RECEITA DE BISCOITO DE AMÊNDOA
Essa versão do biscoito de amêndoa – corne de gazelle – é deliciosa. Tem a massa crocante e saborosa, o recheio de amêndoas com perfume de água de flor de laranjeira e a cobertura açucarada que dão um biscoito que é pura perfeição.
Eu, que sou fascinada pelas receitas do mundo das 1001 noites, simplesmente adoro esses biscoitos que fazem parte das mesas de festa argelinas, marroquinas e tunisianas. E coloquei em ordem alfabética pra não deixar ninguém triste.
Dá, então, pra imaginar o quanto fiquei encantada quando, em Paris, em 1989, mordi um biscoitinhos de amêndoa ou noz em formato de meia-lua, com gosto inesquecível de canela e flor de laranjeira e coberto por uma camada de açúcar de confeiteiro. Queria saber tudo sobre ele e fui atrás das receitas, que naquele tempo não eram tão fáceis de achar.
BISCOITOS ARGELINOS, MARROQUINOS E TUNISIANOS
A receita vem de longe, certeza mesmo. Os mouros, lá no século XIII, espalharam a receita pela Andaluzia e pelo norte da África e de tão bom que o biscoito era ele ficou e é tradição e sucesso até hoje.
Na Argélia, na Tunísia e no Marrocos não há festa que acabe sem um chá de menta acompanhado dos tais biscoitinhos, conhecidos como cornes de gazelle, ou chifres de gazela, um tipo de antílope do norte da África.
Amei tanto aquele doce que comecei a ir atrás dele nas docerias argelinas, marroquinas e tunisianas de Paris, como Rose de Tunis e La Bague de Kenza.
Além do comer muitos cornes de gazelle, que eram os motivos principais das visitas, eu ainda aproveitava pra experimentar mais um tanto daqueles doces cheios de pistache, amêndoa, nozes, mel, água de flor de laranjeira, vários deles amanteigados e folhados. Só mesmo pra não perder o costume …
Como acontece com todas receitas regionais, versões não faltam e escolher nem sempre é fácil. Procurei muito, juntei várias receitas e versões do doce, peguei dicas de vários lados e vi que, na verdade, eu tinha duas possibilidades pra escolher.
Uma delas dá um biscoito de massa bem fina, o recheio firme quase com a textura de marzipã e com formato bem alongado e servido como sai do forno.
Pra fazer o biscoito desse jeito, a gente abre com o rolo uma faixa de massa, coloca um rolinho de recheio numa ponta, dobra a massa sobre ele, pressiona bem pra deixar tudo bem justo, corta rente, acerta com as pontas dos dedos pra dar o formato, dá uma leve curvada nas pontas. Dessa mesma faixa de massa saem os outros biscoitos. Eles ficam clarinhos no forno.
A outra versão tem a massa um pouco mais crocante, o recheio não é tão firme e, depois de assado, o biscoito recebe uma cobertura açucarada.
Como a massa é muito delicada, as mulheres que preparam o doce costumam abrir a massa sobre um pano pra ajudar na hora de dobrar como se fosse um pastelzinho.
Saindo do forno, o biscoito recebe um banho de calda perfumada com água de flor de laranjeira e é rolado no açúcar de confeiteiro.
Eu fiquei com a segunda versão e a receita de hoje é assim, qualquer dia desses dou a outra versão, que também é deliciosa.
INGREDIENTES E PREPARO
A receita é de fato um pouco trabalhosa, principalmente na hora de moldar os biscoitos e de banhar na calda, mas compensa, garanto.
A massa leva manteiga, sal, água de flor de laranjeira e farinha. Primeiro eu derreto a manteiga e, com cuidado, passo pra uma tigela deixando pra trás as impurezas.
Junto o sal, a água de flor, a farinha e trabalho com as mãos até conseguir uma massa macia e que se solte das mão. Embrulho em filme plástico e pra geladeira por uns minutos pra firmar.
Enquanto a massa descansa, eu cuido do recheio: só misturo numa tigela a amêndoa moída, o açúcar, a manteiga em temperatura ambiente, o açúcar, a canela em pó e a água de flor.
