RECEITA DE VATAPÁ SIMPLES
Quer saber como fazer um vatapá rapidinho?Vou hoje te ensinar!
Quando Caymmi cantou lá tem vatapá… então vá… ele estava muito certo. Vale a pena ir a Salvador por mil motivos e comer vatapá é um deles.
Só que nem sempre a gente consegue ir até lá e, fazendo em casa, dá pra comer vatapá de vez em quando. Por isso, vou te ensinar essa receita simples e gostosa.
Ele é prato incrível e instigante, cheio de mistérios, pois grande parte dos ingredientes vai pro liquidificador e não aparece pra quem vê, só se percebe pelo sabor e pelo aroma.
INGREDIENTES E PREPARO
No vatapá tem amendoim, castanha de caju, camarão seco, leite de coco, temperos e o pão embebido na água ou no caldo de peixe, que engrossa tudo e dá cremosidade à receita.
Além desse batido, também entram na panela o dendê, cebola, alho, gengibre, tomate, pimentão verde e camarão fresco, que dão mais sabor e textura à receita. Enfim, um prato cheio de ingredientes intensos.
Como preparar um vatapá às vezes assusta, ainda mais pensando nele só pra usar como recheio, optei por creme meio avatapado (nem sei se a palavra existe…), que é simples de fazer e resolve.
Sugeri uma receita que tem um bom rendimento, mas nada de exagero, e penso que diminuir não compensa, melhor ter um tanto pra matar a vontade e comer por uns 2 dias, pois ele fica bem na geladeira.
A lista de ingredientes::
- pão esmigalhado amanhecido;
- caldo de peixe ou de água;
- camarão seco descascado;
- leite de coco;
- castanha de caju torrada;
- amendoim torrado e sem pele, pode ser salgado;
- cebola;
- alho;
- gengibre;
- tomate maduro;
- pimentão vermelho;
- camarão pequeno limpo e sem casca (7 barbas);
- azeite de dendê;
- azeite de oliva;
- sal
De tudo o que vai no vatapá, o camarão seco e defumado é, sem dúvida, o ingrediente mais complicadinho de se encontrar fora da Bahia, já que, muitas vezes, os que a gente acha por aí não são grande coisa ou são de procedência incerta ou duvidosa.
Uns são salgados ou defumados em excesso, outros são tão secos que ficam quase vazios, só casca com uma borrachinha dura e salgada no centro. Pra resolver o problema, fiz mil testes até conseguir uma receita de camarão seco e defumado caseiro, que ficou demais de gostoso.
Quando uso só camarão fresco no molho, eu aumento a quantidade do 7 barbas pra 400. Metade eu afervento por 1 minuto em água com sal, só até mudar de cor e de textura, escorra e bato no liquidificador com as castanhas e o pão do molho cremoso, que já fica com a base com gosto de camarão. E a outra metade eu uso no refogado.
Vatapá tem que ter dendê, ele dá vida à receita, mas sabendo que os não baianos não gostam muito de exagerar na dose, sugeri uma quantidade básica, que dá sabor, aroma e costuma agradar junto com o azeite de oliva.
Até dá pra baixar pra umas 4 colheres (sopa) de dendê e ficar com mais azeite de oliva, mas o resultado não será tão saboroso e nem tanto de vatapá.
Se, pela diminuição do dendê, o seu vatapá ficar amarelo meio desbotado, junte umas 2 colheres (chá) de colorau pra dar cor de um jeito natural e que não interfere no sabor.
Na hora de preparar, eu coloco o pão numa tigela com o caldo de peixe ou água e deixo descansar por 5 minutos, depois bato a papa no liquidificar com o camarão seco, o leite de coco, a castanha e o amendoim até obter um creme liso e reservo.
Enquanto o pão descansa, eu douro numa panela a cebola, o alho e o gengibre no azeite, depois junto o tomate, o pimentão, sal e espero murchar, acrescento o camarão fresco, sal e, quando mudar de cor e de textura, junto o creme do pão e o dendê. Sem parar de mexer, espero ferver e engrossar e retiro do fogo. O vatapá está pronto.
Quanto à pimenta: faça o que quiser, sem remorsos, use mais ou menos pimenta. A Bahia é linda e é o máximo, mas fora de lá a gente come menos pimenta
A receita é simples de fazer, deixei na classificação como um pouco trabalhosa pensando em que a gente tem que providenciar o camarão seco e isso nem sempre é tão fácil de resolver.
O vatapá quentinho vai bem com arroz branco de todo dia, farofa amarelinha de dendê, peixe grelhado ou frito ou com um acarajé delicioso. E se você, como eu, adora comida baiana, acho que vai adorar a receita do bobó de camarão de festa.
E que tal uma cocada branca mole como sobremesa? Eu adoro cocada e acho que vou sair agora mesmo pra comprar coco fresco e preparar uma receita hoje mesmo.
INGREDIENTES
- 2 xícaras de pão esmigalhado (2 pães franceses amanhecidos)
- 1 e ½ xícara de caldo de peixe ou de água (360 ml)
- 1 xícara de camarão seco e defumado descascado (80 g – camarão seco e defumado caseiro)
- 1 xícara de leite de coco (240 ml)
- 1/3 de xícara de castanha de caju torrada (40 g)
- 1/3 de xícara de amendoim torrado e sem pele, pode ser salgado (40 g)
- 1 cebola média em cubinhos (150 g)
- 1 dente de alho picadinho
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- 2 tomates sem sementes e em cubinhos (250 g)
- 1 pimentão verde pequeno em cubinhos
- 200 g de camarão médio limpo e sem casca
- 6 colheres (sopa) de azeite de dendê (90 ml)
- Azeite de oliva
- Sal
Preparo
- Coloque o pão numa tigela com o caldo de peixe ou água e deixe descansar por 5 minutos.
- Bata o pão com o líquido no liquidificador com o camarão seco, o leite de coco, a castanha e o amendoim até obter um creme liso, reserve.
- Regue o fundo de uma panela média com azeite de oliva e nele doure a cebola, o alho e o gengibre. Quando perfumar, junte o tomate, o pimentão, o sal e espere murchar.
- Acrescente o camarão fresco, sal e, quando mudar de cor e de textura, junte o creme do pão, o dendê e, sempre mexendo, deixe ferver e engrossar.
- Acerte o sal, retire do fogo e sirva arroz branco de todo dia, farofa amarelinha de dendê, peixe grelhado ou frito ou com um acarajé delicioso.
- Se quiser, guarde por até 48 horas na geladeira e aqueça na hora de servir.
E se você, como eu, adora comida baiana, acho que vai adorar a receita do bobó de camarão de festa. E que tal uma cocada branca mole como sobremesa?
NOTAS
Se quiser, prepare o vatapá com até 48 horas de antecedência e aqueça antes de servir.