RECEITA DE PÃO DE FARINHA DE ARROZ FOFINHO
Umas vezes eu falo que é um pão fofíssimo com farinha de arroz e outras que é um pão de farinha de arroz fofinho, mas tanto faz, o fato é que ele é delicioso. A casca grossinha, dourada e crocante e miolo bem branco e macio como algodão deixam o pão gostoso demais.
Ele combina com tudo, pode ser manteiga, mel, geleia caseira de amora e framboesa, geleia de maçã simples, geleia de jabuticaba caseira, requeijão, ricota fresca cremosa, queijos, embutidos, pastas doces e salgadas. E como ele ainda é bom de fatiar, basta usar a faca de serra pra ter fatias perfeitas, ele dá sanduíches incríveis. Em casa, ele sempre acaba rápido, mas quando sobra, faço na chapa com manteiga ou torradas.
A massa
A massa leva farinha de arroz, que era já era fácil de achar, mas com a maior oferta de produtos sem glúten, ficou ainda mais fácil. Supermercados, empórios de produtos naturais sempre têm.
E quem tem uma mercearia que trabalhe com produtos asiáticos por perto, ou gosta de comprar produtos orientais pela internet, pode ir atrás de uma farinha de arroz especial, glutinous rice flour. que dá um pão ainda mais macio, impressionante.
A farinha de trigo é essencial pro sucesso do pão, não tem jeito. Quer dizer, é uma receita que contém glúten.
As claras deixam a massa com a textura macia e boa de fatiar, além de branquíssima. Uma das gemas vai pra pincelar e as outras ficam pra uma outra preparação, pode ser pra aumentar um ovo mexido, uma farofa, ou pra fazer baba-de-moça e papos de anjo de antigamente.
A quantidade de manteiga não é grande, mas ela é essencial pra conseguir a casca saborosa e crocante do pão fofíssimo com farinha de arroz. Como o líquido da receita é água, dá pra deixar qualquer traço de lactose de lado trocando a manteiga por margarina 100% vegetal. Não fica exatamente igual, mas funciona.
Além desses ingredientes, a receita pede açúcar, fermento biológico, sal e um pouco de óleo pra untar.
Óleo vegetal pra untar
O preparo
O preparo da massa segue o método japonês do pão de leite macio demais, ou hokkaido bread. Tudo começa com o tangzhong, o mingau que deixa o miolo tão especial e ajuda no crescimento da massa, mas que no pão de leite macio demais é feito com água e farinha de trigo e aqui é com água e farinha de arroz.
Deixando a massa crescer por umas 2 horas, até dobrar de volume, modelando e deixando repousar de novo por mais 2 horas, até dobrar de volume, pra então assar, o pão já fica bom, mas se der pra deixar a massa descansar por umas 12 horas na geladeira o resultando será ainda melhor.
Na hora de moldar, tanto você pode enrolar normalmente, como pode fazer dois rolos de massa, depois torcer para conseguir um efeito quase trançado, e só então colocar na fôrma de bolo inglês.
Rendimento
Quanto ao tamanho da receita, costumo fazer 2 pães médios, mas às vezes faço só 1 grande. Parece bastante, mas ele faz tanto sucesso e acaba tão rápido que vale a pena, ainda mais sabendo que ele se conserva pbem por uns 2 dias em temperatura ambiente ou no freezer por uma mês.
Se preferir, divida a receita ao meio e faça um pão só.
Ele combina com tudo, pode ser manteiga, mel, geleia caseira de amora e framboesa, geleia de maçã simples, geleia de jabuticaba caseira, requeijão, ricota fresca cremosa, queijos, embutidos, pastas doces e salgadas. E como ele ainda é bom de fatiar, basta usar a faca de serra pra ter fatias perfeitas, ele dá sanduíches incríveis. Se tiver tempo, pra conseguir um pão ainda mais gostoso e macio, aumente o tempo do segundo repouso de 2 pra 12 horas, mas deixe durante esse tempo na geladeira. Quando faço assim, eu retiro da geladeira, deixo descansar em temperatura ambiente por 2 horas, então pincelo com a mistura de gema e água e assar. INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
35 Comentários
Vai ficar maravilhoso tenho certeza
Pode confiar, Sandra, a receita é incrível! Beijos
Oi Helô! Que delícia de receita!! Se eu quiser usar levain, quanto devo usar?
Obrigada! Você é incrível!
Taize, bom dia!
Teoricamente, tod pão pode ser feito a partir de levian, mas pra receita dar certo serão necessários alguns ajustes até dar certo.
Normalmente, 1 xícara de levain equivale em potência a 1 envelope de fermento biológico, mas não é só essa troca que garante o sucesso da receita. Para Será preciso ajustar a hidratação da massa, que começará mais consistente e líquida (se você tem conhecimento do teor de hidratação da sua massa fermentada as chances de obter sucesso mais rápido aumentam. Também é preciso ter em conta que a massa com levian cresce mais lentamente, portanto será necessário ajustar os tempos.
Depois conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô 🙂 Obrigada por compartilhar sua receita! O pão fica realmente lindo. Eu tenho uma dúvida, esse pão ficaria bom preparado só com farinha de arroz? Ou Farinha de arroz e de aveia? Ou ainda 1 xicara pequena de farinha de trigo apenas e outras farinhas? Estou com um problema com gutem, e uma enorme dificuldade em encontrar uma receita de pão gostoso com gosto de pão de verdade. Será que sua receita funcionaria? Grata desde já 🙂
Oi, Marcia! Nesse caso preciso analisar com cuidado e fazer as substituições, pois o papel do trigo numa receita é complexo e nada substitui totalmente, é necessário juntar meia duzia de coisas para conseguir razoavelmente substituir o trigo. Mas vou fazer alguns testes e em breve, te retorno! Beijos
Olá Helô, eu tbm adorarei aprender a fazer um pão fofinho deste sem gluten. Assim que encontrar esta substituição, pode compartilhar conosco? Será um sonho ❤
Oi, Vivian! Em 2020, prometo que teremos mais receitas sem glúten! bjs
Gostaria de entender onde errei, coloquei 640ml de água, e 2 ¹/2 xicaras(250ml) de farinha de arroz, na panela em fogo baixo porém não virou mingau e sim pirão. alguém pode me ajudar?
Oi, Albertinho! A consistência deve ser algo um pouco grossinho, alguns podem até falar como um pirão. Mas de qualquer modo, posso retestar a receita no feriado, ok? Beijos
Oi Helô, muito obrigada por compartilhar Sua receita, tenho uma dúvida, não estou podendo consumir glúten, tem como utilizar nesta receita somente a farinha de arroz? Preciso encontrar uma receita de pão sem glúten com sabor de pão e cara de pão mas está um pouco difícil. Achei a sua bem interessante principalmente se pudéssemos substituir a farinha de trigo por de arroz ou amêndoas. Preciso muito desta ajuda.
Oi, Denise! Infelizmente só com farinha de arroz não funciona, pois ela não dá nada de elasticidade. Pra funcionar é preciso de um mix de farinhas com arroz, polvilho, fécula da batata, e usar goma xantana. Estou trabalhando numa receita de pão sem glúten, assim que der certo, postarei aqui. Beijos!
Oi Helô! Dá para fazer na máquina de pão? Obrigada!
Oi, Andreza! Teoricamente pode, só não consigo te dizer quanto tempo colocar lá porque nunca testei. bjs
Boa Noite Helô,
Duvidas: o mingau de farinha de arroz, deve ferver? Eu cozinhei até um mingau grossinho, tem que soltar da panela? O esbranquiçado que vc fala é translucido ou opaco?
Acabei não usando toda a farinha de trigo e ao pesar as claras deu aproximadamente 180grs. E no entanto não ficou ruim mas não ficou fofo ou branquinho que como sua foto.
Oi, Claudia! Quando digo esbranquiçar digo que vai engrossar, ele não vai ficar translúcido como se fosse preparado com maisena. Também não precisa descolar da panela, só engrossar mesmo. Sobre a quantidade de claras, convencionou—se que um ovo médio sem casca pesa 50 g e que a clara pesa 30 g e a gema 20 g. É uma média. Na vida de casa, 10 g a mais de gema ou de clara não farão diferença, por isso a gente fala em 4 ovos, 6 claras, 4 gemas. O peso vale mesmo pra uso profissional e muito pra confeitaria. Não se preocupe muito com isso! Quanto a farinha de trigo, digo sempre aproximadamente porque é assim mesmo, depende do clima, da qualidade da farinha, da forma como se trabalha a massa. Já sobre a brancura, talvez seja a farinha de trigo, mas não sei lhe dizer ao certo, pois todos ingredientes são muito claros. Espero ter ajudado! bjs
Tb vou fazer o pão, assim q terminar o que tenho. A qualidade da farinha de trigo influencia muitooooo. Para pães, gosto de usar as que são Reserva Especial ou Premium. Nem tem comparação com as comuns, tipo 1. Espero ter ajudado..
Oi, Neh! Com certeza, a qualidade da farinha de trigo faz muita diferença no resultado. Além da qualidade da farinha, também seria importante verificar o tipo de farinha adequado à massa de um ou outro pão. Como já temos um post envolvendo o assunto previsto pro ano que vem, resolvemos ainda não falar muito em farinhas. De toda forma, obrigada pelas sugestões! bjs
😉
Helô, estou completamente apaixonada por seu blog. A vontade e de ficar infinito na cozinha e preparar todas as suas receitas. Sobre esse pão, é possível substituir a farinha branca por de arroz, tanto a de trigo quanto a de arroz?
*farinha integral
Heloisa, confesso que, no início ao fazer o pão, a mistura da farinha de arroz com água não iria dar certo, ficou muito grossa, mas continuei. Ao acrescentar as claras a massa ficou bem mole mas tb não precisou de toda a farinha de trigo. E o pão ficou muito saboroso, quase comi tudo. Parabéns pela Boa receita.
Maria Emília, boa noite!
Muito bom saber que você insistiu e acreditou na receita.
Há dois dias, numa live com o Arnaldo Lorençato, editor sênior da Vejinha-SP, eu disse que quando se decide preparar uma receita que ao menos pareça confiável, é essencial acreditar e seguir os passos até o final. Só assim, completando o processo, será possível saber se a receita funciona ou não. Numa segunda oportunidade, até dá pra questionar algum ponto ou pra alterar algum ingrediente, mas a primeira vez deve acontecer conforme a receita.
COnte sempre com a gente,
Abraços, Ana e Helô
Obrigada pelo retorno. Bjs.
Oi Helô, posso substituir a farinha branca, pelo farinha de aveia integral? Sou iniciante, e as duas receitas que eu fiz com farinha de arroz integral, ficaram com um gosto muito forte, a massa fica linda, mas o gosto não é nada agradável, talvez meu paladar não esteja acostumado com esse tipo de farinha. Bjs obrigada.
Selma, boa tarde!
Infelizmente, as substituições de farinha de trigo por outras farinhas, como por arroz ou por aveia, não são simples. Não há uma farinha que, isoladamente, faça tudo o que a de trigo faz. Por isso, ao preparar uma receita sem trigo, entram composições de farinha. Essas composições levam em conta as funções de cada farinha no processo (estrutura, expansão, volume …) e também sabor.
Provavelmente, o pão não deverá ficar sem nada de trigo, mas é sempre interessante tentar.
Em breve, postaremos algumas receitas sem glúten. De toda forma, na Amazon você pode adquirir o e.book Tá na Mesa/Sem glúten Helô bacellar. Um trabalho super recente que fizemos para a Clínica Einstein.
Abraços, Ana e Helô
OIII,Helo!! A receita está um pouco confusa. Lá nos ingredientes aparece 6x e 1/2 de farinha de trigo e depois no modo de fazer aparece 5x e 1/2. E depois no modo de fazer você trança as massas e na foto sai sem trançar. Como você fez na foto?? Parece que só um rolo. Amuuu suas receitas e sempre dá certo!! Obrigada. Beijos
Ana Cristina, boa tarde!
Muito obrigada pelo carinho e pela sua ajuda na revisão das receitas. Na maior partes das vezes, a gente em casa faz com os dois rolos torcidos, que ficam meio com jeito de trança, por isso aparece assim no texto. Só que, no dia da foto, a gente fez um filão normal e nem se ligou no texto … falha … já editado.
QUanto à quantidade de farinha de trigo: são aproximadamente 800 g e no parágrafo do preparo tb já editamos, explicando melhor que a quantidade de farinha é aproximada, depende da umidade da farinha, do ar e do forma de misturar tudo. Você começa com 5 e 1/2 xícaras e vai colocando essa 1 xícara restante até conseguir uma massa macia e que descole da tigela.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helo! Deve ficar uma delícia mesmo. Mas será q da errado se usar só farinha de arroz? Tenho uma muito boa de arroz integral orgânico, e queria fazer só c ela.
Gabriela, boa tarde!
A gente sente te dizer que essa receita não funciona apenas com farinha de arroz. Ela precisa do glúten do trigo pra dar certo.
Em breve a gente vai postar uma receita sem trigo, contendo uma mistura de farinhas que funciona pra fazer vários pães. Não existe farinha que, sozinha, desempenhe o papel da farinha de trigo. Uma dá estrutura, outra dá volume, outra dá leveza …
Abraços e conte com a gente.
Ana e Helô
Oi, Helô! Fiz o pão e ficou sensacional! Muito fofo e a casca é uma delícia tb… aprovado! já acabou tudo! Rsrs… . Mais uma vez, muito obrigada por compartilhar! Bjs
Gente… Senti o cheiro desse pão daqui de casa… Na lista para fazer em breve…
Mirian, bom dia!
Depois me conta! O pão fica delicioso mesmo.
Abraço, Helô
Bom diaa!!!
Está receita acima não é sem glutem?
Como leva a maior quantidade de trigo?
Gostaria de uma resposta pois estou opitando pelo sem glutem.
E não acho uma receita #BOA.
TAMBÉM JÁ comprei receitas e não deu certo.
VOU TESTAR ESSA.
Carmen, boa tarde!
Como disse no texto, a receita não é sem glúten, ela leva farinha de trigo e a farinha de arroz que dá leveza. Sem o trigo a receita não vai dar certo.
Em breve, incluirei algumas receitas sem glúten, especialmente para quem faz dietas.
As adaptações para sem glúten não são simples, não funciona apenas trocar o trigo por outro cereal.
Abraço, Helô