Então vem o momento mais delicado, que é o da modelagem dos biscoitos. O pano serve pra ajudar na hora de abrir a massa, que é muito delicada, sem precisar polvilhar com muita farinha extra.
Eu coloco uma bolinha de massa sobre o pano, achato até conseguir um disco, coloco uma parte do recheio no centro e dobro como um pastel (tem gente que dá formato mais ainda de meia-lua, mas cada um faz como quer).
Enquanto o biscoito assa, eu preparo a calda com água, açúcar, limão e água de flor de laranjeira.
Os biscoitos assam por uns 20 minutos e saem do forno só dourados bem de leve. Eu pego um biscoito quente, mergulho por uns segundos na calda e depois rolo no açúcar de confeiteiro.
Depois de esfriar, eu coloco numa compoteira linda e sirvo, pois resistir é difícil, mas dá pra guardar num pote fechado por 1 semana.
É um super presente pra uma pessoa muito querida num momento muito especial (dá trabalho, né?).
Outras sobremesas e doces das 1001 noites: ataif de nozes delicioso, maamouls de pistache e flor de laranjeira e bolo de semolina e amêndoa.
INGREDIENTES
- MASSA
- 125 g de manteiga
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira (30 ml)
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo, aproximadamente (180 g)
- RECHEIO
- 1 xícara de amêndoa grosseiramente moída (100 g)
- 1/3 de xícara de açúcar (50 g)
- 1/2 colher (chá) de canela em pó
- 10 g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira (15 ml)
- CALDA E FINALIZAÇÃO
- 1/2 xícara de água (120 ml)
- 1 e 1/2 xícara de açúcar (225 g)
- 2 colheres (sopa) de suco de limão (30 ml)
- 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira (15 ml)
- 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro, aproximadamente (60 g)
Preparo
MASSA
- Pra a massa, derreta a manteiga numa panelinha sem deixar ferver. Retire a espuma da superfície com uma escumadeira e transfira pra uma tigela média deixando pra trás as partículas sólidas depositadas no fundo.
- Junte o sal, a água de flor e a farinha e misture até formar uma massa bem macia e que se solte das mãos.
- Envolva em filme plástico e leve à geladeira por 5 minutos.
RECHEIO
- Enquanto isso, coloque os ingredientes do recheio numa outra tigela.
- Misture só até incorporar tudo e reserve.
MODELAR E ASSAR
- Divida a massa em 12 partes e faça uma bolinha do tamanho de 1 noz com cada uma delas.
- Separe um pano de algodão fino e limpo, com uma gaze.
- Coloque uma bolinha de massa no meio do pano e achate com a palma da mão até conseguir um disco de 4 cm.
- Coloque 1 colher de chá de recheio no centro, feche como pastel, vire as pontas para dentro como meia lua e passe para uma assadeira não untada.
- Cubra os biscoitos com um pano e leve à geladeira por 10 minutos, enquanto o forno aquece a 160ºC (médio-baixo).
- Asse os biscoitinhos por uns 20 minutos, até que estejam firmes, crocantes, mas ainda claros.
CALDA E FINALIZAÇÃO
- Enquanto os biscoitos assam, prepare a calda.
- Coloque a água e o açúcar numa panelinha e aqueça, misturando só até dissolver.
- Deixe ferver por uns 10 minutos, até surgirem bolhas grandes e brilhantes. Então junte o suco de limão e a água de flor e retire do fogo.
- Solte os biscoitos ainda quentes da assadeira e, com ajuda de um garfo, mergulhe cada um deles na calda, depois escorra e passe pelo açúcar de confeiteiro. Passe pra uma grade pra secar, ou coloque numa assadeira.
- Quando os biscoitos estiverem secos e em temperatura ambiente, coloque num pote, tampe e guarde por até 1 semana.
- São deliciosos com chá de hortelã e com café.
Outras sobremesas e doces das 1001 noites: ataif de nozes delicioso, maamouls de pistache e flor de laranjeira e bolo de semolina e amêndoa.
NOTAS
Um pote com os biscoitos é um presente e tanto!