RECEITA DE TORTA DE MIRTILO
Essa receita de torta americana de mirtilo é o máximo. É a famosa blueberry pie, que fica com a massa crocante e dourada envolvendo o recheio azedinho doce com perfeição.
A torta é fechada, como a verdadeira torta de maçã americana, só que a receita é bem mais simples e rápida, pois, ao contrário do que acontece com a de maçã, s a gente não precisa cozinhar o mirtilo e, como ele não cozinha, não tem nada pra esfriar antes de usar.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- farinha de trigo;
- manteiga gelada em cubinhos;
- água gelada;
- mirtilo (blueberry) fresco ou congelado;
- limão;
- açúcar comum;
- maisena;
- leite;
- açúcar cristal pra polvilhar (mas pode ser só do comum).
COMO DEIXAR A MASSA CROCANTE
A maioria das receitas que promete massas crocantíssimas pede pra usar gordura hidrogenada, que garante a textura, mas não tem sabor algum e não faz parte da lista de produtos naturais.
Um tanto de gente faz a massa com metade gordura hidrogenada pela textura, e metade manteiga, pelo sabor.
A minoria prepara a massa só com manteiga, que de fato que dá uma massa um tiquinho menos leve, mas tem o sabor, o caramelizado, o aroma e e a cor que só ela tem. Eu fico com só manteiga e pronto.
Pra massa, eu misturo numa tigela a farinha, duas pitadas de sal e a manteiga e esfarelo com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Junto a água aos poucos e trabalho até conseguir uma massa macia que se solte das mãos (junto um pouquinho de água se estiver muito seca, ou de farinha se estiver pegajosa).
Divido a massa em duas partes iguais, envolvo em filme e levo à geladeira por uns 15 minutos, ou até por 2 dias.
Enquanto isso, preparo o recheio. E separo a fôrma escolhida.
Abro cada parte da massa com um rolo sobre uma superfície polvilhada com um pouco de farinha até conseguir discos de uns 25 cm.
Forro a base e as laterais do refratário com um disco de massa, preencho a cavidade com o recheio e cubro com o outro disco.
Pra que o vapor que surge com o aquecimento saia e não encharque a massa, faço uns 4 cortes na superfície usando uma faca afiada ou, antes de cobrir a torta e usando um cortador pra biscoitos, faça uns 3 ou 4 “furos” na massa, depois cooe esses pedaços em algum lugar da massa e cubro. No dia da foto, eu usei um cortador pequeno de coração.
Levo a torta montada à geladeira por uns 10 minutos, enquanto o forno aquece a 200ºC (alto). Retiro a torta da geladeira, pincelo a superfície com o leite e polvilho por cima o açúcar.
Levo a torta ao forno e asse a 200ºC (médio-alto) por 15 minutos, até a massa perder o jeito de massa crua. Diminuo a temperatura pra 180ºC (médio) e continuo assando a torta por mais uns 30 minutos, até que um perfume delicioso invada a cozinha e a massa fique bem dourada, crocante e se soltando das laterais.
É importante deixar a torta amornar por 1 hora antes de servir e dá pra servir morna, em temperatura ambiente ou fria. Quente mesmo é complicado, já que o recheio não tem muito estrutura e escorre bastante.
Escorrer um pouco é normal. E resista à tentação de aumentar a quantidade de maisena pra engrossar o recheio, ele fica pesado e perde a graça.
A COBERTURA AÇUCARADA POR CIMA DA TORTA
Quase toda receita americana de massa pra torta coberta de fruta não leva açúcar ou, se leva, é bem pouco, quer dizer, a doçura fica por conta do recheio e do açúcar polvilhado sobre a massa antes de assar.
A polvilhada de açúcar e a pincelada com leite substituem a gema de sempre e garantem o dourado brilhante da superfície. Dá certíssimo, o equilíbrio de doçura é perfeito e a torta não fica nadinha de nadinha enjoativa.
Com açúcar cristal essa casquinha fica mais crocante, mas dá pra usar açúcar comum.
O TAMANHO DA TORTA
A torta pode ser preparada num refratário baixo ou numa fôrma canelada de fundo removível, que podem ser os de quiche.
Se usar num refratário, nem precisa desenformar, só servir direto nele. Se usar uma fôrma, é melhor desenformar e transferir pra um prato.
Desenformar não é complicado, só esperar a torta amornar um pouco pra massa firmar e não quebrar com tanta facilidade.
A gente usou uma fôrma canelada de fundo removível de 18 cm, que é pequena e rende 4 porções gulosas. A ideia era fazer uma torta pra durar uns 2 dias no máximo e manter a massa crocante.
Como as fôrmas variam demais no tamanho, padrão zero, o importante é pensar em 17cm a 20cm de diâmetro. Pode ficar um pouco mais baixa ou mais alta, mas funciona.
A quantidade de massa foi reduzida ao máximo. Pode ser que ainda sobre um pouco, mas dá pra congelar e usar numa outra receita.
Também não dá pra diminuir a quantidade de fruta do recheio, pois ele diminui no forno e, com menos fruta, a torta vai ficar vazia.
O RECHEIO É SÓ DE MISTURAR
O recheio é muito fácil de fazer, só misturar os ingredientes todos numa tigela até envolver bem e depois colocar no fundo da torta forrado com a massa.
A gente usou mirtilos frescos no recheio, mas a torta fica deliciosa com framboesa ou amora, ou com a mistura das frutas vermelhas que quiser.
As frutas frescas são sempre mais gostosas, tanto em sabor, como em doçura, como em textura, mas a receita funciona com frutas congeladas. Se forem congeladas, use assim mesmo, não descongele antes de preparar a torta.
Pra deixar a sobremesa ainda mais emocionante, só servir com chantilly caseiro ou sorvete de baunilha de verdade. A torta é tão boa que não precisa ficar só pro momento da sobremesa, ela vai bem a qualquer hora.
Outras receitas com frutas vermelhas: torta inglesa de morango ou summer strawberry pie, clafoutis de framboesa e amêndoa, gelado de amora e mirtilo delicioso e lindo e pavlova de frutas vermelhas.
Outras receitas com frutas vermelhas: torta inglesa de morango ou summer strawberry pie, clafoutis de framboesa e amêndoa, gelado de amora e mirtilo delicioso e lindo e pavlova de frutas vermelhas. Usando a mesma receita, dá pra fazer torta de framboesa ou de amora ou de uma mistura de frutas vermelhas, só manter as proporções.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS