Receita de polvo à lagareiro português
Um bom polvo à lagareiro é sonho, eu amo. É a forma mais simples de se preparar, além do polvo a receita só pede sal, pimenta-do-reino, louro e azeite, muito azeite.
O nome vem do azeite, lagareiro quer dizer que a receita é feita como se faz no lagar, que é o nome português do local em que o azeite é produzido. Simples assim.
INGREDIENTES E PREPARO
Além do polvo preparado com aromatizantes, a receita leva bastante azeite, alho, louro e sal.
Como o polvo brilha sozinho no prato, a quantidade dele por porção tem que ser generosa. Pensando nuns ou 4 tentáculos por porção, o ideal é comprar 2 polvos de mais ou menos 1,2 kg cada um. Esses 2 polvos crus rendem mais ou menos 1 kg de polvo cozido.
A receita já começa com o polvo cozido, exatamente como ensinei no post adoro polvo! Com ele já cozido, saboroso, macio e limpo, o preparo fica simples e rápido, no máximo em meia hora já se tem a refeição à mesa.
Essa é a receita pra se usar o polvo inteiro ou em tentáculos grandes, como costumo fazer.
Quanto ao método, uns preparam tudo no forno, outros na frigideira e eu quase sempre fico com a frigideira.
Uso uma frigideira grande o bastante pra abrigar os tentáculos. Quando não tenho uma frigideira grande por perto, uso uma média e preparo o polvo em duas etapas.
Na hora de preparar, eu aqueço o azeite na frigideira e junto os dentes de alho e a folha de louro.
Espero mais ou menos um minuto, ou até perfumar bem, junto os tentáculos e um pouco de sal (o sal vai depender do polvo já cozido, que já estará um tanto salgado).
Deixo dourar de um lado por uns 10 minutos, ou até ficar bem tostadinho, viro e deixo dourar do outro lado.
Em seguida, só passar pra uma travessa e servir. Vai bem com salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar, arroz branco de todo dia e, como acontece com a maior parte das receitas portuguesas, com batata.
Algumas sugestões de receitas com batata: batatas ao murro com crosta dourada, batata estampada, purê de batata com azeite de oliva e ervas, batata cremosa de forno.
E se sobrar? Se sobrar, nada de grave, pelo contrário, só picar e usar num arroz de polvo provençal ou na salada de polvo com tomate, cebola e coentro
Receitas com batata pra acompanhar: batatas ao murro com crosta dourada, batata estampada, purê de batata com azeite de oliva e ervas, batata cremosa de forno. Com o polvo já cozido a receita fica pronta em meia hora.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS