RECEITA DE TORTA DE TOMATE E CEBOLA CARAMELIZADA
Hoje eu vou te ensinar como preparar a torta rústica de tomate com cebola caramelizada da Helô.
É uma torta diferente, com massa de torta verde pelas ervas e recheio muito saboroso e perfumado. Uma receita de cozinha rústica, despretensiosa, colorida e cheia de textura, do jeito que eu gosto. Ela fica como uma crostata italiana, que pode ser doce com frutas ou salgada, ou como uma galette francesa.
Essa torta de tomate e cebola caramelizada deliciosa faz parte da minha vida há uns vinte e cinco anos e eu adoro demais.
Já fiz a receita nem sei quantas mil vezes, ensinei numa das minhas primeiras aulas no Atelier Gourmand, acho que ainda em 1999. Era um jantar vegetariano de verão e todo mundo amou.
Os alunos gostaram tanto que escolhi a receita pra publicar no livro “70 Chefs”, que a Paula Rizkallah e eu lançamos pra comemorar um ano da escola.
A MASSA E O RECHEIO
Pra preparar a receita a gente precisa de:
- farinha de trigo;
- salsinha;
- sal;
- manteiga;
- ovo;
- cebola;
- vinho do Porto ou tinto;
- açúcar;
- tomatinhos ou 2 tomates grandes em rodelas;
- mussarela;
- parmesão;
- manjericão;
- azeite de oliva;
- pimenta-do-reino.
A massa de torta verde com salsinha
A massa fica verde e saborosa pela salsinha, que vai pro liquidificador ou pro processador com a farinha e vira um pó esverdeado.
Provavelmente, na hora em que você passar a farinha esverdeada pra tigela, vai achar que a massa não vai ficar verde, pois dá um verde clarinho. Mas é verdade, a massa ficará verdíssima quando a gente mistura a gema,
No forno o verde muda, não tem jeito, mas continua lindo e diferente mesmo assim.
O recheio de cebola carameliza com tomate e queijos
O recheio surpreende, mescla texturas e adocicados diferentes: a cebola caramelizada, que ainda tem o toque do vinho do Porto; o tomate que tem doçura e acidez; o frescor, o sabor e o aroma do manjericão; e a cremosidade da mussarela com o salgadinho delicioso do parmesão. Uma combinação e tanto!
Pra caramelizar a cebola, eu começo aquecendo a manteiga e um fio de azeite numa frigideira média. Junto a cebola e 1 colher (chá) de sal, misture até murchar e, mexendo de vez em quando, deixo em fogo médio por uns 10 minutos, até as fatias ficarem macias.
Então, junto o vinho, o açúcar, pimenta e deixe no fogo por mais uns 5 minutos, até a cebola dourar e começar a caramelizar. Acerto o sal e a pimenta, passo pra uma tigela e deixo esfriar antes de usar.
O tomate e a mussarela não precisam de fogo, só mesmo fatiar.
Como montar a torta
Pra montar a torta, eu começo cortando um quadrado de uns 30 cm de papel manteiga e separando uma assadeira de bordas bem baixas. Com as bordas baixas fica mais fácil transferir a torta pronta da assadeira pro prato de servir.
Retiro a massa da geladeira, coloco sobre o papel e, com um rolo, abro um disco de uns 30 cm de diâmetro e uns 3 mm de espessura, como uma casca de banana.
Espalho uma camada uniforme da cebola no centro do disco, sempre mantendo uma borda livre de uns 4 cm em toda a volta. Por cima coloco metade das folhinhas rasgadas do manjericão, depois o queijo escolhido e cubra com os tomates, deixando as faces cortadas pra cima.
Polvilho os tomates com sal e pimenta e o parmesão ralado, espalho por cima o manjericão restante e rego com um fio de azeite.
Dobro a borda livre da massa pra dentro e dou formato arredondado pra torta. Transfiro a torta com o papel pra assadeira e levo pra geladeira por 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio).
Asso por a torta por uns 45 minutos, até que a massa ficar crocante e o recheio firmar e dourar.
SERVIR
Deixe amornar por 10 minutos, transfira pra um prato e sirvo.
Com uma salada verde temperada com um dos nossos molhos de salada a torta já faz a refeição vegetariana de verão, mas ela também pode acompanhar grelhados e assados.
Outras receitas deliciosas pra que adora tomate: gaspacho de tomate clássico com croutons, crumble de tomate com crosta de parmesão e ervas, manteiga temperada com tomate e tomilho, barrinhas de cereais e sementes com tomate e pãozinho de minuto de tomate.
Massa Recheio Montar e assar Outras receitas deliciosas pra que adora tomate: gaspacho de tomate clássico com croutons, crumble de tomate com crosta de parmesão e ervas, manteiga temperada com tomate e tomilho, barrinhas de cereais e sementes com tomate e pãozinho de minuto de tomate. A massa fica verde e saborosa pela salsinha, que vai pro liquidificador ou pro processador com a farinha e vira um pó esverdeado. Na hora, parece verde claro, mas ela fica bem verde quando a gente mistura a gema.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS