RECEITA DE BROA DE FUBÁ DE PADARIA
No post de hoje a gente vai mostrar como fazer broa crocante de padaria ou broa Caxambu. Uma broa gostosa é tudo de bom e vai bem no café da manhã, no lanche ou a qualquer hora, quando bate a vontade de comer alguma coisa pra tomar com café. Ela é o tipo de broa que eu peço na padaria pra sair comendo pela rua.
Broas são bolinhos rápidos, que podem ser mais secos, firmes e que se esmigalham como as da receita de hoje, como os estufados, como acontece com as broinhas aerosas de fubá e com as broinhas de trigo.
As receitas são diferentes tanto nos ingredientes, como no preparo.
AS BROINHAS FOFAS
As fofas têm mais ovos e têm duas etapas de cozimento, uma no fogo e uma no forno e pedem mais cuidados com temperatura na hora de assar.
Pra elas, eu aqueço o líquido, que pode ser água, água e leite ou só leite, com a gordura, que pode ser óleo, banha ou manteiga, ou uma mistura delas, às vezes açúcar, sal e também várias vezes erva-doce.
Quando o líquido ferve, eu junto a farinha de trigo ou a mistura de trigo e fubá ou só fubá e cozinho até virar uma massa bem firme e consistente, como as de coxinha de frango tradicional e de risole de carne moída.
Deixo amornar, depois junto os ovos aos pouco batendo com uma colher ou com uma espátula ou com a batedeira, coloco as porções numa assadeira e asso até ficaram fofas, estufadas e macias.
A BROA CROCANTE DE HOJE
As crocantes, são bem mais rápidas e fáceis de preparar e, como são mais secas duram mais tempo. Não é à toa que quase todas as padarias de São Paulo e de Minas Gerais têm uma bandeja cheia delas no balcão.
Eu cresci comendo esse tipo de broa, comprava na padaria perto dos quatro cantos, em São Luiz do Paraitinga, sempre que ia à cidade a cavalo com o Ricardo, meu irmão mais novo.
A lista de ingredientes é fácil de providenciar:
- farinha de trigo;
- fubá;
- açúcar;
- fermento em pó;
- sementes de erva-doce;
- sal;
- manteiga em temperatura ambiente (pode ser margarina 100% vegetal para intolerantes à lactose)
- ovo.
Ao contrário do que acontece com as leves e fofas, a massa da broa crocante de hoje não tem que cozinhar na panela antes de assar. A receita é só de misturar, tudo acontece em minutos numa tigela só.
Enquanto o forno aquece 180ºC (médio) eu unto com manteiga uma assadeira média e preparo a massa e as broas, tudo é fácil e rápido. Dei mais ou menos 1 hora e 15 minutos de tempo pra fazer as broas pensando em tudo bem sossegado, mas dá pra pensar na receita em servir em 45 minutos, só correr um pouquinho.
Misturo numa tigela média a farinha, o fubá, o açúcar, o fermento, a erva-doce e o sal, depois junto a manteiga macia e o ovo e trabalho até virar uma massa macia e que descole das mãos. Quando percebe que ela está muito grudenta, junto um pouco mais de fubá.
A maior parte das padarias faz broas grandes, de uns 10 cm de diâmetro, mas fico com as menores, de uns 5 cm, no máximo, acho que são mais delicadas pro dia a dia.
Faço 12 bolas de massa, achato e coloco na assadeira deixando uns 2 cm livres entre elas, que se espalham um pouco. Pincelo com a gema e levo ao forno por mais ou menos 20 minutos, até ficarem bem crocantes e douradas.
Retiro do forno, deixo amornar por uns 15 minutos e sirvo as broas quentes ou em temperatura ambiente e guardo por até 3 dias num pote fechado.
Com um café e uma fatia de queijo ou com manteiga, eu não preciso de mais nada. São gostosas o no café da manhã e quando bate a vontade de comer alguma guloseima saborosa a qualquer hora do dia.
