RECEITA DE ROSBIFE
Hoje vou ensinar como fazer um rosbife simples como deve ser. Será um rosbife dourado e até meio crocantezinho por fora, com uma camada fina com jeito de carne assada perto da borda e que vai ficando rosa, mais rosa e avermelhando quando chega ao centro, que é saboroso, úmido e não seco esturricado e sem graça. Ele é o rosbife com R maiúsculo.
Quando eu era pequena, já adorava ir a um dos restaurantes alemães de Moema só pra comer rosbife com salada de batatas (o do Bismarck era ótimo, mas quase todos alemães da região tinham boas versões).
Com o tempo, passei a experimentar rosbifes pelo mundo e comi excelentes em brasseries na França, em cervejarias na Alemanha e nos restaurantes dos países escandinavos que adoram colocar fatias quando preparam os smörrebröd, aqueles sanduíches abertos maravilhoso.
Só não dá mesmo é pra comprar aqueles assados cinzentos e secos que muitas padarias e lojas de frios vendem como “rosbife”, fico revoltada só de olhar.
Como ele é prático, pois não só pode, como deve ser preparado com antecedência pra ter tempo de firmar na geladeira e dar pra cortar bem fininho, é perfeito pra lanches, refeições de verão e casa cheia de gente.
Como cortar em fatias finas com uma faca bem afiada pede um pouco de prática, às vezes vale a pena correr até a padaria mais próxima e pedir pra fatiar no fatiador de frios.
Qual carne escolher?
Dá pra preparar rosbife com vários cortes bovinos, mas eu quase sempre fico com um pedaço médio de lagarto, ou de miolo de alcatra, de contra-filé limpíssimo e sem a capa de gordura, de uma maminha não muito grande e até daquela ponta mais larga do filé-mignon.
De todos os cortes, eu costumo escolher o lagarto, que dá um rosbife ótimo, tem custo razoável e rende bastante,
Além da carne, a receita pede só vinho branco, sal e pimenta-do-reino.
Passo a passo
Faço sempre da mesma forma, começo aquecendo o forno a 220ºC (bem alto) e, ao mesmo tempo, aqueço no fogo uma frigideira, ou uma assadeira, que também vá ao forno, e vazia, pois ela precisa estar muito quente na hora de colocar a carne e o óleo pode queimar.
Quando a frigideira esquenta, junto um fio de óleo e a carne e douro muito bem de todos os lados, até formar uma casquinha escura e aí forno. Pra aproveitar todo o sabor que fica na frigideira, ainda com fogo bem forte, acrescente o vinho ou a água e deixe ferver por uns 2 minutos, até secar.
No forno
A passagem do rosbife pelo forno tem que ser rápida, não é pra assar pra valer, já que pra ser rosbife carne tem que ficar mal passada.
Não dá pra dar o tempo exato porque cada corte tem o seu formato, a sua espessura e sua textura, mas pegando o jeito a gente vai acertando o ponto. Nada de pressa, nem de desespero se os primeiros não ficarem perfeitos, tudo se ajeita.
Tanto o filé-mignon, que é fino, como o miolo de alcatra, que é mais roliço, como a maminha, que é mais achatada, são cortes macios por natureza e ficam prontos em pouco tempo.
Já o lagarto, que é sempre mais firme e costuma ser bem largo, leva uns minutos a mais pra ficar bom.
Só pra dar uma ideia dos tempos e dos pontos:
- Pra conseguir um rosbife que seja realmente “rosbife”, quer dizer, mal passado, a carne leva de 10 a 15 minutos no forno. Nesse ponto, apertando bem no centro com a ponta do dedo, a gente sente que a carne está bem molinha.
- Se for “ao ponto”, o tempo de forno sobe pra 15 a 20 minutos. A carne começa a enrijecer, mas ainda estará macia).
- Pra bem passado o tempo pode chegar a 30 minutos, a carne está bem firme ao toque quase cinzenta por dentro, no máximo com um leve rosado.
Saindo do forno, eu passo a carne pra um prato e deixe amornar por uns 30 minutos, mas virando algumas vezes pra que os sucos da carne fiquem bem distribuídos.
Em seguida, eu levo o rosbife pra geladeira pra esfriar e firmar de 6 e até por 24 horas antes de fatiar. Esse repouso é fundamental pra conseguir um rosbife perfeito.
Quando quero servir um almoço ou um jantar mais descontraído e tudo a ver com um dia quente, vira e mexe eu escolho esse rosbife e sirvo com salada francesa de batata, conserva de pepino de bistrô ou cornichons, com um molhinho vinagrete, com tzatziki ou pasta grega de pepino e iogurte, com pão francês ou com bisnaguinhas muito fofas em casa ou com pão integral dinamarquês ou rugbrød.
Um bom rosbife merece uma boa mostarda, portanto capriche com Dijons simples, escura, com mel, ancienne, ou prepare a sua mostarda caseira com mel.
O rosbife vai bem com salada francesa de batata, conserva de pepino de bistrô ou cornichons, com tzatziki ou pasta grega de pepino e iogurte, pão integral dinamarquês ou rugbrød e mostarda caseira com mel. Dá pra preparar rosbife com vários cortes bovinos, mas eu quase sempre fico com um pedaço médio de lagarto, ou de miolo de alcatra, de contra-filé limpíssimo e sem a capa de gordura, de uma maminha não muito grande e até daquela ponta mais larga do filé-mignon.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
33 Comentários
EXCELENTE RECEITA FÁCIL, PRÁTICA E RÁPIDA COM TALENTO NA SALADA DE BATATA FICA IMBATÍVEL
Uma super combinação, né Marina! Beijos
Amei!!!!!! Tão simples e tão gostoso. Receita que procurava a muito tempo. Muito fácil de fazer. Parabéns!!!!!
Oi, Ivanise! Adorei saber que gostou da receita e encontrou o que procurava! Sempre falo que rosbife não é difícil de fazer como as pessoas pensam. Bjs
Olá! Tenho uma duvida:
Qdo coloco na geladeira ele deve estar embalado ou em algum recipiente?
Oi, Sergio! Pode embrulhar em filme ou colocar num refratário e cobrir como quiser. Só é sempre importante proteger os alimentos na geladeira. bjs
Qdo vai ao forno , deve se cobri lá com papel alumínio?
Oi, Zita! Não precisa cobrir, pois é rápido e não juntar vapor e mudar o sabor e textura do rosbife. bjs
Cheguei tarde, mas ainda vou fazer, mas não vou deixar 24hs. A ideia é muito boa, adoro rosbife
Oi, Adineide! Pode comer em menos tempo, mas com descanso de 24h fica melhor. Bjs
Gosto dele quentinho rs
Oi, Madalena! Ele é bom de todos os jeitos! bjs
Depois qu sair da geladeira pode esquentar?
Oi, Carmem! Como é uma receita tradicionalmente servida fria ou em temperatura ambiente e tem ponto rosado, ele não fica tão bom e no ponto quando aquecido. bjs
Heloisa, depois de fatiado dura quantos dias na geladeira ? Pode ser congelado?
Oi, Fatima! Melhor congelar por inteiro, fazer isso depois de cortado fica ruim. Bjs
No texto vc fala do forno a 220ºC e no video está 180ºC, também no texto não tem vinho, a carne é selada e assada e no vídeo vai um vinho pra reduzir, fiquei confusa, são duas receitas distintas?
Oi, Aline! Na verdade, o vinho é pra ajudar a fazer um molhinho e não tinha escrito isso na receita, que escrevi bem antes. Fiz o vídeo e esqueci de alterar. Obrigada pelo toque e já vou alterar! Quanto a temperatura, tem que ser alta. Na primeira versão me baseei no forno de casa, só que no vídeo acabei colocando 180 graus porque conclui que a maioria dos fornos diz 180, mas quando se mede com termômetro aparece sempre um pouco mais. Espero ter ajudado! bjs
Olá, se a peça do lagarto for grande. O processo funcionará também?
Erika, boa noite! Funciona sim, só o tempo de forno é que pode ser um pouco maior. É muito difícil prever tempos com exatidão, pois as peças de carne são diferentes (os diâmetros variam enormemente), os materiais usados nas panelas ou assadeiras transmitem calor de jeitos também diferentes e, principalmente, cada forno é um forno. Importantíssimo sempre é aquecer bem o forno antes de usar. Depois me conte como ficou! Abraços, Helô
Rosbife feito “ao pé da letra”, com uma peça de lagarto e tempo de 12 horas na geladeira, quando pronto, 20 minutos no forno. Saboroso, perfumado, com gosto de comida caseira, que chama para a cozinha e dá vontade de “beliscar”. Aqui, agora, quando a imaginação falha, “vai na cozinha da Helô” é o conselho e o trivial vira “luxo”. Parabéns, fã do pão ontem, ora também do rosbife, esse site como o céu “não tem limite”.
Magnus, bom dia!
Você deixou o dia aqui Na cozinha da Helô muito mais feliz. Tudo aqui é feito com muito carinho e dedicação e reconhecimentos como o seu são o nosso maior incentivo.
Bom saber que o pão e o rosbife já entraram pra lista das receitas do seu dia a dia.
Conte sempre com a gente. Abraços, Ana e Helô
Oi Helô, adoro suas receitas, tudo tão bem explicado. Gratidão. Nessa receita específica, fico com dúvida quanto o armazenamento depois de pronto. Pode me ajudar?
Letícia, boa tarde!
Depois de pronto você pode colocar o rosbife num refratário, pois ele pode soltar um pouco dos sucos da carne, cobrir com filme e deixar na geladeira por até 3 dias.
Conte sempre com a gente e continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Amanda, obrigada!
Olá, tudo bem? Fiz rosbife e a salada de batatas ficou um espetáculo! Obrigada!
Mas tenho uma dúvida: dá para congelar? Somos apenas meu marido e eu e é muito!
Muito obrigada!
Margareth
Oi Margareth, desculpas pela demora, mas tive um evento fora de São Paulo e foi bem corrido, só agora estou conseguindo responder.
Bom saber que vocês gostaram das receitas.
A salada não congela bem, batata cozinha é bem instável, perde a textura e o sabor muda bastante.
O rosbife pode sim. Mas tb é bom saber que se a temperatura da geladeira estiver baixa, quer dizer, bem fria, o rosbife pode durar 1 semana.
E a salada dura uns 3 dias.
Conte sempre comigo, abraços, Helô
Olá Helô
Estava querendo mesmo uma receita confiável de rosbife. Vou fazer. Preciso dizer que quando me casei ganhei o seu livro e depois comprei o segundo. Adoro receber amigos e família em casa e nossos almoços ou jantares são geralmente para 12 pessoas, exceto Natal, que passam dos 30. Seus livros me acompanham nesses encontros há quase 20 anos, fazia de primeira sem testar e sempre o resultado foi muito elogiado e os cardápios bem variados. Sou muito fã de suas receitas, da clareza e informações que você passa e principalmente o carinho que você transmite e que multiplico por aqui. Agora encontrei seu site e adorei também. Um grande abraço e muito obrigada.
Ana Maria, bom dia!
Que delícia receber uma mensagem como a sua!!! Alegra o dia e dá mais sentido a tudo o que faço, gosto e sei fazer nessa vida. Adoro estudar, pesquisar, testar, cozinhar muito, escrever e ensinar o que sei sem segredos, mostrando tudo com muita atenção, carinho e respeito por quem vai ler e aproveitar o conteúdo.
Fico muito feliz por saber que as minhas receitas já passaram a ser companhias dos seus momento com pessoas queridas.
Conte sempre comigo, beijo, Helô
Sempre que estou em Sampa vou ao Winduk saborear o delicioso rosbife.
Oi Marcía! O rosbife era mesmo muito bom, não como há um tempo, mas deu saudade!
Beijo, Helô
Há tempos, eu queria uma boa receita de rosbife! Vou fazer com certeza! Amo suas receitas, seus livros!,
Núbia, boa noite!
Muito obrigada pelo carinho, fiquei feliz!
Depois me conta, beijo, Helô