RECEITA DE PAVLOVA DE FRUTAS
Quer saber como fazer pavlova de frutas vermelhas deliciosa e linda? Hoje a gente vai te ensinar. É uma sobremesa super tradicional na Austrália e na Nova Zelândia e que nasceu pra homenagear a bailarina Anna Pavlova que fez uma tournée por lá na década de 1920.
O sucesso do doce foi tamanho que a receita se espalhou e conquistou o mundo. Tudo isso porque, além de linda, a pavlova é aquele doce com contrastes perfeitos de sabor e de textura.
Arrasa sempre quando chega à mesa, as pessoas comem com os olhos e depois saboreiam mordida por mordida, sempre querendo mais.
INGREDIENTES E PREPARO
O segredo de como fazer um pavlova incrível é preparo cuidadoso de cada uma das 3 etapas da sobremesa.
A base do doce é um merengue firme que é espalhado numa assadeira, como se fosse um ninho, depois vai ao forno até ficar dourada e crocante por fora e puxa-puxa por dentro, e tem que esfriar até ficar em temperatura ambiente antes da montagem.
Na cavidade do merengue entram colheradas fartas de creme de leite em chantilly já docinho e perfumado com uma essência natural de baunilha. No post sobre o chantilly eu dou várias dicas sobre o preparo, acho que vai gostar.
Por cima do creme entram frutas maduras, frescas, perfumadas e lindas. As pavlovas clássicas levam uma camada generosa de frutas vermelhas, tanto um só ou uma combinação de quantas quiser.
A gente usou um mix de mirtilo, amora, framboesa e groselha da Berry House, mas poderia ter juntado morangos, ou trocado as frutas por, por exemplo, abacaxi, banana, manga, cítricos, kiwi, figos, pêssegos. Capriche na escolha das frutas, pois se estiverem sem graça o resultado da sobremesa deixará muito a desejar.
O preparo não é difícil, só um pouco trabalhoso, mas depois que se pega o jeito a sobremesa deixa de assustar.
A única etapa mais complexa é a do merengue. Pra conseguir um merengue firme e consistente o bastante pra dar estrutura ao doce, é preciso seguir a receita passo a passo.
Tem receita de merengue que leva só a clara em neve batida com açúcar comum até virar um suspiro bem lindo e consistente. Pesquisando muito, eu percebi que a maioria das receitas clássicas de pavlova pede um pouco de maisena pra deixar o merengue mais estruturado e é verdade.
A quantidade de açúcar não dá pra ser menor, pois o merengue precisa de estrutura. Também há quem faça use merengue, preparado com calda de açúcar, mas não precisa complicar.
Por último: a temperatura baixa do forno é o grande x da questão. Se o seu forno chegar a menos de 150ºC (baixo), ótimo, se for 160ºC (médio-baixo) também dá pra fazer, apenas o merengue vai dourar mais rápido por fora e ficará ainda mais puxa-puxa no meio. Só com temperatura baixa e constante a gente ao resultado perfeito, mas faça o que for possível.
O merengue puxa-puxa por dentro e crocante por fora da pavlova é o contrário do nosso suspirinho e dos discos de merengue usados pra montar sobremesas, que são sempre bem secos.
Os suspiros sequíssimos, que assam em forno bem baixo por muito tempo, ficam bem em potes fechados por vários dias, pois não há umidade.
A base da pavlova tem assar devagar, mas não o suficiente pra secar de vez e, por isso, continua úmida. Por isso, ela não se mantém crocante por muito tempo, ainda mais quando o calor e a umidade do ar são fortes.
O ideal é assar e servir no mesmo dia, mas dá pra preparar na véspera, deixar esfriar, guardar num pote muito bem fechado e fora da geladeira e montar o doce meia hora antes de servir.
O creme de leite em chantilly pode ser batido com umas 3 horas de antecedência, ir pra geladeira, receber uma mexida pra valer e firmar de novo.
A montagem tem que acontecer pouco tempo antes do doce ir à mesa, pois as frutas perdem o frescor, soltam caldinho que amolece o chantilly e também tinge o creme com os sucos coloridos, e o chantilly umedece o merengue. Quer dizer, sabor, frescor e texturas ficam muito comprometidos.
Agora que você sabe como fazer pavlova de frutas vermelhas, bora preparar uma?
IDEIAS
Outras sobremesas com frutas vermelhas que são deliciosas e lindas de morrer: tortinha de frutas vermelhas, torta gelada de amora e mirtilo, biscoito amanteigado com chantilly e frutas vermelhas e nougat glacé com calda de frutas vermelhas.
Merengue Creme chantilly e finalização Outras sobremesas com frutas vermelhas que são deliciosas e lindas de morrer: Tortinha de frutas vermelhas, torta gelada de amora e mirtilo, biscoito amanteigado com chantilly e frutas vermelhas e nougat glacé com calda de frutas vermelhas. Se quiser, faça 6 mini pavlovas pra servir porções individuais.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
3 Comentários
Olá, Helô!
Tudo bem?
Gostaria de saber se dá pra fazer uma receita e meia dessa pavlova?
Será pra 10 pessoas.
Se sim quanto tempo deixou?
Adriana, boa noite!
A gente não fez o teste assando uma receita e meia de uma vez. Talvez fique grande e, assim, não asse por igual.
Que tal preparar uma vez e meia e assa 2 médias? Certeza de funcionar.
A receita é deliciosa e linda!!
Não se esqueça de contar pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Boa noite!
Helô!
Obrigada pela dica!
Vou tentar fazer