erro, principiantes e crianças fazem a receita de olhos fechados. É das sobremesas mais “sobrevivendo na cozinha” que eu conheço.
O fato é que maracujá é o máximo, uma fruta tropical que explode em sabor, aroma e mesmo em textura, pois as sementinhas dão leve crocante a muitas receitas.
O MARACUJÁ
Com polpa de maracujá fresco, uns 2 ou 3 grandes costumam dar a quantidade pedida pela receita, o doce fica mais gostoso, sem falar que as sementes da finalização dão um charmezinho.
Mas, na falta da fruta fresca, que é fácil de achar, mas às vezes não se tem em casa ou dá preguiça de sair pra comprar, é só abrir uma garrafa de suco concentrado daquelas que a gente sempre tem na despensa e usar. Se for usar esse suco concentrado, use ¾ de xícara (chá) do concentrado e ½ xícara (chá) de água, pois ele é bem mais forte.
Além do maracujá, a receita só pede:
- creme de leite espesso (lata ou caixinha);
- leite condensado
O único trabalho que a receita dá é bater o maracujá no liquidificador com um pouquinho de água e passar por uma peneira pra descartar os pedacinhos das sementes quebradas. As pintinhas que passam pela peneira são bem vindas na receita.
A polpa peneirada vai pra uma tigela com o creme de leite e o leite condensado, a gente mistura e nada mais. Esse processo mal leva 5 minutos.
Depois de misturar, só passar o creme pra tigela de servir, que pode ser uma grande ou 6 individuais, e levar à geladeira pra firmar por 2 horas. Ele continua perfeito na geladeira por até 3 dias.
Num final de ano à beira-mar, é só multiplicar a receitas pra servir o número de convidados que você tiver, colocar em copinhos, que podem ser até descartáveis e servir.
A sobremesa é pra Bebel, minha filha querida, que desde muito pequena ama maracujá. Ela também adora a receita de bolo de maracujá fofinho, que é muito fácil de preparar e delicioso.
Outras receitas de cremes gelados e flans com frutas e que são muito simples de preparar: flan de abacate com limão e hortelã, creme gelado de manga e coco muito rápido e flan de frutas variadas.
Gosta de maracujá? Que tal experimentar a receita de bolo de maracujá fofinho? Ele continua perfeito na geladeira por até 3 dias. Fica lindo tanto numa tigela grande, como em potinhos individuais.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Oi Helô!
Essa receita dá certo se eu trocar o maracujá por chocolate em pó? Se dá certo como faz aí? Tem que misturar o chocolate na água ou leite primeiro? Ou coloca o pó mesmo na mistura de leite condensado e creme de leite?
Oi, Fabiana! Olha, não sei dizer, já que isso mudaria totalmente a receita. Sugiro que você veja está receita aqui https://www.nacozinhadahelo.com.br/receitas/vapt-vupt-gelado-de-chocolate/. Espero ter ajudado! bjs
Fabiana,
Essa receita com chocolate em pó não vai dar tão certo porque o maracujá (assim como o limão) e sua acidez ajudam no processo de “endurecer”. Sem o ácido dessas frutas, a consistência não ficará de mousse. Nesse caso, você vai precisar colocar gelatina.
Carla e Fabiana, bom dia!
Carla tem razão e ajudou muito. O maracujá o o limão têm propriedades de acidez únicas e, portanto, dispensam a gelatina. Com chocolate tudo é diferente. Experimente a receita “Mousse de chocolate da minha casa”, é fácil e deliciosa.
Um abraço pra duas, Helô