PASTA DE PIMENTÃO MUHAMARA
Pra mim, é pasta de frutas secas e romã ou pasta de pimentão, mas no mundo árabe ela é muhamara, muhammara, mohammara, mhammara e outras grafias mais. O que interessa é que eu adoro essa pasta escandalosamente saborosa e perfumada que aparece em mezzes pelo Mediterrâneo em versões mais pastosas ou pedaçudas, mas sempre agridoce e avermelhada.
A receita é perfeita pra receber, pois é só retirar da geladeira e servir, e faz bonito nas mesas de Natal e de ano novo. No ano novo, ela ainda deixa feliz o tanto de gente que vai atrás das romãs pra ter sorte.
Como acontece com qualquer receita regional e de cozinha rústica, os ingredientes variam um pouco e sempre um tem uma dica especial de preparo, mas a essência é a mesma.
As receitas de muhamara costumam levar pimentão vermelho, nozes, pistaches, pinoli, tomate maduro ou extrato de tomate, romã, pão amanhecido esfarelelado, alho, azeite e ervas e o preparo é sempre rápido e prático.
Vou te mostrar a minha versão dessa pasta tão incrível.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra receita que vai aqui a gente precisa de:
- nozes grosseiramente picadas;
- amêndoa torrada ou pistache sem casca;
- pão torrado esfarelado (intolerantes ao glúten e veganos podem escolher o pão);
- pimentão vermelho;
- cebola;
- uva passa;
- alho;
- limão;
- extrato de tomate;
- xarope de romã ou grenadine ou suco de romã;
- melaço de romã;
- romã madura;
- pimenta-síria;
- salsinha picada;
- hortelã;
- azeite de oliva;
- sal.
Achei versões tradicionais com nozes, pistaches, amêndoas e pinoli e todos são deliciosos. Como os pinoli andam com preços muito altos, eu tenho usado nozes de base e um tanto de amêndoa ou de pistache e, quando dá, acrescento só 1 colher (sopa) dos pinhõezinhos que têm sabor e textura gostosos demais.
A torrada tem se ser bem sequinha, pois serve pra ligar os ingredientes, mas não é pra virar papa. Dependendo do pão escolhido, a receita pode ficar sem lactose, sem glúten e vegana.
Cebola, alho, pimentão, pimenta-síria, sal, limão, azeite de oliva, salsinha e hortelã são fundamentais pra dar sabor, aroma e texturas variadas à pasta.
A romã entra na receita de 3 maneiras: com as sementes da fruta fresca bem madura, que são doce e lindas, com o extrato, que dá sabor, acidez e cor, e com o xarope, que parece groselha, que dá cor e adoça. Na falta do xarope, eu simplesmente aumento a quantidade de suco que escorre da fruta.
No post era uma vez uma romãnzeira eu falo bastante sobre romãs, conto histórias, dou dicas de como abrir, de tirar o suco e de como fazer um bom xarope concentrado em casa.
O extrato de tomate deixa a pasta de romã menos esfarelenta e mais fácil de servir, além de dar um sabor concentrado de tomate que contrasta bem com o agridoce dos outros ingredientes. Se preferir, substitua o extrato por 1 tomate bem maduro sem sementes bem picado ou por 1 tomate pelato.
O preparo da pasta de frutas secas e romã é simples demais e quase que só de misturar. Na verdade, a maioria das receitas pede mesmo pra colocar os ingredientes na tigela e misturar.
Eu faço uma etapa a mais, mas que mal leva 5 minutos pra acontecer: aqueço as frutas secas numa frigideira sem mais nada por nem 5 minutos, só até perfumar. A muhamara fica muito melhor e quase sem trabalho extra.
Quando isso acontece, passo os dois pra uma tigela, junto a torrada esfarelada, o pimentão, a cebola, a uva passa, o alho, o suco de limão, o extrato de tomate, o xarope e o melaço de romã, as sementes com o suco da romã, sal e a pimenta-síria. Aos pouquinhos, eu rego com azeite e misturo até conseguir uma farofa bem molhada. Acerte o sal e junto a salsinha e a hortelã.
Cubro com filme e levo a pasta pra geladeira pra descansar por pelo menos de 2 horas, ou por até uns dois dias antes de servir. Gosto de deixar descansar por pelo menos 24 horas, acho que é o tempo ideal pra conseguir que os ingredientes se mesclam e a pasta fica boa pra valer.
Dá pra servir a pasta com pão sírio, pão jornal, torradinha, como pacotinhos em folhas de alface, acompanhando salada e grelhados, com iogurte cremoso ao lado, enfim, super receita de verão.
Pra uma mezze irresistível, com pastas e miudezas deliciosas, você também pode preparar: coalhada seca em casa, homus de grão de bico delicioso, pasta de berinjela e romã, queijo chancliche em casa, charutinho de folha de uva delicioso e esfiha folhada caseira.
Outras receitas das 1001 noites pra montar a mezze: coalhada seca em casa, homus de grão de bico delicioso, pasta de berinjela e romã, queijo chancliche em casa e charutinho de folha de uva delicioso. Escolhendo o pão, a receita pode ficar sem glúten, sem lactose e veganaINGREDIENTES
Preparo
NOTAS