RECEITA DE BOLO DE ABACAXI
Quer saber como fazer um bolo de abacaxi delicioso? A receita é tão gostosa e tem tanto sabor de abacaxi que às vezes eu chamo de bolo bem abacaxi ou bolo super abacaxi. É aquele bolo simples, caseiro e fácil de preparar.
Como eu gosto de comprar um abacaxi lindo, com aquela coroa maravilhosa, abrir e sentir o perfume incrível, o sabor indescritível e a doçura que só ele tem! Quando compro um abacaxi maduro e saboroso, eu sirvo uma parte dele ainda fresco e uso um tanto pra preparar uma receita de bolo de abacaxi delicioso. É o bolo bem abacaxi.
Abacaxi vai bem, pra comer só ele e pronto, na salada de fruta, como picolé, numa salada salgada e em outros pratos salgados e quentes, daqueles com ares tropicais. Dá sucos e batidas ótimos e é perfeito em recheios de tortas e doces.
Quando eu era menina, não havia mesa de aniversário sem docinho de abacaxi, muitos bolos eram feitos com a fruta e era comum fazer pudim de abacaxi.
Além de tudo isso, eu tenho um carinho muito grande por ele, pois aprendi a descascar abacaxi com uns seis anos, a minha primeira grande aventura com uma faca de cozinha.
O BOLO QUE EU ESCOLHI
Queria uma receita de bolo de abacaxi que tivesse muito gosto da fruta, que não fosse só uma camada de abacaxi caramelizado na base, como acontece com a maioria dos que a gente vê por aí. Queria um bolo simples e caseiro, que tivesse jeito de dia a dia, mas que fosse delicioso pra servir nos dias mais especiais e também como sobremesa.
Procurei e testei muitas receitas, muitas mesmo, algumas levavam abacaxi na massa, mas algumas eram bem esquisitas, pediam corantes, aromatizantes, pó pra pudim, as poucas que pediam abacaxi não ficaram nota 10, e eram daquelas que me irritam falando de “meio abacaxi”, como se todos fossem iguais.
Juntei mil ideias e cheguei ao meu bolo bem abacaxi, com abacaxi na massa e pedaços de abacaxi caramelizado. Usei o mínimo possível de açúcar e acho que consegui um equilíbrio.
Pra receita, a gente precisa dos seguintes ingredientes:
- abacaxi bem maduro (se for sem graça, o bolo será sem graça);
- açúcar
- farinha de trigo
- ovo
- óleo
- fermento em pó
- sal
- essência de baunilha
Preparar o bolo é simples. Apesar de ter que cozinhar o abacaxi com uma parte do açúcar pra concentrar o sabor e o aroma, dar textura e conseguir um leve caramelizado no bolo, a massa é de liquidificador e não precisa de clara em neve, nem de batedeira. Quer dizer, não tem nada de complicado.
Eu começo aquecendo os cubinhos de abacaxi com meia xícara de açúcar numa panelinha. Deixo em fogo baixo por uns 10 minutos, até o abacaxi começar a ficar brilhante e translúcido, perdendo a textura de cru.
Nessa hora, retiro metade do abacaxi da panela, coloco no copo do liquidificador e deixo amornar por uns 5 minutos.
Enquanto isso, eu continuo com a outra metade do abacaxi no fogo por mais uns minutos, mexendo de vez em quando, até o caldinho secar e os pedaços ficarem ficarem dourados e começando a caramelizar. Então retiro do fogo e deixo de lado.
Aproveito esse tempo pra aquecer o forno a 180ºC (médio) e untar com manteiga (ou com óleo pra deixar a receita totalmente sem leite ou lactose) e polvilhar com farinha uma assadeira média. Gosto de assar o bolo numa assadeira pra servir em pedaços e não numa fôrma pra desenformar, pois os pedacinhos carameliizados podem grudar na fôrma e o bolo pode quebrar.
Em seguida, eu coloco o restante do açúcar, o óleo, o ovo, a baunilha, a farinha, o fermento e o sal no liquidificador e bato até conseguir uma massa homogênea. Depois, despejo a massa na assadeira e por cima eu espalho o abacaxi dourado.
Asso o bolo por uns 40 minutos, até que esteja crescido, dourado, firme e se soltando das laterais da assadeira (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo). Deixo amornar por uns 45 minutos sobre uma grade e sirvo.
SERVIR
O bolo de abacaxi de hoje é perfeito pra servir em pedaços no café da manhã de todo dia, no lanche, no chá da tarde, num brunch e como sobremesa com uma bola de sorvete de baunilha de verdade.
E se você tiver convidados de fora do Brasil, faça esse bolo, vai arrasar.
Aqui Na Cozinha da Helô a gente tem uma receita deliciosa de raspadinha de abacaxi com hortelã, e também ensina como fazer o abacaxi com cereja e provolone que não falta em qualquer festa dos anos 1960 e 1970.
O bolo de abacaxi de hoje é perfeito pra servir em pedaços no café da manhã de todo dia, no lanche, no chá da tarde, num brunch e como sobremesa com uma bola de sorvete de baunilha de verdade. Um abacaxi pequeno é suficiente pra preparar a receita. Se sobrar abacaxi, sirva fresco ou faça um suco, que é sempre gostoso.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
25 Comentários
Bolo delicioso. Helô sempre arrasando
Oi, Vitória! Fico muito feliz que tenha gostado do bolo e obrigada por acompanhar o site! bjs
Oi. entendi que o abacaxi q vc colocou no liquificador jogo na massa. É isso?
beijo grande
Oi, Luiz! Sim, metade vai na massa pra deixar ela com bastante abacaxi, e a outra carameliza! Uma delícia! bjs
Meu Deus, isto deve ser um manjar dos deuses!!!! Vou fazê-lo. Obrigada!
Beatriz, boa noite! Eu, que adoro abaxi, e pelo visto você também, acho o bolo delicioso. Experimente e conte depois como ficou. Abraços, Ana e helô
Oi, Helô! Eu fiz, a massa fica super macia e gostosa. Mas o abacaxi caramelado ficou todo embaixo. Sabe o que pode ser? Será que minha forma era maior que a receita? Obrigada!
Denise, bom dia! Às vezes isso acontece, pode ser a fôrma ou o açúcar daquela fruta é mais intenso e acaba grudando. Isso acontece com todo mundo, nas confeitarias mais chiques do mundo, pode acreditar. Em casa, nem sei quantas vezes já tive que pegar com cuidado um pedacinhos grudados de abacaxi, de banana e de outra fruta da assadeira e fazer um “remendo”.
Vá contando pra gente!
Abraços, Helô
Pois é, ao invés de ter a parte de cima caramelada, foi o fundo do bolo! Mas está gostoso e fácil e rápido de fazer! Obrigada!
Sempre falo que a gente tem que respirar fundo quando essas coisas acontecem e dar um jeito … A vida é assim. Se o pudim quebrar, a solução será colocar o creme nuns potinhos (ou em taças bem chiques), regar com a calda e servir.
O que importa é que ficou gostoso! bj
Muito obrigada!
Estou encantada! Hoje fiz sua receita. Não sobrou farelo para contar história. RSRS… Muito macio e perfumado. Eu e minha família achamos espetacular! Um beijo!
Lilian, bom dia!!
Que notícia gostosa, deu vontade de comer uma fatia.
Vá experimentando as receitas do Na Cozinha da Helô e conte sempre pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Meus parabéns!!! Mais um de seus bolos de frutas que são maravilhosos 😀
Parabens e obrigaa por compartilhar essa delicia! Fiz hoje! Muito bom¡
Edmea, boa noite!
Obrigada pelo carinho. Que gostoso saber que você já preparou a receita e que ela já faz parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, fotos e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Eu não tive a mesma sorte que os colegas dos comentários acima. Segui a receita a risca, escolhi o melhor abacaxi da frutaria, no entanto, depois de assado ficou com cara de torta de abacaxi, não ficou como na foto, fofinho, alto e com a textura crocante, e olha que segui todos os cuidados da receita. Daqui alguns dias vou repetir a receita para tentar descobrir o erro. De todo modo, muito obrigado! Nill
Nill, boa tarde!
Que pena … Como você teve tantos cuidados com o abacaxi e seguiu a receita.
Possíveis problemas:
– o fermento, que com o calor às vezes fica úmido e perde a eficácia;
– assadeira grande demais, a massa fica muito espalhada e o bolo fica baixinho;
– você se lembrou de pré-aquecer o forno? o bolo tem que ir ao forno já quente;
– fundamental resistir à tentação de abrir a porta do forno nos primeiros 30 minutos, pois o ar frio entra e a massa perde a estrutura.
O seu bolo ficará perfeito na próxima tentativa, a gente tem certeza disso.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Obrigado pela atenção e carinho, não vou desisitir, na semana que vem vai chegar a vez dele novamente e te conto por aqui. Grato.
Depois de disputar o melhor abacaxi na feira do mercado, resolvi repetir essa receita. O que deu errado na primeira experiência foi superado desta vez! Segui cada passo da receita, e quando eu vi os cubos de abacaxi na panela se transformando em cristais dourados e perfumando a casa toda, tive a certeza que ia dar certo, e deu! O Bolo de abacaxi ficou exatamente como na foto e como eu imaginava, crocante, macio e muito saboroso. O café da tarde teve outro sabor. Esse site é o que mais me inspira uma experiência como essa, e em tempos de pandemia não tem coisa melhor. Obrigado por compartilhar essas maravilhas.
Olá! Que delícia saber que agora tudo deu certo e que você gostou do resultado. A escolha do abacaxi e o ato de caramelizar os pedaços na fazenda fazem a diferença.
Bom demais saber que você está aproveitando o Na Cozinha da Helô.
Continue aqui com a gente e escreva quando quiser.
Abraços, Ana e Helô
Posso fazer numa forma de bolo inglês?
Adoro esse seu site!!
Aurea, boa noite!
Obrigada pelo carinho. A gente faz tudo com tanto amor e tanta dedicação que a alegria de receber mensagens como a sua é sempre grande.
Pode sim usar uma fôrma média pra bolo inglês.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Fiz o bolo e ficou dos deuses. Uma pergunta, posso colocar coco ralado na massa, e quanto seria?
Aurea, boa noite!
Que delícia saber que você gostou desse bolo tão macio, saboroso e brasileiro. A gente não testou com coco, mas deve ficar maravilhoso, muito boa a sua ideia. A gente vai experimentar assim que tiver um tempinho. 1/2 xícara de coco ralado deve ser o suficiente.
Conte depois como ficou o bolo.
Abraços, Ana e Helô
Helô, eu não esperei a resposta e coloquei 30g de coco ralado. Ainda fiz mais uma trela e coloquei canela no doce de abacaxi e uma pitada discretíssima de gengibre em pó. O resultado foi um bolo lindo, perfumado e delicioso!! Mandei para uma amiga e ela disse que foi dos melhores bolos que eu já fiz na vida. Vou fazer de novo seguindo sua recomendação, dessa vez vou ver se dá tempo fazer foto e te marcar no instagram!! Obrigadaaa!!