RECEITA DE TORTA DE CHOCOLATE COM CARAMELO
A torta de caramelo com chocolate deliciosa é aquela sobremesa que causa aquele uau quando chega à mesa. É linda, é sucesso na certa e, apesar de dar um trabalhinho pra fazer, pois a receita tem 3 etapas de preparo e uns descansos, ela não é difíci.
Se chocolate já é bom e caramelo também, quando estão juntos eles sempre arrasam.
A base da torta é uma massa crocante amanteigada com bastante gosto de chocolate, não é só cor de chocolate como acontece com muitas receitas por aí. O fundo da torta assa vazio, quer dizer, o caramelo e a ganache de chocolate não vão ao forno e vão prontos pra base da torta assada.
A primeira camada de recheio é um caramelo cremoso, preparado com creme de leite, leite, açúcar, glicose pra ajustar a textura, manteiga, baunilha e um pouco de flor de sal pra ressaltar o sabor do caramelo. E a segunda camada é uma ganache de chocolate simples.
Pra finalizar a torta, uma polvilhada de cacau em pó que dá sabor, aroma e dá um efeito aveludado lindo à sobremesa.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pra fazer a torta:
- farinha de trigo;
- açúcar;
- chocolate em pó;
- sal;
- fermento em pó;
- manteiga;
- ovo;
- creme de leite fresco;
- leite;
- glicose de milho;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?);
- flor de sal;
- chocolate meio amargo;
- cacau em pó ou chocolate em pó.
Pra massa, eu coloco a farinha, o açúcar, o chocolate em pó, o sal e o fermento numa tigela, junto a manteiga e esfarelo com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Junto o ovo e trabalho até conseguir uma massa macia e que se solte das mãos. Se for preciso, junto um pouquinho de água se estiver muito seca, ou de farinha se estiver pegajosa. Depois envolvo a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Abro a massa com um rolo até formar um disco de uns 28 cm, forro o fundo e as laterais de uma fôrma média de fundo removível (uns 22 cm de diâmetro), perfuro a base com um garfo pra evitar bolhas de ar e leve à geladeira por 10 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio).
Asso completamente o fundo da torta por uns 35 minutos, até que a massa esteja crocante e dourada. Como é chocolate, é preciso prestar muita atenção pra não deixar a massa passar do ponto, mas ela não pode também ficar mal assada.
Pra adiantar a vida, dá pra assar o fundo da torta com até 2 dias de antecedência, embrulhar em papel alumínio e deixar fora da geladeira pra rechear no dia de servir.
Enquanto a massa esfria, eu preparo o caramelo. Numa panela média, aqueço o creme de leite, o leite, o açúcar, a glicose, a manteiga, a essência de baunilha e o sal, misturando só até dissolver. Deixo ferver por mais ou menos 25 minutos, até surgirem bolhas grandes e brilhantes e o caramelo chegar a um ponto de bala que comece a firmar.
Pra testar, eu coloco um pouco de água gelada num copo, despeje 1 colher (chá) do caramelo na água e aperto com a ponta dos dedos. Se consigo moldar uma uma bolinha macia, que não se desmanche, mas também que não seja dura, como uma bala, retiro do fogo e despejo ele ainda quente no fundo da torta. Se for preciso, deixo mais um minuto no fogo, ou junto um tiquinho de leite pra ajustar o ponto.
Levo a torta com o caramelo à geladeira pra começar a firmar no máximo por uns 15 minutos. Se ele endurecer pra valer, além de perder a cremosidade e virar bala, o chocolate não vai grudar e as camadas vão se separar na hora de servir.
Enquanto o caramelo cozinha, eu preparo o recheio de chocolate, que é uma ganache de chocolate básica. Coloco o chocolate numa tigela limpa e seca. Numa panelinha, aqueço o creme de leite, espero ferver e despejo sobre o chocolate. Misturo com um batedor de arame até obter um creme liso e deixo amornar por uns 15 minutos.
Despejo a ganache ainda morna sobre a camada de caramelo e volto com a torta à geladeira por 15 minutos pra firmar. Então retiro a torta da geladeira e deixo chegar à temperatura ambiente, polvilho com o cacau em pó pra conseguir o efeito acamurçado lindo e sirvo a torta.
É importante só polvilhar com o cacau quando a torta não estive mais gelada pra não melar. Mas se, depois de um tempo, ainda que no dia seguinte, o acamurçado umedecer e sumir, basta peneirar mais uma camada de cacau em pó.
A torta se conserva bem fora da geladeira por umas 12 horas. Quando quero adiantar a vida, eu preparo a torta na véspera, deixo na geladeira e retiro umas 2 horas antes de servir pra que ela volte à temperatura ambiente. Na hora de servir, desenformo e polvilho com o cacau.
Outras receitas especiais com chocolate: torta macia e deliciosa de chocolate, bolo de chocolate de festa, financiers com pedacinhos de chocolate e ganache e chocolate quente cremoso.
Massa Caramelo e começo da montagem Ganache Outras receitas especiais com chocolate: Torta macia e deliciosa de chocolate, bolo de chocolate de festa, financiers com pedacinhos de chocolate e ganache e chocolate quente cremoso. Depois de despejar o caramelo quente no funda da torta já pronto, leve à geladeira por 15 minutos, só mesmo pra começar a firmar e cubra com a ganache. Se o caramelo esfriar e firmar demais, o chocolate não gruda e as camadas de caramelo e de chocolate vão se separar na hora de fatiar.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
9 Comentários
Porque é tão difícil encontrar site com bons conteúdos como esse. Parabens pelo site. Adorei
Eu amo esse blog!! Já amava seus livros, o blog foi encontro recente estou encantada com o conteúdo.
Você me inspira. Parabéns
Oi, Edinelia! Obrigada pela mensagem e seja sempre bem vinda ao site! bjs
excelente blog, sempre estou por aqui fazendo uma visita,
aqui sempre encontro ideias muito boa.
Carla, bom dia!
Que delícia de mensagem!! Obrigada pelo carinho!
Siga aqui na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Bom diq Heloisa! Adoro seus livros e seu blog! Amo receitas! Gostaria de tirar uma dúvida, por gentileza. Já fiz essa torta mais de uma vez e na última o caramelo virou bala…. Relendo seus comentários vi que fala que após colocar a ganache devemos levar à geladeira, mas não mais que 15 min pro caramelo não virar bala. Porém, você também fala que posso preparar de véspera e tirar 2h antes. Fiquei na dúvida…. não vai virar bala se eu deixar dormir na geladeira? Porque da outra vez levei e deu certo.
Isadora, bom dia!
Com certeza, a questão está no ponto do caramelo, que deve ter firmado muito e logo virou bala. Se ele for retirado do fogo um pouco antes, ele continuará macio mesmo na geladeira por 24 horas. Da primeira vez você, com certeza, deixou o caramelo mais maleável.
Conte com a gente e siga aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Muito obrigada pela informação.
Bom dia Helô!!
Que torta linda, além de deliciosa. Eu coloquei mel pra completar a quantidade de Karo, pois só tinha um restinho aqui, o pontdeu certo, mas acharam muito doce, eu posso substituir por inteiro o Karo por mel, e reduzir o açúcar???
Obrigada, sua eterna fã