Receita de torta de espinafre
Essa torta de espinafre com farofa crocante é deliciosa e faz parte da lista das minhas receitas preferidas.
Ela é saborosa, perfumada, vai bem no dia a dia e nos momentos especiais, pode ser prato principal e acompanhamento e agrada quem simplesmente gosta ou vive de verduras e até mesmo quem diz que não é lá muito fã dos verdes.
É pura cozinha rústica, o tipo de cozinha que mais tem a ver com o meu jeito de ser e de viver. Uma receita vegetariana que é deliciosa demais.
A Helô e as suas tortas
Pensei na receita quando preparei uma aula só de tortas salgadas bem no início do Atelier Gourmand, acho que no começo de 2000.
Eu queria uma torta de verdura, mas fugindo da escarola, que já aparecia em pizzas e recheios variados. Fiquei entre brócolis e espinafre, pois adoro os dois, e acabei escolhendo o segundo.
Decidi refogar o espinafre no azeite com cebola e alho. Depois juntei uva-passa, que além do requinte dá um leve adocicado ao recheio, e acrescentei o creme e parte do queijo pra dar sabor e cremosidade.
Pra dar textura ao recheio, cobri o creme de espinafre com uma farofa grossa de pão, alho, parmesão, salsinha e castanhas, outra preparação muito simples que eu adoro e uso em muitas receitas.
Eu me lembro dos alunos encantados com a torta, que além de gostosa, era diferente “das de sempre”, e das mensagens dos leitores que viram a torta em várias matérias e amaram. Já fiz a mesma torta com brócolis e com escarola e também ficaram deliciosas.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- farinha de trigo;
- manteiga;
- ovo;
- sal;
- espinafre;
- cebola;
- alho;
- uva-passa;
- creme de leite;
- queijo parmesão ralado;
- pão esfarelado;
- salsinha;
- castanhas variadas;
- azeite de oliva;
- pimenta-do-reino.
Na hora de preparar a torta, eu começo pela massa. Numa tigela, eu misturo a farinha, o sal e a manteiga até conseguir uma farofa, depois junto a gema e trabalho até conseguir uma bola macia e que se solte das mãos.
Quando a massa fica muito úmida ou muito seca eu ajusto a consistência com polvilhadas de farinha ou pouquinhos de água (1 ou 2 colheres de sopa de água gelada no máximo).
Depois, embrulho a massa em filme plástico e levo à geladeira por uns 15 minutos, ou por até 2 dias.
Pro recheio, eu refogo o espinafre com a cebola e uma parte do alho, depois junto as passas, o creme de leite, deixo ferver até encorpar, temperando com sal e pimenta.
Como o recheio precisa estar frio na hora de montar a torta, eu levo à geladeira se quero agilizar o processo.
Então faço a farofa crocante que vai por cima do espinafre e dá a crosta irresistível à torta. Primeiro, eu misturo o pão, o restante do alho e do parmesão, a salsinha, sal e pimenta. Em seguida, rego com azeite e esfarelo até obter uma farofa soltinha, depois acrescento as castanhas.
Na hora de montar, eu abro a massa com um rolo, forro uma fôrma média de fundo removível (uns 22cm de diâmetro, ou use 6 forminhas individuais pra tartellete), espalho por cima o recheio de espinafre e cubro com a farofa de pão.
Levo a torta crua pra geladeira por uns 15 minutos, enquanto o forno aquece a uns 180ºC (médio).
Asso a torta por mais ou menos 45 minutos, até que a massa esteja crocante e dourada de todos os lados e se soltando das laterais e o recheio esteja firme e também dourado.
Retiro a torta do forno, deixo amornar por uns 10 minutos, desenformo sobre o prato de servir e levo à mesa.
A torta de espinafre rústica fica linda numa cesta de piquenique e tem tudo a ver com uma refeição ao ar livre.
Pra quem adora espinafre, aqui também tem: bolo salgado de cogumelos, espinafre e bacon, suflê de espinafre saboroso e o recheio indiano de espinafre com especiarias e castanha pra usar em pastéis, tortas e pra comer com uma colherada de arroz branco de todo dia.
Uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada completa a refeição.
MASSA RECHEIO MONTAGEM E ASSAR Pra quem adora espinafre, aqui também tem: bolo salgado de cogumelos, espinafre e bacon, suflê de espinafre saboroso e o recheio indiano de espinafre com especiarias e castanha pra usar em pastéis, tortas e pra comer com uma colherada de arroz branco de todo dia. A torta vai bem no almoço, no jantar, no lanche, no piquenique e também num brunch.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
5 Comentários
Adorei a receita.
Muito obrigada.
Julia, boa tarde!
A gente adora essa torta, que bom que você gostou.
Abraços, Ana e Helô
Oi, Helô! Boa tarde! Não precisa pré assar a massa? Obrigada!
Adoro essa torta, muito saborosa aqui em casa todo mundo ama!
Vitória, boa noite!
Que delícia saber que vocês adoraram a torta de espinafre e que ela já faz parte da sua cozinha. A gente também ama essa receita.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, fotos e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô