RECEITA DE PUDIM DE COCO GELADO
Como eu achava lindo e delicado esse flan de coco cor de rosa, ou pudim cor de rosa como a minha mãe dizia. Ele chegava à mesa tremelicando, brilhante, macio… e bem rosa, eu achava bonito demais.
Mas também achava delicioso, docinho, com um leve sabor de coco e cremoso e com uma textura cremosa que se desmanchava na boca.
Por ser tão simples e rápida, era a sobremesa básica do dia a dia dos meus tempos de criança, quer dizer, mais um sucesso dos anos 1960.
A pudim não precisa ser cor de rosa, pode ficar branco, aliás, branquíssimo. Só deixar a gelatina vermelha de lado e usar a incolor sem sabor. Mas garanto que as crianças, principalmente as “meninas princesas”, preferem o pudim rosa.
Como tudo muda, a gelatina vermelha de hoje também mudou, o rosa ficou mais queimado e não mais o rosa vivo de antigamente, mas dá certo.
Receita boa pra lista de sobrevivendo na cozinha e que vai bem no dia a dia e nos mais especiais também.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é pequena:
- leite de coco;
- leite (pode ser sem lactose);
- leite condensado (pode ser sem lactose);
- gelatina sem sabor vermelha, mas que pode ser branca, o sabor será o mesmo
- água gelada.
- opcional: 1/4 de xícara de coco ralado fresco ou coco em flocos úmido e adoçado
Na hora de preparar, eu separo uma fôrma média pra pudim e molho com água pra facilitar na hora de desenformar. Também fica lindo preparar o pudim em forminhas individuais, umas 6.
Coloco a gelatina numa tigelinha com a água gelada e deixe descansar por uns minutos, enquanto fervo o leite. Desligo o fogo, misturo a gelatina e mexo até dissolver completamente. Passo pra uma tigela, misturo o leite de coco e o leite condensado e, se quiser, o coco ralado, e despejo na fôrma. Dá também pra bater no liquidificador.
Levo à geladeira pra firmar por umas 3 horas, ou até por uns 3 dias. Na hora de servir, pressiono toda a borda de leve pra soltar o pudim e desenformo sobre o prato em que irá à mesa. Se estiver difícil, tento soltar um canto com a ponta de uma faca pra soltar o ar ou aqueço na boca do fogo por uns 10 segundos.
Outros flans bem simples de fazer e que são perfeitos como sobremesa de dia a dia: flan delicioso de chocolate com calda de chocolate, flan de abacate com limão e hortelã, flan de iogurte e mel com frutas frescas, receita de flans de frutas variadas, flan Romeu e Julieta muito fácil de fazer.
Outros flans bem simples de fazer e que são perfeitos como sobremesa de dia a dia: flan delicioso de chocolate com calda de chocolate, flan de abacate com limão e hortelã, flan de iogurte e mel com frutas frescas, receita de flans de frutas variadas, flan Romeu e Julieta muito fácil de fazer. Se preferir, troque a gelatina vermelha por gelatina incolor e faça um pudim branco, o sabor será o mesmo.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
12 Comentários
Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
tinha escrito um comentário. Pus seu blog
nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
Grande abraço!
Poxa, Felipe, que bom ler isso! Seja sempre bem vindo!! Beijos
Amo demais esta receita! Virou hit da minha casa!
Adorei saber!! Beijos
Amei a receita
Oi, Elisabete! Que coisa boa! Fiquei muito feliz! bjs
Helô, leva creme de leite também, não vi nos ingredientes, mas tem no preparo. Acho que é leite condensado, né?
Oi, Julie! Como é bom ter leitoras atentas! Eu realmente me enganei, é só o leite condensado. Obrigada pelo toque. bjs
Oi, adoro as suas receitas! Fiquei em dúvida nesta porque nos ingredientes lista leite condensado mas no modo de preparo creme de leite. Desculpe sou virgiana detalhista. Amo seu trabalho…
Oi, Vera! Como seria bom tem leitoras tão atentas como você! Realmente me enganei, é leite condensado. Obrigada pelo toque! bjs
Memória de infância para mim! Obrigada por compartilhar tantas receitas afetivas!
Priscila, boa tarde!
Bom saber que o pudim cor de rosa também te traz lembranças gostosas.
A gente fica muito feliz ao receber mensagens coma a sua.
Siga com a gente, pois aqui não faltam receitas, histórias, dicas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô