RECEITA DE ESCONDIDINHO DE CARNE SECA E MANDIOCA
Que tal aprender a fazer a receita de escondidinho de carne seca com mandioca que eu sempre faço em casa? É aquele prato caseiro que todo mundo gosta e ainda é muito simples de preparar.
Pelo mundo, há receitas aos montes de escondidinho. A maioria leva um purê de batata como base e, como recheio, carnes bovina, suína, cordeiro e aves e até mesmo peixe, que podem ser moídas, desfiadas ou em cubos grandes ou miúdos.
Além da batata, dá pra usar mandioca, mandioquinha (batata-barôa ou batata-salsa), inhame, cará ou abóbora.
O recheio que fica escondidinho pode variar bastante. No lugar da carne seca de hoje, dá pra usar carne moída simples e caseira, legumes caramelizados de forno da Helô, shimeji na manteiga, a base de refogado de espinafre que a gente usa pra receita do suflê de espinafre ou tudo que der vontade, só inventar.
Por aqui, os mais queridos são o escondidinho de batata e carne moída caseira ou de mandioca ou de mandioquinha com carne seca. Muita gente adora!
A RECEITA
A receita é prática e perfeita pro dia a dia. Dá pra montar o escondidinho com umas 12 horas de antecedência, guardar na geladeira e levar ao forno pra aquecer e gratinar uns 45 minutos antes de servir.
Com o purê pronto e a carne pronta, só montar o escondidinho e finalizar no forno. Tudo muito fácil.
O adocicado e aveludado do purê da mandioca e da mandioquinha combinam perfeitamente bem com a textura e o sabor intenso e salgadinho da carne seca.
A carne já dessalgada, cozida e desfiada é refogada com cebola, alho, tomate e ervas, vai por cima da primeira camada de purê. Por cima vai a camada de requeijão cremoso e depois vai a última camada do purê.
Pro purê, a gente cozinha a mandioca até ficar bem macia e depois bate no liquidificador com ½ xícara do líquido do cozimento até conseguir uma pasta lisa. Quando faço com batata, mandioquinha, cará ou inhame eu uso um espremedor de batatas, mas a mandioca é mais firme e só com o espremedor não vira um purê liso pra valer.
No post sobre receita de mandioca cozida e ensino como cozinhar a mandioca e dou várias dicas.
Tem gente que simplesmente espreme a mandioca, junta um pouco de sal e de manteiga e usa.
Eu prefiro deixar o purê bem mais emocionante. Pra isso, eu primeiro junto manteiga, gemas e sal ao purê, e ele já fica gostoso, e pra dar leveza e acrescento claras em neve. Na pressa, ou pra conseguir um purê mais firme, dá pra deixar as claras em neve de lado e só misturar os ovos inteiros.
Pra esconder, eu preparo uma carne bem temperada. Eu refogo a carne seca já dessalgada, cozida e desfiada na manteiga com cebola, alho, tomate e ervas e pronto.
UM ESCONDIDINHO FAMILIAR OU INDIVIDUAL?
A montagem é simples. Eu unto o refratário escolhido com manteiga e polvilho com farinha de rosca. Uso a farinha de rosca porque acho que a casquinha que ela forma na base e nas laterais do refratário deixa o escondidinho ainda melhor.
Espalho metade do purê, cubro com a carne refogada, por cima coloco o requeijão cremoso, depois o restante do purê e finalizo com o queijo ralado.
O escondidinho pode ser montado num refratário grande, ou em 2 médios ou nuns 4 individuais. E pode ser prato único, só acompanhado de uma salada com um dos nossos molhos de salada, ou pra servir em porções menores com arroz branco de todo dia e com feijão de todo dia.
No vídeo, eu ensino como fazer o escondidinho passo a passo, quer ver?
Com arroz branco de todo dia , feijão de todo dia e uma salada verde com um dos nossos molhos de salada a mesa está pronta. A mesma receita funciona com batata e mandioquinha, só trocar pela mandioca.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Vou fazer, obrigada por compartilhar a receita ♥️
Elaine, bom dia!
Espero que você já tenha preparado essa receita tão brasileira e deliciosa. Não se esqueça de contar como ficou.
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Helô