RECEITA SIMPLES E DELICIOSA DE SALMÃO ASSADO COM LARANJA
Penso nessa receita de salmão assado com ervas e laranja sempre que quero preparar um prato delicioso, que causa um uau daqueles e ainda é bem simples de preparar.
Parece difícil, mas juro de pés juntos que é ultra simples e todo mundo que gosta de salmão, ou de peixes em geral, pode e consegue fazer em casa. Aliás, qualquer peixe branco com textura mais firme pode ser preparado da mesma maneira.
Eu queria uma receita que ficasse linda, com um colorido delicado, que fosse bem fácil de fazer e prática, daquelas que ficam quase prontas com antecedência, só precisando do forno antes de ir à mesa. E que ainda fosse perfeita sempre, pro dia a dia e pros momentos especiais, quer dizer, receita do tipo sobrevivendo na cozinha total.
O passo a passo
Precisava de um cítrico pra contrastar com a textura e o sabor do salmão, mas não queria usar limão, e decidi usar as 2 laranjas que estavam na gaveta da geladeira.
Decidi, então, usar o suco da maior parte das laranjas pra temperar o peixe a parte restante, cortada em fatias e, depois, ainda pela metade, não só pra dar sabor e aroma, como também pra deixar tudo ainda mais bonito.
Em casa, eu tinha salsinha, coentro e cebolinha, mas como os ramos da salsinha estavam mais bonitos e ela costuma agradar a maioria das pessoas, decidi pela salsinha, mas na impede que se use um mix de ervas ou apenas uma outra. Liberdade total.
Pra facilitar a vida e deixar o peixe saboroso, mas sem ficar forte, resolvi temperar o peixe direto no papel alumínio que separei pra forrar a assadeira e servir como um pacote. Preparado no pacote, a concentração de sabores e os aromas fica maior e tudo cozinha de um jeito delicado.
Depois de montar tudo no pacote e eu fechei bem e levei o pacote, já na própria assadeira, à geladeira pra marinar nesse tempero por pelo menos 6 e até por 12 horas (o meu dormiu na geladeira).
Uma hora antes do almoço, retirei a assadeira da geladeira, assei no forno médio por uns 20 minutos, até o peixe cozinhar, mas sem dourar, abri o pacote pra deixar o peixe aparente e voltei ao forno pra dourar de leve, só com um caramelizo e uma casquinha suaves.
Acompanhamentos
Servi em seguida, na própria assadeira, envolvida por um pano de prato bonito, coloquei ao lado uma tigela de arroz branco de todo dia, uma com purê de batata simples e uma salada de folhas já temperada com um dos nossos molhos de salada. Com purê de batata com azeite de oliva e ervas, brócolis pra todo dia e vagem na manteiga o salmão também fica muito bom.
Como achei que o meu precisava de um pouquinho mais de sal, salpiquei tudo com um tico de flor de sal. Simples assim e todos adoraram.
Ideias pra acompanhar: arroz branco de todo dia, purê de batata simples, purê de batata com azeite de oliva e ervas, brócolis pra todo dia e vagem na manteiga. Usei salmão, mas a receita fica deliciosa com qualquer peixe branco mais firme. A receita é prática, dá pra deixar tudo montado na geladeira e assar antes de servir.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Ficou maravilhoso! Só deu uma amargada com as fatias de laranja sobre o peixe mas nada que fosse relevante. Delicioso!
Mariana, bom dia!
Desculpe mais uma vez pela demora na resposta.
Delicioso saber que você gostou tanto da receita, que acho o resultado maravilhoso. Laranjas, como todas as frutas, são imprevisíveis. Da próxima vez, corte rodelas muito finas, pois a quantidade de casca diminui, diminuindo também a possibilidade de amargar.
Abraços, Ana e Helô