RECEITA DE FIGO EM CALDA TRADICIONAL
Vou te ensinar como fazer doce de figo em calda, aquele clássico de casa de avó que é delicioso, fica maravilhoso demais numa compoteira de vidro e arrasa sempre na hora da sobremesa.
A receita é trabalhosa e leva pelo menos 24 horas pra ficar pronta, não dá pra negar e não dá pra encurtar o processo, mas o doce fica tão bom, mas tão bom, que vale todo o trabalho e cada minuto que a gente da hora em que colhe ou compra os figos ao da primeira mordida.
Fiz nem sei quantos doces até chegar à receita de hoje, foram quilos e mais quilos de figo e de açúcar. Vários jeitos de descascar e de cozinhar os figos, doces mais e menos gostosos, mas os testes foram todos interessantes e deu pra juntar pedaços e dicas de vários cantos até conseguir o doce saboroso e com a textura delicada que eu tanto queria.
ESCOLHER O FIGO E DESCASCAR
Quem não tem um pé de figo no quintal pra aproveitar os verdes e fazer doce, pode procurar comprar bandejas com figos verdes e crus nas feiras e sacolões.
Testei uns pacotes com figos pra doce, mas não gostei mesmo, eles já vêm pré-cozidos com instrução pra finalizar na calda, mas achei totalmente sem graça, desperdício de tempo, de dinheiro e frustrante. embalagens teoricamente prontos pra cozinhar, mas achei os doces muito sem graça, não gostei mesmo.
Quer dizer, só vale a pena fazer a compota se achar figos verdes frescos.
Quem tem uma figueira em casa pode esperar pelos figos, colher e fazer o doce com muito mais emoção. E qual o ponto certo pra colher?
Os figos figos perfeitos pra doce têm que estar totalmente verdes, antes de amarelar ou dearroxear, com a casca firme e grossa. Mas e o tamanho? Nesse ponto, os figos chegam a no máximo uns 3 cm, a partir desse tamanho eles já começam a ficar com a casca mais fina e a perder o jeito de figos verdes, fácil de perceber.
Pra colher é preciso ter bastante cuidado, já que o leite grudento que escorre quando o cabinho do figo se solta do galho é bem traiçoeiro. Tem gente que jura que não sente nada quando encosta nesse leite, mas o fato é que esse leite faz mal mesmo, dá coceiras, irrita a pele e pode causar queimaduras bem desagradáveis.
Eu, que sou tão sensível ao leite que já me sinto coçando só de pensar no assunto, coloco uma camisa de mangas compridas, luvas, puxo os figos com cuidado, espalho numa assadeira e espero escorrer o leite antes de começar a receita.
Quanto à quantidade, acho que vale a pena preparar uma receita com 1kg de figo, menos não compensa.
ALGUNS MÉTODOS PRA PREPARAR OS FIGOS PRO DOCE
Tem gente que só lava os figos e usa direto, mas eu não gosto mesmo de doce feito assim. A casca mais grossa do figo tem umas asperezas que fazem o doce pegar na língua e ele fica grosseiro.
A solução? Descartar essa camadinha meio peluda que cobre a casca e que a gente mal vê, mas incomoda. Só que o processo é um pouco trabalhoso, não dá pra usar faca ou descascador de legumes porque não é pra retirar a casca e sim só essa camada peludinha.
Minha bisavó colocava os figos num saco com cacos de telha e esfregava até as cascas ficarem bem lisas e muita gente faz desse jeito.
Uns também passam horas raspando as cascas com a pontinha da faca, mas dá um trabalho gigante pra não machucar o figo.
Outro método que funciona, e eu usei por muito tempo, é colocar os figos numa tigela com água e um pouquinho de bicarbonato e deixar de molho por 5 minutos depois lavar e escorrer colocar todos eles num saco plástico, fechar e levar pro freezer de um dia pro outro, depois lavar esfregando com as mãos pra sair a casca.
O MÉTODO QUE ESCOLHI PRA FAZER O MEU FIGO EM CALDA
Depois de experimentar bastante, fiquei com um método de limpeza que acontece em duas etapas antes da terceira, que é a da finalização do doce na calda.
A primeira etapa é a da limpeza básica, a segunda é a do pré-cozimento que faz a diferença no doce, e na terceira o doce vira doce pra valer.
Pra primeira etapa, que tem 5 passos:
- Separo o 1 kg de figo (de 80 a 90 unidades) em 3 partes (uns 30 figos por parte). Faço assim porque é mais fácil e o resultado é bem melhor quando a gente trabalha com quantidades menores de fruta;
- Também separo 3 panos de prato limpos de algodão, mas já velhinhos porque dão umas manchadas, e um elástico;
- Coloco 1 parte (uns 30 figos) no centro de 1 pano, espalho por cima dos figos 1 colher (sopa) de sal e 1 colher (sopa) de açúcar, puxo as pontas pra fazer uma trouxa e fecho com o elástico, que facilita bastante o processo.
- Em seguida, começo a esfregar essa trouxa com as mãos sobre a bancada e faço isso por uns 5 minutos, que parecem intermináveis, até o pano ficar bem úmido e o cheiro de figo aparecer. Quando isso acontece, eu abro a trouxa, passo os figos pra uma tigela e faço a mesma coisa com a segunda parte e depois com a terceira, usando os outros panos limpos e secos.
- Depois, com uma faquinha miúda, faço um mini corte em cruz na base de cada figo pra que a calda penetre melhor. Lavo os figos usando uma peneira e passo pra uma panela média.
Começa então a segunda etapa, que tem 3 fases:
- Coloco na panela dos figos 1 xícara de água, 1 xícara de açúcar e 1 colher (sopa) de bicarbonato e nem misturo. Tampo a panela e levo ao fogo.
- Espero ferver, e isso acontece nuns 5 minutos, diminuo o fogo, conto 10 minutos e retiro do fogo. Daí vem a primeira parte estranha: despejo os figos com essa primeira na peneira pra descartar essa água, isso mesmo. Descartar é fundamental pra conseguir figos lisinhos. Mas e o açúcar? Uma parte dele é absorvida pelos figos, que começam a adoçar desde o início do processo, por isso ficam bem diferentes daqueles pré-cozidos dos mercados, e uma parte vai embora, mas nada de grave.
- Volto com os figos pra panela, junto mais 1 xícara de água e mais 1 xícara de açúcar (dessa vez sem bicarbonato), tampo e levo ao fogo baixo por 10 minutos. Escorro mais uma vez descartando o líquido.
- Volto com os figos pra panela mais uma vez, acrescento mais 1 xícara de água e mais 1 xícara de açúcar (também sem bicarbonato), tampo e levo ao fogo baixo por mais 10 minutos. Escorro mais uma vez descartando o líquido e volto com os figos pra panela. Nessa hora, o cheiro delicioso de figo já vai tomado conta da casa.
Daí vem a terceira etapa, que é a do cozimento na calda, e tem mais 4 fases:
- Coloco na panela 3 xícaras de água e 3 xícaras de açúcar, e se tiver 1 folha de figo pra deixar a calda mais perfumada ainda melhor (quem gosta de cravo pode juntar uns 2). Misturo de leve só pra dissolver o açúcar e deixo ferver com a panela destampada por uns 15 minutos.
- Retiro do fogo, tampo a panela e deixo descansar na calda por 12 horas em temperatura ambiente (não pode ir pra geladeira).
- Volto com a panela pro fogo, deixo ferver por mais 15 minutos, até os figos ficarem brilhantes e macios e descartando toda a espuma que vai subindo. Importante: se percebo que o doce ficou com pouca calda, faço uma mini calda numa outra panela (1 xícara de água e 1 xícara de açúcar fervendo por 5 minutos) e acrescento ao doce.
- Deixo esfriar por pelo menos 3 horas, passo o doce pra uma compoteira e levo à geladeira por mais 3 horas e até por 1 semana antes de servir.
O doce se conserva bem na geladeira por pelo menos 1 mês, mas se for acondicionado em potes esterilizados e feito todo o processo de conserva, como explico na receita da como fazer geleia de jabuticaba caseira), ele dura bem mais.
Quer dizer, a receita é trabalhosa mesmo, daquelas que a gente tem que encarar como projeto, mas quem gosta de figo em calada e tem paciência vai amar fazer em casa.
Dei aqui 15 horas de espera, que são 12 horas na calda pra descansar no meio do processo e 3 horas pro doce pronto esfriar e mais umas 3 horas de geladeira, como tempo mínimo pra conseguir um doce saboroso, mas o ideal é deixar o doce descansar por umas 12 horas antes de ir pra geladeira.
Com queijo fresco ou requeijão cremoso o doce fica ainda melhor.
Aqui Na Cozinha da Helô também tem receita de goiabada, laranja da terra em calda, doce de abóbora com coco simples e doce de leite cremoso e doce de leite talhadinho.
Primeira etapa: Segunda etapa: Terceira etapa: Aqui Na Cozinha da Helô também tem receita de goiabada, laranja da terra em calda, doce de abóbora com coco simples e doce de leite cremoso e doce de leite talhadinho. O doce se conserva bem na geladeira por pelo menos 1 semana, mas se for acondicionado em potes esterilizados e feito todo o processo de conserva, como explico na receita da como fazer geleia de jabuticaba caseira), ele dura bem mais.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Tanto trabalho.
Basta ferventar levar ao frizer, congelar, descascar sem uso de faca e fazer o doce.
Pra complicar assim.
Geraldo, bom dia!
Aferventar e freezer é uma das possibilidades, mas preferi o método de esfregar no pano, usando a faca pra fazer uma micro cruz na base do doce. Também não descasco. No texto que vem antes da receita falo do assunto.
Bom 2024 pra você, abraços, Helô