RECEITA DE CRUMBLE DE AMORA
Quer saber como fazer crumble de amora de um jeito rápido e fácil? Eu acho que, se você gosta de frutas vermelhas e de de receitas práticas, esse crumble é perfeita.
É aquele doce descontraído, lindo, saboroso, que agrada quem adora sobremesas com frutas e vai bem numa refeição mais chiquezinha e até de última hora.
A sobremesa é deliciosa porque é cheia de contrastes de sabores e de texturas. A camada azedinha, doce e mais líquida das amoras fica perfeita com a cobertura crocante e amanteigada com nozes ou castanhas picadas.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- amora fresca (mas também pode ser congelada, ou framboesa ou mirtilo);
- limão;
- açúcar;
- maisena;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua eessência natural caseira?)
- farinha de trigo;
- sal;
- manteiga gelada;
- nozes grosseiramente picadas.
Fiz o crumble com amora, mas ele fica delicioso com framboesas e mirtilos (blueberry), só trocar a fruta. E a gente usou amora fresca da Berry House, que é sempre muito doce e suculenta, mas a receita também funciona com frutas congeladas.
Também pra variar, além da essência natural caseira de baunilha, dá pra acrescentar alguma especiaria, como canela ou um tiquinho de anis-estrelado ralado.
Usei nozes, mas a crosta também fica deliciosa noz-pecã, castanha do Brasil/Pará ou amêndoa.
O preparo da base é muito fácil, o mais demorado é separar os ingredientes. Eu coloco a amora numa tigela com o suco de limão, o açúcar, a manteiga derretida, a maisena e a baunilha, misturo com delicadeza pra não quebrar muito a fruta.
Em seguida, coloco a mistura fazendo uma camada uniforme num único refratário médio, pra que cada um pegue a sua colherada, ou em 4 individuais quando se ser uma sobremesa mais chiquezinha.
Enquanto o forno aquece a 180ºC (médio), eu faço a crosta.
Numa tigela, eu misturo a farinha, o açúcar, a canela e o sal, depois junto a manteiga e esfarelo até conseguir uma farofa grossa e depois acrescento as nozes.
Espalho a farofa sobre a camada de amora e asse até a crosta ficar bem dourada e crocante. Em potinhos pequenos o crumble leva de 20 a 30 minutos pra assar e, num refratário maior, o tempo pode subir pra uns 45 minutos.
Saindo do forno, é importante deixar o crumble amornar por uns 15 minutos pra cobertura firmar e ficar bem crocante. Em seguida, só servir.
Pra completar e deixar a receita ainda mais prática, é bom saber que dá pra preparar a base de de amora e a cobertura crocante na véspera, deixar cada uma delas num pote fechado na geladeira pra montar e assar umas 2 horas antes de servir.
Ele fica mais gostoso no dia em que assado, mas dá pra assar na véspera e aquecer no forno por uns 10 minutos antes de servir.
Dá pra servir o crumble de amora sem qualquer acompanhamento, mas com sorvete de baunilha de verdade, creme chantilly, creme inglês ou iogurte cremoso tipo grego.
Outras sobremesas com frutas: torta francesa de figo e amêndoa, como fazer clafoutis de framboesa, como fazer manezinho araújo com banana e receita de torta inglesa de morango.
Base Crosta e finalização Outras sobremesas com frutas: torta francesa de figo e amêndoa, como fazer clafoutis de framboesa, como fazer manezinho araújo com banana e receita de torta inglesa de morango. O descanso de uns 15 minutos antes de servir deixa a crosta mais gostosa. Vale a pena esperar!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Nossa, adoro crumble, ainda mais quando começa a esfriar um pouquinho… mas não tinha visto ainda a cobertura crocante com nozes… vou testar assim que possível! ☺️
Ana Claudia, bom dia!
Que gostoso saber que você se animou com a receita. A gente adora um crumble com frutas saborosas e o crocante amanteigado e com as nozes por cima. Experimente e conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô