Receita de crumble de maçã maravilhoso
Aprendi a receita de crumble de maçã com uma americana em 1981 e, de lá pra cá, já fiz e refiz dezenas de vezes e adoro. Amo a base saborosa de maçã com a crosta perfumada e dourada.
Ela também faz parte das receitas mais queridas dos meus alunos e leitores, perdi a conta das mensagens que recebi contando que ela fez tanto sucesso que passou a fazer parte da vida deles.
Já virou o crumble de maçãs da Helô, não tem jeito. O crumble tem a rusticidade e a simplicidade que eu adoro.
É uma receita muito fácil e rápida de preparar e vai bem como sobremesa de uma refeição mais chiquezinha do dia a dia e nas de festa também.
Os ingredientes para o crumble
A lista de ingredientes pra fazer o crumble:
- maçãs, se possível diferentes (uns 650 g, gosto de misturar 1 Gala, 1 verde, 1 Fuji, 1 Red Delicious);
- limão;
- uva-passa (clara ou escura);
- açúcar mascavo;
- manteiga derretida;
- maisena;
- gengibre em pó;
- noz-moscada ralada;
- farinha de trigo;
- açúcar;
- sal;
- canela em pó;
- nozes grosseiramente picadas (ou a castanha ou noz que quiser).
O crumble junta o macio e o azedinho da polpa da maçã ao crocante da cobertura de farinha, manteiga, açúcar e nozes, tem o toque das especiarias.
Como adoro maçãs e nozes e acho que fazem uma combinação e tanto, vira-e-mexe fico com essa dupla.
Mas o céu é quase o limite, dá pra mudar as frutas frescas e as secas como quiser e usando tudo que se tem em casa.
Já fiz crumble com banana, pera, pêssego, nectarina, ameixa, figo, manga, frutas vermelhas e abacaxi. E já usei castanhas do Brasil, de caju e de baru, macadâmias, pecans, amêndoas, avelãs e pistaches e variei as especiarias. Receita ultra versátil e ponto.
Pra fazer um crumble sem lactose , incluindo a manteiga, use margarina 100% vegetal, ou use óleo de coco se quiser a receita vegana. A crosta vai ficar um pouco menos crocante e sem o sabor da manteiga, mas ela será deliciosa também, e vai deixar bastante gente feliz.
Qual maçã usar na receita?
Se for fazer a receita de crumble de maçãs, o pulo do gato está na fruta, exatamente como acontece com o recheio da a verdadeira torta de maçã americana.
Há maçãs pra todos os gostos e finalidades. Umas bem doces, outras nem tanto, umas bem ácidas. Umas são muito suculentas, outras mais secas. Algumas mantém a forma depois do cozimento e outras que se desmancham.
Por isso, o ideal é usar não só um tipo de maçã, mas sim uma mistura de pelo menos 3 tipos. Assim se chega a um recheio doce, com toques de acidez, pedaçudo e suculento, mas com cremosidade.
Como achar maçãs diferentes é tarefa simples e pra receita preciso de umas 4. Eu simplesmente compro uma Gala, uma Fuji, uma Granny Smith, que é a verde, uma Red Delicious, que é a vermelha linda argentina com cara de Branca de Neve. Com peras faço exatamente o mesmo.
A finalização do crumble
A apresentação pode mudar conforme a ocasião, pois dá pra montar o crumble num único refratário médio, pra que cada um pegue a sua colherada.
Ou em 4 individuais quando se ser uma sobremesa com ares mais requintados.
Ele pode ser servido quentinho, morno ou em temperatura ambiente. Gelado ele perde muito em sabor, mas vai bem com sorvete de baunilha de verdade ou de nata, com creme de leite cremoso ou chantilly de verdade ou com iogurte natural cremoso.
Enfim, pra facilitar a vida, dá pra assar até na véspera e aquecer perto da hora de servir.
Aqui no site, a gente tem dois outros crumbles delicioso: receita fácil de crumble de amora e do crumble de abóbora, coco, castanha-do-Brasil e semente de abóbora.
E gosta de maçãs? Aqui também tem a receita de pão de maçã e do bolo francês de maçã que eu adoro.
No vídeo do canal do Youtube eu mostro direitinho como fazer o crumble:
Ele pode ser servido quentinho, morno ou em temperatura ambiente. Gelado ele perde muito em sabor, mas dá pra preparar na véspera e aquecer antes de servir. Ele vai bem com sorvete de baunilha de verdade ou de nata, com creme de leite cremoso ou chantilly de verdade ou com iogurte natural cremoso. Ele é gostoso de qualquer jeito, mas acho que ainda quente ou morno ele fica sempre melhor.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
O meu não deu certo …fiquei triste ,antes de ficar a crosta dourada ( tive que aumentar pois para 650 grs de maçãs ficou pouca) .. queimou debaixo
Cleria, que triste!
Será que não foi a temperatura do forno? O tamanho do refratário também pode ter sido um dos problemas, ser for grande demais a camada fica baixa.
Vale a pena tentar de novo, pois é muito gostoso.
Se precisar de ajuda, estou por aqui.
Beijo, Helô