Vamos pra cozinha fazer essa broa crocante de padaria?
Pro lanche, eu também posso te ensinar como fazer as receitas do pão de queijo simples e rápido e do pão de queijo delicioso da Helô.
Outras broas e pães de queijo aqui Na Cozinha da Helô: broinhas aerosas de fubá, broinhas de trigo, gougères com queijo cremoso, pão de queijo simples e rápido e o pão de queijo delicioso da Helô. Em casa, a gente adora comer com manteiga ou fatia de queijo.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
14 Comentários
Tento convencer o pessoal lá em casa de fazer outras receitas da Helô pq tem semana que faço essa broa 3 vezes …. rsrs. Uma delícia!
Oi, Mariane! Hahah que coisa boa!! Aqui em casa broa também faz sucesso! Para o pessoal da sua casa: “Gente, broa é sensacional, que tal provar mais receitas deliciosas também?”. Bjs
Receita pra guardar pra vida! Muito boa..
Crocante e saborosa.. Obrigada!
Priscila, bom dia!
Delícia saber que você gostou e que a receita passou a fazer parte da sua vida.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dias, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
O que dizer das maravilhas da Helô? São perfeitas, receitas maravilhas e acessíveis, sabor de mãe, sabor de vó, sabor de Amor…. Parabéns minha querida! E obrigada por nos presentear com essas delícias.
Mariana, bom dia!
Que mensagem linda!!!! Alegrou o dia na cozinha da Helô e da Ana.
Aqui, tudo é feito com tanto amor, carinho e dedicação que esse reconhecimento é o melhor presente.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Olá eu fiz semana passada ficou uma delícia e hoje estou novamente com os ingredientes na mesa para fazer novamente muito obrigada
Cátia, boa noite!
Essas broas são deliciosas, irresistíveis com um cafezinho ou com leite ou com chá. Bom demais saber que você gostou tanto que elas já fazem parte da sua cozinha.
Obrigada pelo carinho e continue aqui com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Amo todas suas receitas, a de broa aerosa é perfeita, acertei de primeira. Vc ensina de uma forma tão gostosa e leve, que parece que temos uma amiga ao lado ensinando o passo a passo. Obrigada por existir!! K
Nivia, boa noite!
Obrigada pelo carinho, muito gostoso saber que as broas aerosos já fazem parte da sua cozinha e que você tem e aproveitado nossas receitas, histórias, fotos e dicas.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Boa noite Helô. Fiz as broas e ficaram deliciosas. Fiz com erva doce, mas também fiz com queijo parmesão, em vez de pincelar a gema, coloquei pedacinhos de goiabada. Mas queria saber qual fubá você utiliza ? Moro em Maceió e fiz com um fubá que já tinha em casa com a textura de um amido, e agora comprei outro mas é o fubá mimoso que também é tino mas não tem essa textura de amido. Queria esclarecer pra saber qual o fubá correto. Agradeço a sua atenção.
Oi! já respondemos, tá?
Abraços!
Boa noite, Helô! Fiz as broas com erva doce e também fiz com um pouquinho de queijo parmesão. Ficaram deliciosas !!!! Gostaria de esclarecer qual fubá você indica para as broas. Moro em Maceió e fiz com um fubá que tinha em casa que parece um amido, mas agora comprei um fubá mimoso, que apesar de ser fino, não tem essa textura de amido. Agradeço a sua atenção.
Adriana, boa noite!
Que delícia!!! As broas ficam deliciosas com erva-doce e as versões com parmesão e com goiabada devem ter ficado sensacionais. A gente vai experimentar assim que tiver um tempinho.
Se você conseguir encontrar algum fubá mais artesanal, que normalmente tem mais sabor e mais textura, a broa vai ficar mais crocante e mais gostosa. Aqui, quando a gente não tem um fubá desses por perto, é o mimoso que vai pra receita. Como você disse, ele é bem fino, mas tem sabor.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô.