RECEITA DE PUDIM DE GENGIBRE E CARAMELO
Bebel, esse pudim de gengibre com calda de caramelo é pra você, que adora tanto e não se esquece de um sticky toffee ginger pudding que a gente comeu numa ceia de Natal em Londres há uns 18 anos.
Pelo nome, a receita pode até parecer complicada, mas pelo contrário. Existem muitas versões do pudim, mas escolhi uma bem simples de fazer e que fica pronta em pouco tempo.
E como fica o pudim fica mais gostoso quando servido quente ou morno e ele dispensa repouso na geladeira, dá pra fazer e servir em seguida.
Uma sobremesa que fica pronta em mais ou menos 1 hora e deixa qualquer refeição de um dia mais frio muito especial.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- água fervente;
- tâmara sem caroço;
- farinha de trigo;
- bicarbonato de sódio;
- fermento em pó;
- gengibre em pó;
- gengibre fresco;
- canela em pó;
- noz-moscada;
- cravo em pó;
- 1 limão;
- açúcar mascavo;
- leite;
- manteiga;
- ovo;
- açúcar mascavo;
- creme de leite espesso (pode se de lata ou de caixinha).
O gengibre e as especiarias dão vida ao pudim e as tâmaras dão doçura e consistência a esse clássico inglês, mas de forma tão sutil que mesmo aqueles que juram não gostar delas mal percebem a sua presença.
O preparo do pudim é bem simples e dá tempo de fazer tudo enquanto o forno aquece o forno a 180ºC (médio).
Coloco no próprio copo de liquidificador a água fervente e a tâmara e deixe repousar por 10 minutos.
Enquanto isso, eu unto muito bem com manteiga uma fôrma média pra pudim. E numa tigela eu misturo a farinha, o bicarbonato, os gengibres em pó e fresco, a canela, a noz-moscada, o cravo e as raspas de limão e reservo.
Então coloco no liquidificador o açúcar, o leite, a manteiga e o ovo e bato até obter um creme grosso, mas ainda com pedacinhos. Passo pra tigela dos secos e misture até conseguir uma massa homogênea.
Transfiro a massa pra fôrma e asso por uns 40 minutos, até que esteja crescido, dourado, se soltando das laterais e firme (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Enquanto o pudim assa, eu preparo a calda. Coloco a manteiga e o açúcar mascavo numa panelinha e, mexendo sempre, deixo ferver por 1 minuto, até derreter e conseguir uma mistura cremosa e brilhante. Depois retiro do fogo e misturo o creme de leite.
Retiro o ginger pudding do forno, aguardo 5 minutos e desenformo sobre o prato de servir.
Com um palito, furo o pudim em vários pontos e rego com metade da calda, cuidando pra cobrir totalmente a superfície. E guardo a calda restante pra hora de servir.
Sirvo o pudim em seguida com a calda reservada, que é doce mesmo, mas fica perfeita com ele.
Como o pudim é muito simples de preparar, vale a pena fazer no mesmo dia e servir, mas dá pra preparar com até 2 dias de antecedência, guardar na geladeira e aquecer no micro-ondas por 2 a 3 minutos antes de servir.
Cozido no vapor ou em banho-maria o pudim fica macio e se assado diretamente no forno ele fica com mais jeito de bolo e eu prefiro assado. Apesar de assado o pudim até desenformar como um bolo, quando se incorpora a calda ele acaba ficando úmido e delicioso.
Outra receitas gostosas com gengibre: bolo de gengibre macio e perfumado, rocambole de doce de leite com gengibre e canela e biscoitos deliciosos de gengibre.
PUDIM CALDA FINALIZAÇÃO Outra receitas gostosas com gengibre: bolo de gengibre macio e perfumado, rocambole de doce de leite com gengibre e canela e biscoitos deliciosos de gengibre. Uma receita deliciosa pra servir como sobremesa num dia mais frio.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS