RECEITA DE PÃO DE QUEIJO DE LIQUIDIFICADOR
Se você adora e não vive sem pão de queijo, como eu, acho que precisa dessa receita fácil, simples e rápida de liquidificador. Em menos de uma hora, e de um jeito fácil demais, a gente come um pão de queijo quentinho e gostoso.
Só separar os ingredientes, que são bem simples, bater tudo no liquidificador e finalizar no forno, no tostex ou na máquina de waffle, como eu costumo fazer.
Pelo menos uma vez por semana, eu sinto aquela vontade de comer pão de queijo que só vai embora quando sai uma fornada e como uns dois ou três.
Na maior parte das vezes, eu faço a minha receita de pão de queijo caseiro, aquele clássico mineiro que sempre agrada e acaba num minuto. É a receita que eu preparava no Lá da Venda.
Só que, apesar da receita tradicional ser simples de preparar, ela dá um trabalhinho, precisa de mais ou menos 1 hora pra fazer a massa e as bolinhas e de mais uns 30 minutos pra assar. E ainda tem o queijo, que tem que ser saboroso, pois se for meio sem graça o pão de queijo também fica assim, nem compensa o esforço.
Pra matar essa vontade de pão de queijo quando o tempo é curto e eu não tenho um bom queijo não se tem aquele queijo bem especial pra e ralar por perto, faço a receita de hoje com queijo ralado de pacotinho básico, desde que seja queijo.
Até a criança que nunca fez nada na cozinha consegue preparar a receita num piscar de olhos. Aliás, essa receita é super boa pra fazer com as crianças, tanto naquele dia de chuva, como pra incentivar o gosto pela cozinha.
É aquela receita perfeita pro café da manhã ou pro lanche de todo dia e que combina com café, chá e sucos variados.
INGREDIENTES SIMPLES
Os ingredientes são básicos, daqueles que quase todo mundo tem em casa e aparecem nas prateleiras de qualquer mercado. A lista de ingredientes é a mesma das receitas de pão de queijo:
- queijo ralado;
- ovo;
- óleo ;
- leite ou água;
- polvilho doce ou azedo;
- sal
Como sempre, a receita só fica gostosa com bons ingredientes e não dá pra fazer milagre.
Se o queijo for sem graça ou com sabor forte, amargo, rançoso, o pão de queijo também vai ser assim. É claro que com um queijo saboroso, como um bom mineiro meia-cura, tudo fica mais gostoso, mas essa receita funciona com um queijo ralado de pacotinho que tenha gosto de queijo. Também dá pra aproveitar aqueles restinhos de queijo que ficam pela geladeira e ralar.
O ovo dá sabor e estrutura ao pão de queijo (se for caipira, melhor). O óleo é fundamental pra textura do pão de queijo e a proporção dele aqui na receita funciona bem. Com menos óleo a massa fica dura e seca e com óleo em excesso a massa fica engordurada.
As receitas antigas pediam banha de porco, mas hoje quase todo mundo usa óleo vegetal. Eu costumo usar óleo de milho ou óleo de girassol, que são neutros, ou um óleo de soja delicado. Evito sempre aqueles óleos de soja que têm sabor e aroma fortes, pois eles passam isso tudo pra massa do pão de queijo.
A receita dá certo com leite ou com água, só usar o que se tem em casa. Eu uso leite quando quero um pão de queijo cremoso no miolo e água se quero um pão de queijo mais leve, vario bastante.
Sempre prefiro polvilho doce, que tem sabor mais delicado e combina com queijos mais fortes e bons de ralar, mas muita gente prefere pão de queijo com polvilho azedo ou faz uma mistura de doce e de azedo. O polvilho azedo dá um pão de queijo mais aerado e crescido.
O sal é a gosto e depende muito do queijo escolhido. Experimente o queijo e um tiquinho da massa crua pra testar.
Versão sem lactose
Notícia boa pra quem tem intolerância à lactose: como a receita funciona bem com água, é só escolher um queijo firme sem lactose (há variedades de parmesão, de queijo meia cura e de queijos de ovelha), preparar a massa, assar e matar a vontade de pão de queijo.
PREPARO PRÁTICO E FÁCIL
Pra fazer a massa, eu coloco o queijo, o ovo, o óleo, o leite ou a água, o polvilho e 1 colher (chá) de sal no liquidificador e bato até obter uma massa líquida e bem lisa. Sempre acerto o sal, que depende do queijo.
Agora vou te contar como eu preparo o pão de queijo pra servir!
Um dia, a gente estava na praia e resolvi preparar essa receita de liquidificador pra servir num lanche rápido. Untei as forminhas e fui ligar o forno pra assar. Só que percebi que estava sem gás e, claro, fiquei irritada, pois isso sempre acontece quando a gente está no meio de uma receita e as pessoas já estão esperando por ela.
Mas a vontade de pão de queijo era tão grande que resolvi bater a massa e pensar numa solução.
