RECEITA DE CALDO VERDE
Quer aprender como fazer um caldo verde que, como dizem os portugueses, é a sopa que faz bem e não cansa?
Vou então te ensinar como preparar essa receita simples, deliciosa e que vai bem quando tudo que a gente quer é um prato com alguma coisa bem quentinho.
Em casa, basta esfriar que eu já faço um caldeirão dessa sopa portuguesa tão substanciosa, que alimenta o corpo e a alma e só pede um pão pra acompanhar.
O pão pode ser de massa fermentada, como o pão maravilhoso na panela de ferro, a broa de milho portuguesa e o pão rústico de fubá, mas também pode ser com algum bem rápido e fácil feito com fermento químico, com as espiguinhas crocantes de fubá ou o pãozinho de minuto da Helô.
Mais um receita pra lista “sobrevivendo na cozinha”.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é bem fácil de providenciar:
- cebola;
- alho;
- batata;
- água;
- paios ou linguiça portuguesa;
- couve;
- azeite de oliva;
- sal e pimenta-do-reino
Cebola, alho, batata quase todo mundo tem em casa e a couve e o paio a gente acho em qualquer lugar.
O paio fica perfeito na sopa, mas a linguiça portuguesa dá um caldo verde tão bom quanto o que é feito com ele. Como os dois duram bastante tempo na geladeira, eu compro de vez em quando pra usar quando dá vontade. Uma outra que coisa que eu faço é separar o pacote da linguiça ou do paio em 2 partes e congelar uma delas.
Quando ao paio e a linguiça, apesar de não ser obrigatório, eu sempre solto e descarto peles e tripas, corto em rodelas finas ou em pedaços pequenos e afervento numa outra panela com água por uns 5 minutos, só pra retirar o excedente de gordura e ter uma sopa mais leve.
Tem gente que, antes de colocar o paio na panela da sopa, gosta de dourar um pouco as rodelas na frigideira pra ficar com uma sopa mais saborosa ainda.
Invencionices: outro dia, na pressa e na falta de batata, eu tinha mais ou menos 1 kg de mandioca congelada da fazenda, então descongelei e fiz um caldo de verde com mandioca em pouquíssimo tempo, ficou delicioso.
O preparo dos vegetais é fácil, só cortar a cebola em cubinhos, a batata em rodelas finas, pois quando menores, mais rápido cozinham e começam a se desmanchar pra engrossar o caldo, a couve em tirinhas bem finas.
Outras sopas gostosas: sopa de ervilha simples, receita simples de sopa de feijão com macarrão, como fazer sopa cremosa de cogumelos.
.
O pão pode ser de massa fermentada, como o pão maravilhoso na panela de ferro, a broa de milho portuguesa e o pão rústico de fubá, mas também pode ser com algum bem rápido e fácil feito com fermento químico, com as espiguinhas crocantes de fubá ou o pãozinho de minuto da Helô. Já fiz com mandioca no lugar da batata e ficou uma delícia!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
13 Comentários
Receita simples e prática, porém, qdo faço caldo verde coloco, em quantidades iguais, batata comum e batatinha salsa…… fica mto bom o caldo!
Oi, Vânia! Deve ficar uma delícia mesmo! Bjs
Estou deixando este comentário para dizer que gostei bastante do que acebei de ler aqui neste artigo, inclusive já salvei até meu navegador em meus favoritos.
Abraços Goias da sorte
Oi, Maria! Fico muito feliz em saber disso! Bjs
Que delícia!!! Vou fazer. Nesse friozinho nada melhor que um caldo bem quentinho! Obrigada!
Cecilia, bom dia!
Aqui “na cozinha” tudo é feito com tanto carinho e tanta dedicação e os comentários deliciosos como o seu são os melhores incentivos.
Conte sempre pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Sopa deliciosa! Aquece também o coração!
Tereza, bom dia!
Você tem toda razão, conforto no caldo verde é o que não falta.
Conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
caldo perfeito e saborosíssimo.
Amanda, boa tarde!
Felizes demais em saber que você está aproveitando as receitas do “Na cozinha da Helô”.
A gente adora saber como as receitas ficaram, se houve alguma dificuldade ou problema ou dúvida, pois só assim é possível melhorar.
Conte sempre pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Com o friozinho de hoje ficou perfeito! Muito bom e fácil de fazer! Obrigada, Helô!!!
Helô, que receita deliciosa. Nunca pensei que um caldo verde pudesse ser simples de preparo pelo tanto de sabor que entrega. Fiz hoje e acabamos de comer, todos amaram aqui em casa. Obrigada por tanto.
Oi Poliana, que delícia de mensagem!! Que bom saber que a receita agora já faz parte da sua cozinha.
A receita é simples? É, mas o simples bem feito é o máximo!!! Eu penso assim.
Conte sempre comigo, bj, Helô