RECEITA DE PÃO DE BATATA
Um pãozinho de batata simples e macio cai muito bem no café da manhã e no lanche e crianças e adultos adoram. Como a massa não fica doce, dá pra servir com manteiga, requeijão, geleia, mel, queijos, embutidos e patês, tanto pra comer de pedaço em pedaço, como pra montar sanduíches.
A receita é fácil e, no máximo em 5 horas, dá pra servir pão quentinho. Além de macios e saborosos, os pães ficam com um dourado lindo, sem falar no charme de soltar uns dos outros na hora de servir.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é pequena e fácil de providenciar:
- batata com a água do cozimento;
- fermento biológico seco;
- açúcar;
- ovo;
- manteiga em temperatura ambiente (ou óleo);
- sal;
- farinha de trigo.
Primeiro, eu cozinho a batata ainda com casca por uns 30 minutos, até ficar macia. Pra testar, só espetar uma faca e ver se a lâmina entra e sai sem resistência.
Importante: cozinhar a batata com a casca é o pulo do gato pra ficar com a massa mais leve. A casca impede que a polpa absorva água em excesso e com isso a quantidade de farinha diminui.
A manteiga deixa a massa mais saborosa, mas com óleo a receita também funciona e fica sem qualquer traço de lactose.
Assim que a batata fica macia, eu desligo o fogo e transfiro 1 xícara da água pra tigela em que for misturar a massa (pode ser na da batedeira). Fazendo assim, a água já vai amornando enquanto cuido da batata, que também vai ter que esfriar um pouco antes de entrar na receita.
Quando a água amorna, misturo o fermento, o açúcar e 1/2 xícara de farinha e deixo descansar por 10 minutos, até espumar.
Então acrescento a batata espremida, o ovo, a manteiga, o sal e, aos poucos, vou juntando mais farinha e trabalhando até conseguir uma massa lisa, muito macia e que descole das mãos e da tigela. Pra facilitar a vida, vira e mexe eu preparo a massa usando a batedeira com o gancho.
Em seguida, rego o fundo da mesma tigela com um fio de óleo pra massa não grudar (e, com isso, consigo usar menos farinha na hora de abrir e fico com o pão mais leve). Volto com a massa pra tigela, cubro com filme plástico e deixo crescer por umas 2 horas, ou até dobrar de volume.
Separo uma assadeira grande, forro com papel manteiga do tipo assa fácil, que não gruda, ou unto com óleo.
Polvilho a bancada só com um pouquinho de farinha, coloco a massa na bancada e divido em 12 partes iguais.
Pra modelar, eu achato um pedaço de massa com a palma da mão até formar um quadrado de uns 10 cm, depois vou puxando as pontas pra dentro até arredondar, achato de novo, dobro de novo e acerto pra deixar uma bola lisa. Esse processo de enrolar duas vezes deixa o pãozinho ainda mais macio.
Coloco as bolas de massa na assadeira mantendo os lados lisos pra cima e deixando no máximo 1 cm de espaço livre entre elas.
Pincelo com a gema e deixo descansar por mais 1 hora, até dobrar de volume de novo. Como o pano gruda, prefiro cobrir com o mesmo pedaço de filme plástico.
Quando faltam uns 10 minutos pra completar o tempo, eu aqueço o forno a 180ºC (médio). Levo a assadeira pro forno e asso por uns 30 minutos, até conseguir pãezinhos bem crescidos e dourados.
Retiro do forno, aguardo 10 minutos e, com a ajuda de uma espátula, solto a placa de pãezinhos e retiro da assadeira. Deixo amornar por uns 10 minutos e sirvo.
IDEIAS
Como sempre, se a fornada não acabar nuns dois dias e os pães começarem a secar, só cortar em rodelas ou ao meio, espalhar numa assadeira, pincelar com um pouco de manteiga derretida, salpicar com um tico de sal e levar ao forno baixo pra dourar. O forno tem que ser baixo, no máximo a 160ºC, pra evitar que a casquinha dourada pela gema começa a queimar.
Outros pães gostosos e fáceis de fazer: pão de mandioca da roça, pão integral fofinho, pãozinho de abóbora caseiro, pão de leite delicioso, bisnaguinhas muito fofas em casa.
O pãozinho vai bem com geleia de jabuticaba caseira, geleia de morango caseira e fácil de fazer, manteigas salgadas variadas, queijos, embutidos e, depois de uns dias, vira torrada gostosa demais. Com manteiga a massa fica mais saborosa, mas com óleo a receita também dá certo e fica sem lactose.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS