RECEITA DE PUDIM DE LARANJA
Um pudim de laranja bem cremoso, refrescante, lindo é sempre uma delícia e, como é simples de fazer, pode ser uma boa sobremesa pro dia a dia.
Mas ela também vai bem nos momentos especiais e é perfeito pra receber. Já servi pudim de laranja em dias de feijoada da minha casa, de pernil assado e perfumado de festa ou de um frango assado caprichado e bem delicioso e vários outros pratos brasileiros e sempre faz tanto sucesso que acaba num minuto. Aliás, é o tipo de sobremesa que tanto os adultos, como as crianças, adoram.
Pra fazer um pudim de laranja, a gente usa a mesma base do pudim de leite condensado, que todo mundo adora. É fácil de preparar, só seguir o passo a passo pra fazer um pudim perfeito.
OS INGREDIENTES DO PUDIM
Pra fazer pudim de laranja, a gente precisa de laranja com gosto de laranja e aroma de laranja. Parece até bobagem falar assim, mas as coisas andam meio estranhas e nem sempre têm o gosto e o sabor que deveriam ter, tem fruta que é até linda de olhar, mas é só.
Quer dizer, sempre bom ir atrás das laranjas num mercado, feira ou sacolão que trabalhe com frutas de qualidade. Quanto ao tipo, costumo usar pera, seleta ou bahia, a que estiver mais bonita e suculenta (sempre pergunto, não custa nada).
Os outros ingredientes são bem fáceis de providenciar, daqueles que a gente encontrar em qualquer mercado: açúcar pro caramelo, leite condensado (que pode ser sem lactose) e ovo.
A doçura do pudim pode mudar um pouquinho pela laranja e pelo ponto do caramelo e, por esses dois motivos, nem sempre os pudins ficam idênticos.
São 4 ovos pra 1 lata de leite condensado e 1 lata de suco de laranja pra quem vai medir na lata. Como a lata clássica tem 395g, mas hoje tem caixinha com quantidade menor, resolvi deixar também a medida em xícara: 1 e ½ xícara de leite condensado e 1 e ½ xícara de suco de laranja.
PUDIM CREMOSO OU COM FURINHOS
Depois vem a eterna polêmica entre pudim lisinho ou com furinhos e eu já falo que sou do time do pudim lisinho e bem cremoso.
Os furinhos, que fazem a alegria de muita gente acontecem pelo ar incorporado ao creme, quer dizer, quanto mais, com mais força e mais rapidez se movimenta o creme na hora de incorporar os ingredientes, mais ar, mais espuma e mais furinhos.
Ou seja, base cremosa batida no liquidificador, ou misturada com força com um batedor, fica cheia de bolhas e, no forno (180ºC), essas as bolhas estufam e ficam encapsuladas e viram furinhos. Quer furinhos? Bata bastante e asse a 180ºC (médio).
Quer pudim lisinho? Só misturar tudo numa tigela com muita delicadeza e assar a uns 160ºC (médio-baixo), quanto menos bolhinhas, mais cremosidade.
Mas dá pra misturar no liquidificador e conseguir um pudim liso? Dá, só deixar a mistura descansar por uns 15 minutos antes de usar ou passar pela peneira pra deixar a espuma pra trás ou sumir.
COMO FAZER UMA BOA CALDA DE CARAMELO
Eu sempre começo qualquer receita de pudim pela calda. O processo não é difícil, só pede cuidados, atenção, pois um segundo é o bastante pra perder o ponto, queimar e terminar com ele no lixo.
Importante lembrar que caramelo não é só cor, é sabor, cor e textura. Só com um douradinho o resultado é uma calda muito doce e sem gosto de caramelo.
No ponto certo o sabor de caramelo é delicioso e a cor é linda. E quando escurece demais o caramelo queima, tanto que saem até fumacinhas da panela, e amarga.
Assim que o caramelo chega ao ponto desejado, eu despejo numa fôrma média e básica de alumínio, que rende um pudim médio e suficiente pra servir umas 6 pessoas gulosas.
Não me preocupo em girar a fôrma pra espalhar, pois ficando no fundo ele naturalmente sobe e se espalha por igual.
Com o caramelo já na fôrma, eu ligo o forno e coloco a água pra ferver pro banho-maria, pois a água quente agiliza o processo no forno.
Também separo uma assadeira pra acomodar a água fervente e a fôrma do pudim e coloco na base da assadeira umas duas folhas de papel toalha. Isso evita que a água borbulhe, a fôrma chacoalhe e o pudim rache.
O PREPARO, O DESCANSO E A HORA DE SERVIR
O preparo da base do pudim é bem simples, só passar os ovos pela peneira pra deixar pra trás a película que deixa o sabor do ovo mais forte, depois misturar o leite condensado e o suco de laranja até incorporar. Ou, no caso do amor pelos furinhos, fazer como expliquei acima.
Então, só despejar a mistura na fôrma e levar ao forno (eu levo a 160ºC médio-baixo, ou a 180ºC pra quem ama furinhos).
No forno a uns 160ºC o pudim vai levar uns 50 minutos pra ficar levemente dourado por cima e com as laterais firmes, fazendo uma borda (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo). Se o forno for a uma temperatura ainda mais baixa (uns 140ºC), o pudim poderá ficar ainda mais cremoso, mas vai levar mais ou menos 1 hora pra assar. A uns 180ºC (médio) o pudim ficará pronto nos 35 minutos).
Só que pudim não é receita pra fazer e comer em seguida. Ele tem que amornar e depois descansar na geladeira por pelo menos umas 6 horas, ou até de véspera, pra desenformar direito e sem grandes riscos e ficar com a textura macia e perfeita.
Mas é bom saber que o pudim fica perfeito por uns 3 dias na geladeira e, por isso, é prático pra receber, só se programar.
Mas não dá pra arriscar com 3 horas? Dá, mas é um risco, e a textura do pudim novinho é bem menos emocionante.
Como eu sempre falo, sei que todo mundo sonha com aquele pudim lindo e perfeito no prato, mas acontece de quebrar na hora de desenformar e não é o fim do mundo.
Se isso acontecer, dá pra colocar colheradas com calda numa taça, que pode ser de cristal pra dar aquele ar ultra refinado, acrescentar umas fatias ou gomos de laranja e servir.
E vale a pena cortar gomos ou rodelas de laranja ao redor do pudim na hora de servir? Sim!!! Claro que eles enfeitam a receita, mas eles também deixam a sobremesa mais gostosa com o frescor da fruta. No vídeo que está no canal Na Cozinha da Helô do youtube eu ensino como cortar gomos lindos, vale conferir.
Outros pudins deliciosos que a gente tem por aqui: pudim de mandioca ou pudim de macaxeira, pudim de milho verde cremoso com leite condensado e pudim de brigadeiro mesmo.
Outros pudins deliciosos que a gente tem por aqui: pudim de mandioca ou pudim de macaxeira, pudim de milho verde cremoso com leite condensado e pudim de brigadeiro mesmo. O pudim fica mais gostoso tanto em sabor, como em textura, quando descansa por pelo menos 24 horas na geladeira (mas fica bem por até 3 dias).INGREDIENTES
Preparo
NOTAS