RECEITA DE PEITO DE PERU COM TOQUE ORIENTAL
Quer variar e preparar o peito de peru assado com toque oriental no lugar da receita de sempre? A receita é simples de preparar e fica deliciosa e diferente. Eu, que adoro gengibre e leite de coco, gostei tanto da receita que já preparei muitas vezes fora das festas de fim de ano.
Acho bem estranho, mas gente de sobra diz que “precisa” preparar um peru lindo pra mesa do Natal ou do Ano Novo (ou Réveillon), mas que “peru é sem graça” ou que gosta “só do peito” ou que um só é pouco pra todo mundo.
Juro que eu não entendo esse “ter que ter peru” quando não se acha graça nele, pois o justo é preparar o que se gosta e deixar qualquer possível obrigação desnecessária de lado.
Mas quando a questão fica no gostar “só do peito” ou de um peito ser pouco, a solução é pra lá de simples, basta comprar só o peito e 1, 2, 3, tudo de acordo com o número de convidados.
Desse jeito, nada de coxas e de sobrecoxas indesejados e nada de horas e horas pra descongelar, marinar e assar uma ave inteira que não terá muitos adeptos.
Pensei na receita que vai aqui pra agradar quem diz que “só gosta de peito” e quem diz que “gosta de peito, mas não aguenta mais a receita de sempre”.
O fato é que, do jeito que está aqui na receita de hoje, o peito de peru ficou macio, suculento e saboroso.
Algumas mudanças
Decidi não preparar o peito inteiro porque cansei de ouvir que o peito inteiro simplesmente assado mais parecia um peito de frango gigante e, assim, teria jeito de prato de todo dia.
Assim, abrindo o peito como uma manta de espessura uniforme. Acertando o formado, recheando e enrolando como rocambole, a receita muda totalmente de cara. O peito de peru passa a ter ares de prato mais arrumado.
O recheio muda a cara de tudo, tanto em sabor, como em aroma, como em textura e como visual. A camadinha verde no meio da carne fica linda, dá vida à receita e ainda dá aquela pontinha de curiosidade, todo mundo quer saber o que é.
Como peito de peru é carne branca, de sabor suave e versátil como peito de frango, resolvi que, se era pra mudar, melhor mudar pra valer.
Deixei de lado a salsinha, o louro, o tomilho, o alecrim e o azeite mediterrâneos e fui pro mundo tropical, com alho, coentro, pimenta, leite de coco, que têm todo o frescor daqui e do sudeste asiático. E gostei bastante do resultado!!!
A receita – ingredientes e preparo
A lista de ingredientes é grandinha, mas tudo a gente encontra em qualquer mercado:
- peito de peru com pele e desossado
- cebola;
- alho;
- gengibre;
- pimentão vermelho;
- pimenta-dedo-de-moça ou pimenta-biquinho;
- açúcar mascavo;
- leite de coco;
- sal;
- limão;
- coentro;
- cebolinha;
- manjericão;
- óleo de gergelim;
- óleo vegetal.
Quanto ao peru, como eu disse quando dei receita do peru dourado com ervas, espero que, em breve, seja possível encontrar um mais natural, caipira, orgânico na essência e sem tempero.
Por enquanto, a solução continua sendo o peito de peru congelado e empacotado como uma bola.
Aliás, como ele vem congelado, é essencial pensar e retirar do freezer com umas 24 horas de antecedência pra descongelar na geladeira por umas 12 horas, então retemperar, enrolar, deixar marinando por umas 8 horas pra depois assar e servir (dá pra prolongar a marinada pra até 24 horas).
Quer dizer, se o peito de peru estiver descongelado, a receita fica pronta numas 12 horas.
Primeiro, eu retiro o peito de peru da embalagem, lavo, seco bem e descarto o termômetro e costuma vir espetado nele. Reservo a pele, que será usada pra cobrir o enrolado, deixando a carne mais macia e suculenta, além de ficar crocante e deliciosa).
Coloco o peito de peru com o lado da pele pra baixo sobre uma tábua e abro cada banda na cada banda na horizontal quase até a borda, mas sem dividir em filés e soltar de vez (a ideia é conseguir uma manta única) e bato com batedor pra acertar a espessura.
Pro recheio, eu bato tudo até conseguir uma pasta grossa (só o leite de coco que uso nessa etapa só metade). Lambuzo o peito com metade do tempero, enrolo como rocambole, acerto bem, cubro com a pele, amarro pra dar formato, passo pra assadeira já untada, cubro com o tempero restante, coloco papel alumínio por cima e geladeira por umas 12 horas.
Em seguida, eu asso o peito de peru por mais ou menos 2 horas até ficar bem dourado e macios. Faço um molhinho com o caldo da assadeira e o restante do leite de coco e o prato vai pra mesa.
Ficou diferente, tem tudo a ver com calor, sol e mar. Eu vou preparar pra ceia da passagem do ano.
Acompanhamentos
Pra acompanhar, que tal mudar de vez e servir um purê de mandioca? Pra quem, como eu, não abre mão de uma farofa, acho que a farofa de castanhas nossas é perfeita pra ocasião e uma salada de agrião e manga com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar resolve tudo (escolheria o clássico ou o oriental). O arroz pode ser simples, aquele arroz branco de todo dia.
Pra acompanhar, que tal mudar de vez e servir um purê de mandioca? Pra quem, como eu, não abre mão de uma farofa, acho que a farofa de castanhas nossas é perfeita pra ocasião e uma salada de agrião e manga com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar resolve tudo (escolheria o clássico ou o oriental). O arroz pode ser simples, aquele arroz branco de todo dia. Uma receita deliciosa e perfeita pra variar!!!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS