RECEITA DE PÃO DE MINUTO DE FRIGIDEIRA
A receita dos pãezinhos irlandeses de frigideira é perfeita pra quem gosta de um pão quentinho, mas com tudo bem rápido, prático e sem precisar de forno.
Um dia, eu estava com a Ana na fazenda, queria um pão gostoso, mas não tinha como ligar o forno porque a tomada 220V estava com problema.
A gente precisava de uma receita de pão de frigideira, que fosse bom, quentinho e preparado totalmente no fogo, na chama do fogão.
Ela foi pesquisar e achou a receita desses pãezinhos, que é muito antiga e típica do norte da Irlanda, vem do tempo em que se assava sobre uma chapa de ferro pendurada sobre o fogo da lareira.
E o fato é que, até hoje, ele faz parte do café da manhã irlandês e é servido com bastante manteiga, geleias, mel e melado, além de ovos e bacon bem dourado.
O PÃOZINHO E O IRISH SODA BREAD
Esses pãezinhos, assim como o clássico Irish Soda Bread, ou pão irlandês com bicarbonato de sódio, cresce e fica fofo pela combinação do bicarbonato com o buttermilk (o leitelho, que é o líquido que sobra quando se bate o creme de leite pra fazer manteiga).
A grande diferença entre os dois fica por conta da forma do cozimento, que aqui é no fogo e no Irish Soda Bread é no forno.
Por ser assado no forno, com calor vindo de todos os lados e, com tempo pro miolo assar, o Irish Soda Bread que costuma ser um pão arredondado e alto, fica com a casca dourada e crocante e com o miolo macio. Dei uma receita dele no Cozinhando para Amigos (2005).
Com os pãezinhos de frigideira é preciso mudar o formato, pois eles cozinham com calor vindo só por baixo.
Achatar a massa como um disco de espessura fina e dividir esse disco em 4 pedaços foi a saída que encontraram pra conseguir um pãozinho dourado e crocante por fora usando a frigideira.
Sem cortar, o calor dificilmente chega ao centro do disco. Pode serem 4 partes partes, os pãezinhos ficaram conhecidos como farls.
A RECEITA DE HOJE
Naquele dia na fazenda, a gente foi pra cozinha, fez uma versão e comeu em seguida de café da manhã. Mas faltava alguma coisa, então ela pesquisou e encontrou mais duas receitas interessante. No mesmo dia, fiz 3 receitas, mas ainda precisava organizar tudo pra fazer o post.
Em casa, fui olhar os meus livros, pesquisei, fiz mais testes e cheguei aos pãezinhos que eu queria.
O primeiro passo é escolher a frigideira, que precisa ter uns 22cm de diâmetro e ser bem pesada e fundo grosso, que transmite o calor de maneira uniforme.
As melhores são de frigideiras de ferro, tanto natural, como esmaltado e depois vêm as de inox de fundo triplo, que também são pesadas. Não adianta mesmo tentar usar aquelas frigideiras finas e leves, o pão queima por fora antes do miolo cozinhar.
Quanto aos ingredientes, as receitas clássicas pedem apenas 4 ingredientes: farinha de trigo, sal, bicarbonato de sódio e buttermilk, aqui chamado de leitelho, e que é o líquido esbranquiçado que sobra quando se bate o creme de leite pra fazer manteiga.
No Brasil ele não é um ingrediente comum e é preciso sempre encontrar a melhor solução pra cada receita. Pra muitas delas a saída é misturar leite com um pouco de suco de limão, deixar descansar por uns 10 minutos e usar, pra outras o melhor é usar uma mistura de iogurte com leite.
Experimentei as duas possibilidades, mas gostei mais da mistura de leite e iogurte, que deu um pãozinho com miolo mais leve, fofo e crescido. Ou seja, a receita ficou com 5 ingredientes por aqui.
O preparo dos pãezinhos irlandeses de frigideira é muito simples. Depois de separar os ingredientes, só colocar tudo numa tigela e misturar com as mãos apenas até conseguir uma massa macia e que se solte das mãos.
Ela não tem que ficar completamente lisa, pois assim como acontece com qualquer receita de pão de minuto, quanto menos se trabalha a massa, mais leves serão os pãezinhos.
Em seguida, só transferir pra bancada levemente polvilhada com farinha, amassar apenas o necessário pra conseguir uma bola e achatar pra conseguir um disco de uns 20 cm de diâmetro com mais ou menos 1 cm de espessura.
Depois, só cortar em 4 partes iguais com uma faca afiada polvilhada com farinha pra não grudar.
Aí vem uma dica bem importante pra conseguir pãezinhos mais macios e crescidos, que é deixar os pedaços descansando sobre a superfície polvilhada com farinha por uns 5 minutos, enquanto a frigideira aquece vazia em fogo alto.
Passado esse tempo, a frigideira deverá estar bem quente, fritando de quente mesmo. Pra testar, basta estender a mão sobre a frigideira a uns 10 cm de altura e sentir calor.
Nessa hora, basta polvilhar a frigideira vazia com farinha de trigo, que vai dourar em segundos, então diminuir o fogo pra bem baixinho e acomodar os 4 pedaços de massa deixando um vãozinho livre entre eles.
Daí é deixar cozinhar sem mexer por 8 a 10 minutos, até os pãezinhos inflarem e ficarem bem dourados e crocantes por baixo. Quando isso acontecer, só virar os pedaços e manter no fogo por mais uns 5 minutos pra que dourem do outro lado.
Em seguida, tem que levantar os pãezinhos e deixar dourar por mais ou menos 1 minutos em cada uma das laterais cortadas.
Os pãezinhos prontos vão pra pra mesa com manteiga, geleia de maçã simples, geleia caseira de amora e framboesa, creme azedinho de limão ou lemon curd, mel, melado ou ricota fresca cremosa. Ah, não se usa faca pra abrir os pãozinhos, a gente puxa os com as mãos e eles se abrem em metades.
Se a ideia for preparar um café da manhã mais irlandês, só preparar ovos mexidos e tiras de bacon douradas e crocantes pra servir ao lado dos pãezinhos.
Ideal é preparar e comer os pãezinhos irlandeses de frigideira em seguida, mas, se sobrar, dá pra até no dia seguinte aquecendo na torradeira ou na frigideira com manteiga.
Sirva os pãezinhos com geleia de maçã simples, geleia caseira de amora e framboesa, creme azedinho de limão ou lemon curd, mel, melado ou ricota fresca cremosa. Ou, pra um irish breakfast, faça ovos com bacon. Pra substituir o clássico buttermilk, usei a mistura de leite com limão que descansa por uns 10 minutos, mas gostei bem mais dos pãezinhos que fiz com a mistura de leite e iogurte.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
1 Comentário
Boa tarde!!! Que receita simples…adorei!
É possível fazer esta receita e assar no forno ?