BOLO MOUSSE DE CHOCOLATE
Esse bolo irresistível de chocolate é escandalosamente gostoso e inesquecível. É mais uma daquelas receitas com chocolate que a gente faz sem parar e assim que percebe que a assadeira está se esvaziando já fica com vontade de fazer um outro. O perfume que se espalha pela casa e chega à rua também é de sonhar.
Não é bolo pra desenformar, pois não tem estrutura pra isso. A ideia é assar o bolo numa assadeira, que pode ser das básicas de alumínio ou de alguma mais bonitinha, e servir em fatias. Bom saber que é um bolo que se desmancha mesmo no prato, a parte de cima escorre mesmo, mas é ela que deixa o bolo irresistível.
É aquele bolo que fica com parte com textura de bolo e parte cremosa, mas tudo feito a partir de uma massa só, dividida em duas partes na hora de assar.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pra fazer o bolo:
- chocolate meio-amargo;
- manteiga gelada;
- sal;
- chocolate ou cacau em pó (intolerantes ao glúten devem conferir a composição);
- ovos;
- açúcar.
A massa não leva farinha de trigo e nem fermento em pó. A estrutura do bolo vem dos ovos batidos com o açúcar, da mistura de chocolate derretido com manteiga e do chocolate em pó.
Se tiver certeza de que o chocolate em pó ou cacau em pó que for utilizar não contém glúten, ou traços de glúten, o bolo irresistível de chocolate deixará alérgicos e celíacos muito felizes
A massa não é nada difícil de preparar e o método também não é complicado, só é diferente e pede um pouco de tempo (mas nada de especial, em mais ou menos 3h o bolo fica pronto pra servir).
A gente começa aquecendo o chocolate em pedaços, a manteiga, o sal e o chocolate ou cacau em pó numa panelinha, sempre mexendo, só até derreter e conseguir um creme liso (nem precisa ferver se isso acontecer antes).
Enquanto esse creme de chocolate amorna por uns 5 minutos e o forno aquece, é o momento de bater os ovos (claras e gemas juntas).
Os ovos têm que ficar com aquele tom amarelinho, muito fofos e no ponto de fita. Pra verificar o ponto: quando se levanta a pá da batedeira, a massa que escorre não se incorpora imediatamente à massa da tigela, mas sim forma o desenho que fica marcado por uns segundos.
Nesse momento, é preciso juntar metade do açúcar, bater por uns 30 segundos até dissolver, acrescentar o açúcar restante e bater por mais uns 30 segundos. Depois, com muita delicadeza pra manter a massa bem leve e usando uma espátula, basta incorporar o creme de chocolate aos ovos batidos com açúcar (não use a batedeira).
Chega a hora das transformações:
- Primeiro, ¾ da massa vão pra assadeira já untada com manteiga e polvilhada com chocolate em pó, que deixa tudo mais intenso.
- O ¼ restante de massa vai pra geladeira, pois essa massa precisará estar bem gelada quando chegar a sua vez de entrar na receita.
- A assadeira com os ¾ da massa vai pro forno médio (180ºC) por uns 30 minutos, até o bolo crescer, firmar nas bordas e descolar da assadeira (não adianta fazer o teste do palito, pois a massa não vai secar pra valer).
- Por mais estranho que seja, depois desses 30 minutos, é necessário retirar a assadeira do forno, desligar o forno e esperar o bolo amornar por mais ou menos 1 hora. Não se assuste, pois o bolo que sairá crescido do forno vai murchar e ficar com uma cratera na superfície.
- Quando faltarem uns 10 minutos pra completar esse tempo de descanso do bolo, é hora de aquecer o forno de novo, só que a uns 200ºC (médio-alto).
- Então, chega o momento de espalhar a massa cremosa e gelada na cratera do bolo, cuidando pra deixar uns 2 cm de borda livre. A assadeira volta pro forno por mais 10 a 12 minutos, só até formar uma casquinha na superfície.
- Quando isso acontecer, o bolo irresistível de chocolate estará pronto, mas ainda será preciso esperar uns 30 minutos antes de servir pra não desabar na hora de cortar e de servir. Cremoso e molenga ele ficará de qualquer jeito).
A massa não leva farinha de trigo e nem fermento em pó. A estrutura do bolo vem dos ovos batidos com o açúcar, da mistura de chocolate derretido com manteiga e do chocolate em pó.
Com o chocolate em pó ou cacau em pó sem glúten o bolo irresistível de chocolate deixa alérgicos e celíacos muito felizes.
A gente assou o bolo numa assadeira de ágata antiga redonda que tem uns, já que as fatias triangulares ficam mais uniformes em proporção de massa mais firme e de centro cremoso. Mas nada impede que o bolo seja assado num refratário, inclusive retangular.
IDEIAS
Quem quiser, pode servir a fatia do bolo com uma colherada farta de creme chantilly de verdade ou de sorvete de baunilha, mas só bolo já é perfeito.
Outros bolos de chocolate deliciosos que eu adoro: bolo de chocolate cremoso pra servir de colher, bolo de chocolate rapidinho, bolo de chocolate com cobertura cremosa para festa, bolo de chocolate e café bem macio e super bolo de chocolate.
Outros bolos de chocolate deliciosos que eu adoro: bolo de chocolate cremoso pra servir de colher, bolo de chocolate rapidinho, bolo de chocolate com cobertura cremosa para festa, bolo de chocolate e café bem macio e super bolo de chocolate. Com o chocolate em pó ou cacau em pó sem glúten o bolo irresistível de chocolate deixa alérgicos e celíacos muito felizes.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Fiz hoje para a minha filha. Adorei!!!
Por esquecimento, eu acabei acrescentando o açúcar junto aos ovos antes de bater. Mas no fim, deu tudo certo. É uma delícia mesmo.
Lauana, boa noite!
Que gostoso saber que vocês gostaram do bolo. Ele é mesmo delicioso!
Quanto ao seu “esquecimento”, não se aflija, a vida é assim e acontece. O que importa é que ficou bom.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô