RECEITA DE PÃO DE QUEIJO
Quem gosta de pão de queijo? Eu!!!!!!!!!!! Aqui vai a receita do pão de queijo caseiro e delicioso que eu tanto adoro e sempre faço em casa.
Aqui no Brasil, é difícil encontrar uma padaria, um café, bar e até posto de gasolina que não tenha pão de queijo. O estranho é que tem fila até pra pão de queijo ruinzinho… Juro que não entendo.
O fato é que os brasileiros, principalmente os do Sudeste, amam pão de queijo e não vivem sem ele. Ele vai bem no café da manhã, no lanche da tarde e em qualquer ocasião e pode ser só com um cafezinho, ou como sanduíche recheado de pernil ou com goiabada caseira.
Muita gente, por pressa, por achar que a receita é difícil e impossível de acertar, ou mesmo por preguiça, que acontece na vida, vai de pão de queijo congelado. Mas quem gosta de receitas caseira, gosta de cozinhar e ama pão de queijo, prepara o seu em casa.
Eu gosto de fazer o meu e garanto que, depois de aprender a receita, você também vai passar a fazer o seu pão de queijo.
Também é importante saber que a receita de pão de queijo não leva ingredientes contendo glúten e isso deixa muita gente feliz. É claro que é sempre importante conferir os rótulos dos ingredientes e cuidar da contaminação cruzada, mas é uma receita deliciosa e sem glúten.
Apesar de já ter feito e comido muito pão de queijo, pois sempre comia mais um e mais um e mais um nos tempos do meu pão de queijo do Lá da Venda, eu simplesmente não enjôo.
O PASSO A PASSO
Mineiro que é mineiro não passa um “pãozim de queijo caseiro”, costuma ter tigelas cheias de massa na geladeira ou no freezer pra enrolar e assar quando vem a vontade e jura que o “melhor pão de queijo” é da mãe, tia, avó, vizinha ou amiga.
Que queijo usar
Um bom pão de queijo começa com um bom queijo mineiro curado (no Lá da Venda, a gente usava queijo da serra da Canastra, mas também fica gostoso com parmesão ou outro queijo firme.
Na França, preparei a receita nem sei quantas mil vezes com Emmenthal e com Comté e os franceses amaram.
Na Itália, dá pra usar um pecorino e, na Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, um cheddar artesanal bom de ralar dá um pão de queijo delicioso.
E, no dia a dia e bem no estilo vida real, a gente pode catar os restinhos mais duros de queijo da geladeira, ralar tudo e usar pra fazer pão de queijo.
Importante, como o sal do queijo sempre varia, sempre experimento um tiquinho de massa ainda crua e ajusto no final.
Os ingredientes da receita
Os ingredientes são poucos: queijo, óleo, água ou leite, sal e, claro, polvilho, a fécula de mandioca que dá a tão característica consistência puxa-puxa.
Um bom polvilho transforma um pão de queijo normal em especial, por isso faço questão de trabalhar com polvilho artesanal mineiro, de Conceição dos Ouros, e adoro.
A discussão sobre usar polvilho azedo ou doce no pão de queijo é infindável, há quem defenda ardorosamente os dois lados.
Eu prefiro usar polvilho doce, que tem sabor mais suave que o do azedo, e caprichar no queijo mais intenso. O azedo dá um pão de queijo mais leve, pois é mais fermentado e expande mais, mas quando o queijo é mais forte, o pão de queijo também fica com gosto e aroma mais intensos. Quer dizer, vai de gosto …
Sobre leite ou água: o pão de queijo fica gostoso tanto com água, como com leite e eu vario dependendo da ocasião. Com água, o pão de queijo fica mais levinho e, com leite, mais cremoso e macio.
MÃO NA MASSA
Quanto ao método: por muito tempo, fiz pão de queijo como aprendi com umas senhoras mineiras que ferviam o leite ou a água com o óleo e o sal, juntavam o polvilho na panela, cozinhavam até virar uma bola, então deixavam amornar e depois misturavam os ovos e o queijo.
O método funciona, mas percebi que muita gente acaba tendo dificuldades na hora de misturar os ovos e o queijo, pois a bola de massa cozida vira mesmo um grude.
Com isso, resolvi repensar a receita, retestei usando o outro método, também tradicional, que ferve o leite ou a água com o óleo e o sal e despeja esse líquido quente numa tigela com o polvilho, que portanto é escaldado fora do fogo.
Fazendo dessa forma, dá pra misturar o líquido fervente e o polvilho com uma espátula até tudo mudar de textura, aí esperar amornar e acrescentar os ovos, trabalhar com as mãos até virar uma massa e no final juntar o queijo.
Achei que, de fato, o processo fica mais simples e com menos chances de dar errado.
Dá pra fazer com as mãos numa tigela, mas com a batedeira (usando pá/raquete) dá certíssimo e muito menor o trabalho.
Como a massa é grudenta, unte as mãos com óleo na hora de fazer as bolinhas. E não tem jeito, de tempo em tempo você vai ter que parar, lavar as mãos, passar óleo de novo e recomeçar, a massa vai grudando e fica difícil (é normal!).
E quanto à quantidade da massa, acho que vale sempre a pena fazer uma receita inteira, ou até dobrada, preparar as bolinhas e, se for o caso, congelar um tanto e assar quando der vontade. Falei em 8 porções, mas o número de bolinhas vai depender do tamanho delas.
Na pressa, experimente preparar a pão que queijo simples e rápido, que fiz até como waffle. E se você adora pãezinhos com massa de queijo, confira a receita do pão de queijo com tapioca. Outros petiscos deliciosos: biscoitinho crocante de queijo e biscoito crocante de polvilho.
Acredite, a receita é simples e do estilo sobrevivendo na cozinha, acho que você vai gostar.
No vídeo do canal do youtube eu ensino a receita passo a passo, vale conferir.
Na pressa, experimente preparar a pão que queijo simples e rápido, que fiz até como waffle. E se você adora pãezinhos com massa de queijo, confira a receita do pão de queijo com tapioca. Se quiser, congele as bolinhas ainda cruas e asse quando quiser (leve ao forno as bolinhas ainda congeladas e asse por uns 30 minutos. Use o queijo firme e bom de ralar que gostar e tiver em casa.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
52 Comentários
Olá….
Depois de pronta essa massa pode ser guardada? Se sim em geladeira? Quanto tempo?
Oi, Agnaldo, você pode deixar na geladeira por até 3 dias. Beijos!
ola, nao precisa por leite, so com a agua nao fica ruim, abraço
Oi, Antonio! Se você usar um queijo saboroso, como um minas ou meia cura bom, o pão de queijo dica ótimo com água e com leite. Se o queijo for mais neutro, um parmesão básico de pacotinho, por exemplo, é melhor usar o leite. Beijos!
Ficou igual biscoito de polvilho. Não é receita de pão de queijo caseiro.
Oi, Priscila. É a receita que usamos há anos. As duas receitas (biscoito e pão) são semelhantes, sendo o queijo o grande responsável pela diferenciação, quanto mais intenso o queijo, mais saboroso o pão de queijo será. O polvilho utilizado também influencia bastante no resultado. Bjs
Minha massa ficou mole, não deu pra enrolar. Posso colocar menos água da próxima vez?
Oi, Maria! Poxa, sinto muito que tenha ficado mole. Várias coisas podem ter influenciado: a intensidade do fogo q faz a água ferver mais rápido e evaporar ainda que seja por 1 minuto; o tamanho dos ovos, que são considerados líquidos; e o tipo do polvilho, pois cada um absorve de um jeito. Experimente diminuir um pouco de água e veja se dá certo, teste e me conte como ficou. bjs
O meu tbm ficou mole, mas depois que coloquei o queijo melhorou, untei as mãos com óleo e deu pra enrolar as bolinhas !
Ana, bom dia!
Há queijos que dão mais ou menos liga e o tamanho dos ovos faz muita diferença. Só mesmo fazendo pra ajustar e você fez isso com perfeição!!
A gente espera que ele tenha ficado gostoso.
Abraços, Ana e Helô
Heloisa, minha pergunta é mais comercial: Como, aqui no Rio, obter esse polvilho de Conceição do Ouro se eles só vendem quantidades imensas?
– Qual diferença acontece entre um polvilho doce e azedo?
Obrigado.
Ola……fiz…..deu errado…..Massa ficou mole e salgado, fiz exatamente como diz a receita…..ninguém comeu e foi pro lixo…..decepcionada…..
Oi, Raquel! Sinto muito que não tenha dado certo.. É uma receita clássica e com proporções também usuais. O tamanho dos ovos pode influenciar na textura, deixando a massa mole. A quantidade do sal nunca pode ser exata, pois cada queijo é de um jeito… Eu sempre experimento o queijo e, se ele estiver salgado, eu nem ponho mais sal na massa. Só mesmo experimentando o queijo pra dosar. Mas não desista e tente de novo, tenho certeza que você vai gostar! bjs
Olá! Depois dos comentários fiquei até preocupada, mas ficou muito bom! Só um pouco salgado pq não pensei antes e queijo canastra é salgado. Aprovada!
Valéria, boa tarde!
O sal nas receitas com queijo, assim com naquelas que levam embutidos, sempre merece muita atenção. É fundamental experimentar o queijo antes e acertar o sal a gosto e na medida do necessário. Como os queijos bem artesanais e curados, assim como o parmesão, costumam ser mais salgados, muitas vezes nem é preciso colocar mais sal na massa. Experimentar é tudo!
Ainda bem que você gostou!
Um abraço, Helô
Fiz e ficou uma delícia! Super cremoso no meio e com uma casquinha crocante. Obrigada Helô!
Mariane, bom dia!
Desculpe pelo atraso na resposta, a gente sempre responde rápido, mas algo aconteceu com as suas 4 mensagens.
vamos lá, uma por uma:
Que delícia saber que o pão de queijo ficou gostoso, cremoso por dentro e com casquinha por fora, é assim que a gente gosta (uns preferem o pão mais seco e oco por dentro).
Conte sempre para gente!
Abraços, Ana e Helô
Porque meu pao queijo murcha logo após tirado do forno. O que que eu fiz de errado
Miriam, boa noite!
Estava aqui pensando e acho que você está fazendo a receita de forma correta, apenas a temperatura do forno é que deve estar muito alta. O pão de queijo cresce muito rápido, sem o tempo necessário pra massa ganhar estrutura e firmar. Diminuindo a temperatura, o tempo no forno vai aumentar, mas o pãozinho ficará com a crosta mais firme e, assim, não deverá murchar.
Experimente e conte pra gente como ficou. Não desanime! Pão de queijo é tudo de bom.
Abraços, Ana e Helô
Porque que o meu pão de queijo quando eu tiro do Forno ele murcha o que fiz de errado ?
Miriam, boa tarde! Como escrevemos pra você ontem, achamos que você está fazendo a receita de forma correta, apenas a temperatura do forno é que deve estar muito alta. O pão de queijo cresce muito rápido, sem o tempo necessário pra massa ganhar estrutura e firmar. Diminuindo a temperatura, o tempo no forno vai aumentar, mas o pãozinho ficará com a crosta mais firme e, assim, não deverá murchar.
Experimente e conte pra gente como ficou. Não desanime! Pão de queijo é tudo de bom.
Abraços, Ana e Helô
ola,
tem uma pergunta sobre o polvilho: de qual raiz vem o polvilho (doce e azedo)?
Moro fora do Brasil, posso substituir por tapioca?
obrigada
Paula, boa tarde!
O polvilho é extraído da mandioca, que fora do Brasil é conhecido por manioc, yuca, yam, cassava. Quando se rala a mandioca (com esse ralado é feita a farinha), então tudo é lavado e o líquido fica descansando. Ao final de um tempo, surge um placa branca no fundo do recipiente. O excedente de líquido é descartado quando o sedimento firma bem, endurece como se fosse cal, ele descansa mais umas horas, é quebrado e peneirado e esse é polvilho doce. Quando o polvilho fica secando mais tempo e começa a dar uma leve fermentada ele se transforma em polvilho azedo. Os dois são ótimos. O doce é mais suave e o azedo mais forte, dá pra preparar pão de queijo com qualquer um deles. O azedo, pela fermentação, faz com que o pão de queijo estufe mais. Fora do Brasil, muitas vezes ele aparece como tapioca flour.
Deve funcionar com tapioca (aquela usada para as tapiocas tipo crêpes). Depois conte como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Olá! Qual a diferença de fazer com água oi leite?
Cristiane, bom dia!
Com água a massa fica um pouco mais sequinha e com leite mais cremosa. Em casa, costumo fazer com água, mas experimente e depois conte para gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Olá Helo!!
Como faço para escolher qual queijo posso usar? Estou na Holanda…. posso usar Gouda? Os Suíços será que tbm posso usar? Obrigada!! 🙂
Mirian, boa tarde!
Procure um gouda um pouco mais curado, bom pra ralar (mas não seco como parmesão) e terá um pão de queijo maravilhoso e matará a sua vontade de pão de queijo.
Siga acompanhando o Na Cozinha da Helô e conte pra gente como aconteceram os seus testes.
Abraços, Ana e Heloisa
Sim retornarei!! Obrigada:))
Oi Helô
Muito boa tarde. Eu já conheço suas deliciosas receitas há muito tempo porque as encontro sempre no Estadão, em seu caderno Paladar, além de muitas vezes procurar por uma no Google e acabem sempre encontrando uma especial de sua autoria. Mas foi semana passada que vi menção específica ao seu blog no Paladar, quando publicou receitas de drinques juninos. Entrei no blog e estou viajando por ele e me deliciando com tudo o que há de bom e de bem apresentado, explicado. Ainda não cheguei ao fim, mas gostaria que desse uma olhadinha no texto da receita: “SHIMEJI DOURADO NA MANTEIGA COM SHOYU E CEBOLINHA”, porque tem um parágrafo que está meio confuso, embora não atrapalhe a compreensão da receita. Pena que eu resida fora de São Paulo e não possa desfrutar das guloseimas de “Lá da Venda”.
Parabéns e continue a nos brindar.
Um abraço do Antônio César
Antônio César, boa noite!
Sua mensagem alegrou o dia aqui na “cozinha da Helô”. Muito gostoso saber que as nossas receitas, histórias e fotos estão deixando a sua vida mais gostosa.
Muito obrigada pela “revisão” no texto do shimeji, o parágrafo estava totalmente truncado, não deu muito para entender o que aconteceu. Já está corrigido.
Conte sempre com a gente!
Abraços, Ana e Helô
Eu e minhas irmãs adoramos seu pão de queijo! Naturalmente cada um precisa adaptar conforme os ingredientes utilizados! Não sobra um no prato! Obrigada Helô!
Boa tarde!!
Muito obrigada pelo carinho, isso é muito importante pra gente, pois aqui tudo é feito com muito amor e muita dedicação.
A melhor receita é sempre aquela que passa a fazer parte da vida da gente e vai se adaptando aos gostos e às disponibilidades do momento.
Conte sempre com a gente!
Abraços, Ana e Helô
amo pão de queijo, sempre faço as receitas desse site.
Carla, boa tarde!!
Que gostoso saber que as nossas receitas já fazem parte da sua cozinha.
Siga com a gente, pois aqui não faltam receitas, histórias, dicas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Oi! Essa receita pode ser assada na máquina de waffle? Vi que vc tem uma outra receita mais líquida para esse propósito. Amo suas receitas! obrigada!
Edna, bom dia!
A gente não fez esse teste aqui, mas teoricamente a massa clássica não deve dar muito certo, pois é mais pesada, ele deve ficar massudo. Pra preparar o pão na máquina de waffle, a massa líquida com certeza funcionará melhor.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Asso os pães de queijo na temperatura mínima por mtas horas e mesmo assim ficam crus por dentro, o que pode ser?
Isabella, boa noite!
As receitas variam bastante e cada um gosta de um jeito. A gente costuma assar o pão de queijo em forno médio (180ºC) por uns 20 minutos (bolinha pequena) e até por uns 40 minutos pras bolas maiores. O pão de queijo assado no forno bem baixo costuma ficar com o miolo bem macio e puxa-puxa e com a casquinha mais grossa, mas isso costuma acontecer em não mais de uma hora. Quando ele leva tempo demais pra assar, a casca pode começar a ficar quebradiça e o interior mais borrachento. Será que a temperatura do forno não está baixa demais?
Conte com a gente e escreva de novo se precisar.
Abraços, Ana e Helô
Polvilho doce e fécula de mandioca( metade de cada) queijo Canastra, leite, ovos, margarina, água e sal.
Esta, assino embaixo!
Cristóvam, bom dia!
Pão de queijo é tudo de bom! A gente adora!
E o bom queijo é mesmo essencial.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Helô
Substituí a agua por leite e o óleo por manteiga, ficou maravilhoso. Rendeu muito, congelei as bolinhas. Obrigada pela receita super bem explicada
Maria Izabel, bom dia!
Que gostoso saber que você já preparou o pão de queijo e gostou. A receita dá certinho com água e manteiga e o pão de queijo fica irresistível. Agora, ele já faz parte da sua cozinha!
Continue aqui Na Cozinha da Helô.
Abraços, Helô
Sou mineira e adoro pão de queijo, sempre gosto de testar novas receitas, vou fazer sua com certeza.
Vilma, boa noite!
Espero que você goste. A receita é clássica. O importante é usar um bom queijo curado, um polvilho de verdade e ovo pra valer. Conte depois como ficou.
Abraços, Helô
feliz de saber que o site voltou!!!
Oi Fred, que gostoso saber! Sem vocês, o Na Cozinha da Helô não tem graça!
Abraços, Helô
Helô posso deixar essa massa pronta até quantos dias na geladeira?
Um abraço,amo suas receitas e quando crescer quero ser como você,fonte de inspiração…
Cleria, boa noite!
Muito obrigada pelo carinho! Mensagens como a sua sempre alegram o dia.
A massa fica perfeita por uns 3 dias na geladeira, depois começa a secar.
Você pode fazer as bolinhas e congelar, bem prático, e assar quando quiser.
Conte comigo e escreva quando quiser!
Abraço, Helô
Eu geralmente misturo meio a meio os polvilhos, e também bato a massa na batedeira, o que poupa as mãos. Agora com relação aos queijos sempre fico na duvida da proporção e que tipos funcionam melhor… agora já sei que devo priorizar queijos mais secos e firmes. Como moro no exterior, vou testar diferentes tipos. Talvez um parmesão ou pecorino como vc mencionou. Obrigada
Oi Gabby, bom dia!
Você está muito certa, com a batedeira usando pá/raquete o processo é bem mais simples e é assim que faço em casa. No texto, nem sei porque estava faltando a informação, na receita estava só batedeira, mas estou acrescentando que facilita.
Os queijos: você pode usar metade de um mais seco (como parmesão ou pecorino) e metade de um outro não muito pastoso, que derreta bem e seja bom de ralar.
Bj, Helô
Nossa! Vou fazer e tomara que fique bom.
Oi Rosângela, vai ficar sim! Depois me conta, beijo, Helô