E não é que a solução apareceu como mágica? Olhei pra bancada da cozinha, bati os olhos na máquina elétrica de fazer waffles e tive certeza de que o pão de queijo viraria waffle de pão de queijo. Já fiquei imaginando aquele o pão de queijo com bastante casquinha e miolo macio puxa-puxa.
Untei os 2 lados das cavidades com um pouco de óleo, preenchi as partes de baixo com massa e fechei. Ums 5 minutos depois, a luz verde piscou avisando que o pão de queijo já estava pronto, eu abri a prensa e uau!!!!!!!! Encontrei um pão de queijo dourado e com casquinha dos dois lados e que parecia leve.
Soltei o pão de queijo da prensa, cortei um pedaço e senti a perfeição: dourado de um jeito uniforme, com um crocantezinho fime na superfície, puxa-puxa e miolo macio.
Em pouco tempo e de um jeito muito fácil, fiquei com 4 pães de queijo prontos pra servir. De lá pra cá, usei a máquina de waffles várias vezes e descobri que os que sobram ainda ficam bons no dia seguinte quando aquecidos na torradeira.
Qualquer waffleira simples funciona, basta seguir as instruções da cada marca.
PÃO DE QUEIJO NA PRENSA PRA TOSTEX
No outro dia, já com o gás funcionando, fiz o mesmo pão de queijo na prensa pra tostex e também ficou delicioso, só é preciso deixar de 2 a 3 minutos de um lado e depois virar pra cozinhar e dourar do outro lado.
A RECEITA DO PÃO DE QUEIJO EM FORMINHAS DE EMPADA
Independentemente dessas soluções alternativas como prensa de waffle ou de tostex, permanece infalível o método tradicional de assar a massa bem líquida em forminhas pra empada. Testei as possibilidades: forminhas de empada comuns, descartável de alumínio e de silicone.
A de silicone é a melhor, a massa não gruda mesmo, o pão de queijo sai da fôrminha só de olhar e não precisa untar.
As forminhas de alumínio, tanto as comuns, como as descartáveis, têm que ser bem untadas com óleo e polvilhadas com farinha de trigo. É estranho usar farinha de trigo nessa receita, mas só com óleo a massa gruda na fôrminha e com polvilha o pão de queijo vira uma cola, fica duro por fora e gruda.
No forno, tudo é rápido, 15 minutos a 180ºC (médio) pra conseguir pãezinhos crescidos e dourados por fora e macios por dentro.
RENDIMENTO
Dei uma ideia de rendimento, mas tudo depende do tamanho da prensa pra waffle ou do tostex que a gente vai usar pra preparar a receita. A massa rende uns 8 quadrados de tostex ou 4 discos de waffle de uns 16 cm ou umas 30 unidades em forminhas de empada).
A RECEITA DO PÃO DE QUEIJO TRADICIONAL
Se você ama pão de queijo e tem vontade de aprender a preparar o pão de queijo clássico, no vídeo eu explico tudo passo a passo:
Pra completar a mesa do café da manhã ou do lanche, que tal também preparar um bolo simples, também só de misturar, como um bolo de chocolate rapidinho, ou um bolo de cenoura, ou um bolo rápido de iogurte e limão , ou um brownie de chocolate simples, e, se bater um friozinho, um chocolate quente cremoso.
Pra completar a mesa do café da manhã ou do lanche, que tal também preparar um bolo simples, também só de misturar, como um bolo de chocolate rapidinho, ou um bolo de cenoura, ou um bolo rápido de iogurte e limão , ou um brownie de chocolate fácil e delicioso e, se bater um friozinho, um chocolate quente cremoso. Dá pra aquecer os pães de queijo que sobrarem na torradeira no dia seguinte.
INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
9 Comentários
Que delícia! Eu fiz essa receita fica muito bom!
Jane, boa tarde!
Delícia saber que deu certo.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Á para fazer na frigideira??
Mariana, boa tarde!
A gente não testou na frigideira. A massa é bem mole, como a de panqueca e talvez dê certo se você usar uma frigideira com revestimento anti-aderente e pequena pra evitar que ela se espalhe demais.
Abraços, Ana e Helô
Fiz com as crianças! Ficou incrível!
Fernanda, bom dia!
Que gostoso saber que vocês aproveitaram a receita de um jeito tão divertido e que ela agora já faz parte da cozinha da sua casa. Cozinhar com as crianças é sempre muito bom.
Continue aqui com a gente, pois histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas não faltam. Experimente preparar com eles a receita dos biscoitos claro e escuro (baunilha e chocolate), crianças costumam amar.
Abraços, Ana e Helô
Maravilha de receita, fiz para os netos e foi um sucesso
Oi meninas! Vou testar hoje,ainda que minha máquina para waffle é meio lerda pro meu gosto,mas vai que essa massa ela assa mais rápido.
Edilene, boa noite!
A gente espera que tenha dado certo. Algumas máquinas são mais lerdinhas mesmo… Como a massa do pão de queijo é leve, normalmente dá certo. Experimente também a receita do waffle muito leve, você vai gostar.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô