RECEITA DE PUDIM DE MANDIOCA
Quem gosta de pudim e gosta de mandioca vai amar a receita de hoje. É uma sobremesa bem brasileira e que aparece em vários cantos do Brasil, só o nome é que muda um pouco, em alguns lugares é pudim de mandioca, em outros é pudim de macaxeira e em outros é pudim de aipim.
Já servi como sobremesa de almoços e jantares com receitas brasileiras pra bastante gente de fora e sempre fez sucesso.
E ainda é uma sobremesa prática, que dá pra fazer com até 3 dias de antecedência, deixar na geladeira e só mesmo desenformar antes de servir.
Testei algumas versões e fiquei com a que é feita com mandioca cozida, raspas de limão, leite condensado, ovo e açúcar pro caramelo. Achei receitas antigas com leite e açúcar, mas a com leite condensado ficou mais gostosa.
Muita gente coloca coco ralado na massa, mas acabei deixando o coco de lado porque aqui Na Cozinha da Helô já tenho dois bolos de mandioca e o bombocado com mandioca e coco e decidi ficar com o limão pra variar. Mas, se quiser. só acrescentar 100 g de coco seco ralado à massa. Com pitadas de canela ou com 1 colher (chá) de essência de baunilha também fica bem gostoso.
A receita é fácil de fazer, coloquei como um pouco trabalhosa na hora de classificar porque, apesar da massa do pudim ser só de misturar, é preciso cozinhar a mandioca antes e isso leva um tempo. Além de cozinhar a mandioca, misturar a massa do pudim e fazer o caramelo, só assar e depois esperar.
Eu, sinceramente, acho que esperar o pudim descansar na geladeira, se possível até de véspera, é a fase mais difícil.
E já digo uma coisa, como ele é um pudim mais consistente pela mandioca, a grande polêmica de com ou sem furinhos aqui não é importante.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pra preparar o pudim de padaria é pequena:
- mandioca descascada e limpa;
- leite condensado;
- ovo;
- raspas de limão;
- açúcar.
O pulo do gato da receita é o ponto da mandioca cozida, que tem que ficar bem macia pra dar um pudim cremoso. Quando acontece da mandioca ficar dura, massuda ou vidrada, eu respiro, assumo que ela não vai servir pra fazer pudim, uso pra preparar um purê ou um pão e deixo o doce pra um outro dia.
Dá pra comprar a mandioca com casca e descascar em casa e dá pra usar a mandioca já descascada e limpa que a gente encontra em pacotinhos nas feiras, sacolões e mercados e facilita a vida, tanto faz.
Pra cozinhar, eu corto a mandioca em toletes de uns 3 cm, coloco numa panela com água até cobrir, aqueço e deixo no fogo até ficar muito macia, quase que se desfolhando. Pra testar, só espetar a pontinha da faca, que deve entrar e sair com facilidade.
O tempo exato é impossível de dizer. Uma boa mandioca cozinha em mais ou menos 45 minutos, até no máximo 1 hora. Mas pode ser um pouco menos ou um pouco mais, depende do tipo, da idade, do tamanho e do fogo. Quando quero adiantar a vida, cozinho a mandioca por 20 a 30 minutos na panela de pressão, contando o tempo a partir do momento em que ela começar a chiar.
Mais do que dar uma ideia de tempo, vale prestar atenção ao cheio delicioso de mandioca cozida que invade a cozinha que ela fica pronta. É o melhor sinal de que está na hora de testar o ponto de cozimento.
PREPARO
Comi vários pudins pra chegar ao pudim perfeito, quer dizer, cremoso e não massudo, e percebi que os pulos do gato são o ponto do cozimento da mandioca, que tem que ficar muito macia, e assar em banho-maria a 160ºC (médio-baixo). E, claro, caprichar no caramelo.
Depois de cozinhar a mandioca como expliquei logo acima, o preparo da massa do pudim é simples. Pedi 500 g de mandioca crua pra garantir 300 g de mandioca cozida (ou 2 xícaras de chá). Melhor cozinhar esses 500 g, separar o necessário pra receita e usar a que sobrar pra comer cozida ou preparar outra coisa,
Enquanto o forno aquece a 160ºC (médio-baixo), eu separo uma assadeira média pro banho-maria, coloco no fundo umas 2 ou 3 folhas de papel absorvente pra fôrma não pular e evitar que o pudim rache e fervo mais ou menos 1,5 L.
Pro caramelo, eu aqueço o açúcar numa panelinha e, movimentando a própria panela de vez em quando, sem precisar mexer com uma espátula, deixe no fogo até conseguir um caramelo bem dourado, nem claro demais, porque fica muito doce, sem o gosto e sem o aroma de caramelo, e nem escuro demais pra não amargar.
Em seguida, despejo o caramelo na fôrma escolhida e movimento de leve só pra cobrir o fundo.
Coloque os pedaços da mandioca já escorridos do líquido do cozimento no liquidificador, junto o leite condensado e os ovos e bato até obter um creme liso. Com uma espátula, misturo as raspas do limão e despejo na fôrma caramelizada.
Coloco a fôrma na assadeira com a água do banho-maria e asso por mais ou menos 50 minutos, até o pudim firmar e dourar (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Retiro o pudim do forno, deixo esfriar por uns 30 minutos e levo à geladeira por umas 6 horas, ou por até 3 dias, pra gelar e firmar.
Antes de servir, eu desenforme sobre um prato de bordas altas ou corto em pedaços e rego com um pouco do caramelo.
Aqui Na Cozinha da Helô a gente tem várias receitas gostosas de pudim: pudim de pão da minha bisavó, pudim de café com leite, pudim de doce de leite, pudim de tapioca e pudim de leite de antigamente.
Outras receitas de pudim aqui Na Cozinha da Helô: pudim de tapioca bem cremoso e brasileiro, pudim de claras, pudim de doce de leite cremoso e fácil e receita de pudim de café com leite. Pudim é receita pra fazer com antecedência, o tempo de descanso na geladeira é fundamental pra dar certo. Seis horas é o tempo mínimo, o ideal é preparar de véspera. E ele se conserva bem por até 3 dias na geladeira.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Helô suas receitas são maravilhosas, que Deus lhe muita saúde para vc compartilhar essas delícias sempre.
Deus lhe abençoe, e conserve esse seu coração imenso de grande.
Bjs.
Francisco, bom dia!
Que mensagem gostosa de receber, alegrou o meu dia! Obrigada e um abraço, Helô