RECEITA DE PUDIM DE PÃO SIMPLES
Essa receita de pudim de pão da minha bisavó é muito gostosa, fácil de fazer e vai bem como sobremesa no dia a dia e também nos momentos mais especiais. É aquela pudim cheio de carinho e que vai te acompanhar sempre.
Eu cresci ouvindo a minha mãe contar de quando ela era adolescente e passava horas conversando com a minha bisavó Mira, que era a avó que ela adorava, e comendo um pedaço atrás do outro de pudim de pão. Minha mãe falava e eu sentia todo o afeto que vinha com o pudim.
Achava aquela história tão linda que adorava visitar a vovó Mira em Araçatuba e comer uma fatia do tal pudim. Ele era mesmo incrível, saboroso demais, com casquinha por fora, miolo macio e um aroma que contava pra rua inteira que tinha pudim quente saindo do forno.
É um pudim denso, quase bolo, pra servir no lanche ou na hora da sobremesa, e que é feito de um jeito econômico, aproveitando pão que sobrou da véspera ou até de uns dias mais.
Vou te ensinar agora mesmo como preparar a receita e depois vou preparar um pra mim, já me deu vontade.
O sucesso do pudim: ingredientes e preparo
A receita é tradicional, caseira, muito simples e preparada com ingredientes comuns, mas eles merecem atenção.
O pão tem que ser gostoso e firme pra garantir sabor e textura. Os cascudos italianos são perfeitos, mas dá pra usar um bom pão francês, pão de leite e croissants. Dependendo do pão escolhido e usando leite sem lactose, o pudim pode ser sem lactose.
Quanto melhor o ovo, mais cremoso o pudim. Em São Paulo eu vou atrás de ovo caipira e, na fazenda, eu tenho o luxo de poder correr até o galinheiro e pegar os bem fresquinhos.
A canela, a noz moscada, as pitadas de cravo, a essência de baunilha naturai caseira que eu sempre faço e o vinho do Porto deixam o pudim muito saboroso e perfumado e inesquecível pra valer.
Daí vem a pergunta de sempre: mas Helô, dá pra fazer sem vinho do Porto? Claro que dá, você pode usar outro vinho adocicado no lugar dele e também pode só deixar de lado e caprichar na baunilha e nas especiarias, mas acho que com o vinho do Porto o pudim ganha mais vida ainda.
Eu, que adoro uva-passa, costumo juntar 1/3 de xícara de uvas claras ou escuras à massa e fica muito bom. Já usei damascos e também amei.
A lista de ingredientes fica assim:
- pão amanhecido em cubinhos, de preferência um pão mais pesado, mas pode ser o que tiver;
- leite;
- açúcar comum;
- essência de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?);
- canela em pau;
- noz-moscada;
- cravo em pó ou dente;
- sal;
- manteiga;
- limão;
- vinho do Porto;
- ovo;
- uva-passa
- canela em pó pra polvilhar.
Pra preparar, eu coloco o pão numa tigela grande e reservo.
Aqueço o leite com o açúcar, a baunilha, a canela, a noz-moscada, o cravo, o sal e mexo até dissolver. Quando ferve, junto a manteiga, espero derreter, acrescento as raspas do limão e retiro do fogo.
Despejo essa mistura quente sobro o pão e deixo repousar por 10 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio).
Como o fica muito macio e nem sempre desenforma direito, mesmo untando ou forrando a fôrma com caramelo, eu costumo assar o pudim direto no refratário de servir, que pode ser uma assadeira, e sirvo em fatias.
Além de untar o refratário com manteiga, eu faço o que aprendi com a minha bisavó: polvilho bem com açúcar e canela e só depois despejo a massa. Essa camada fina de açúcar e canela faz uma crostinha deliciosa na base e nas laterais do pudim.
Depois do descanso de 10 minutos, eu junto o vinho, os ovos e as passas à massa, descarto a canela em pau e o cravo (se for dente) e despejo no refratário.
Asso o pudim por uns 40 minutos, até ficar bem dourado e firme (enfiando um palito no centro, ele deve sair limpo). Retiro do forno, deixo amornar por uns 30 minutos pro miolo ficar com uma textura ainda melhor, polvilho com açúcar e canela e sirvo.
Dá pra preparar na véspera e servir em temperatura ambiente ou aquecer por uns 10 minutos no forno.
.
Acho que um cafezinho é o acompanhamento perfeito pro pudim, mas ele também fica delicioso com uma bola de sorvete de baunilha de verdade.
O pão maravilhoso na panela de ferro, que é cascudo, dá um pudim perfeito, mas dá pra fazer a receita com pão de leite delicioso, croissant clássico, pão de mandioca da roça e até com as bisnaguinhas muito fofas.
O pão maravilhoso na panela de ferro, que é cascudo, dá um pudim perfeito, mas dá pra fazer a receita com pão de leite delicioso, croissant clássico, pão de mandioca da roça e até com as bisnaguinhas muito fofas. Sirva o pudim morno ou em temperatura ambiente e, se sobrar, aqueça por uns minutos no forno antes de servir.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
28 Comentários
Apesar de essa receita parecer maravilhosa, o meu não ficou com uma consistência tão legal. Ficou bem saboroso, mas não ficou compacto como os pudins de pão que estou acostumado.
Oi, Juliano! Como eu disse no texto existem muitas versões de pudim de pão. Essa receita que publiquei é o da minha bisavó e ele é fofinho mesmo. Bjs
Olá Heloísa, fiz sua receita ficou divino ☺️
Oi, Silvia! Que bom que gostou, essa receita é muito especial para mim! bjs
Oi, Helô, como vai, amada?
Posso substituir o vinho do Porto por outro?
Obrigada.
Sandra, boa noite!
Use vinho tinto ou branco mais adocicados ou algum licor (se for muito doce, diminua 1 colher de sopa de açúcar da receita).
Depois conte como ficou (e o que você usou), a gente adora saber.
Abraços, Ana e Helô
Eu não sou muito fã de pudim de pão. Mas, sobrou muito pão italiano aqui em casa e me adentrei na internet para encontrar uma receita para usá-los.
Eis que acho essa receita que me fez mudar completamente de ideia sobre pudins de pão. Sua bisavó era uma mulher sábia! Muito muito muito gostoso!
Gabi, bom dia!
Que bom que você gostou e virou fã de pudim de pão diante da receita da minha bisavó. Minha mãe ficará feliz com o seu comentário, pois as lembranças dela se deliciando com o pudim durante horas a fio de conversas com a avó são lindas (a gente cresceu ouvindo as histórias). O meu marido, que não era fã de pudim de pão, também mudou de ideia quando experimentou a receita. Vale sempre experimentar!
Conte sempre com a gente, abraços, Ana e Helô
O melhor pudim de pão! Nesta quarentena, eu faço quase toda semana. Já substitui o vinho do Porto por licor de chocolate e ficou divino também. Obrigada, xará!❤
Eloiza, bom dia!
Delicioso saber que a receita já está na sua lista de ” preferidas” e faz parte da sua vida.
Como licor de chocolate deve ter ficado maravilhoso.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Maravilhoso essa sobremesa! Minha mãe fazia muito e eu sempre faço tb, e só acrescento à receita 1 maçã picada e coco ralado. Hummmm
Regina, bom dia!
Que gostoso saber da sua história! Receitas cheias de carinho deixam a vida mais gostosa. Com maçã e coco ralado o pudim deve ficar delicioso.
Conte sempre comigo, beijo, Helô
Maravilhoso! Valeu a experiência!
Mari, boa tarde!
É gostoso demais receber mensagens como a sua! Bom saber que a receita do pudim de pão da minha bisavó passou a fazer parte da sua casa.
Abraços, Ana e Helô
Olá Helô!
Eu moro no Canadá, mas sou brasileira. Sinto falta do gostinho da nossa comidinha caseira. Eu fiz esse pudim maravilhoso com as cascas de pão de forma que sobraram e ficou simplemente maravilhoso!!! Completamente diferente do convencional, porém com o gostinho de lembranca boa de casa. Um beijo para você e concerteza vou continuar fazendo suas receitas por aqui.
Cintia, boa tarde!
Muito gostoso saber que o pudim te aproximou da comida brasileira gostosa.
Siga acompanhando nossas histórias, receitas, dicas e fotos apetitosas, sempre cheias de amor e carinho.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô tenho pousada em Santa Catarina e por sobrar muito pão no café da manhã comecei fazer pudim e sua receita faz sucesso aqui, fiz uma adaptação nas quantidades e também nas especiarias, usei uma massala com noz moscada, cravo, canela, cardamomo super aromática, obrigado parabéns!
Odair, bom dia!
Que delícia saber que a receita passou a fazer parte da sua vida!!!! As suas especiarias devem ter deixado o pudim irresistível.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Boa noite Heloisa, estou querendo fazer o pudim de pão mas estou com uma dúvida posso não colocar o vinho e nem Licor ?pq tenho criança e fico preocupada.
Roselaine, bom dia!
O vinho ou o licor não são obrigatórios, simplesmente deixe a bebida de lado se preferir. Capriche na baunilha e pronto.
Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Helô como eu AMO suas receitas!!! Elas trazem conforto e alegria
Daniela, bom dia!
Obrigada pelo carinho. A gente faz tudo com tanto amor e tanta dedicação que mensagens como a sua alegram o dia aqui Na Cozinha da Helô.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Helo querida, primeiro,meus sentimentos! Sem palavras….
Segundo, estou com uma dúvida, como os ovos são acrescentados? São batidos, clara e depois acrescentam as gemas? Não creio que sejam quebrados e misturados sem bate-los antes. Gratidão.
Silene, boa noite!
Muito obrigada pelo carinho nesse momento tão triste. Desculpas pela demora na resposta, mas estou seguindo devagar … dentro do possível.
Quanto ao pudim: só quebrar e misturar os ovos, não precisa bater antes. É simples mesmo.
Conte sempre comigo.
Abraços, Helô
Olá, Helô!
Minha mãe fazia o pudim com vinho do porto tb (na falta desse, era caldo de laranja q usava, junto com as raspas da casca). E assava numa alta panela de ferro, untada com manteiga.
Formava uma crosta caramelizada q nem te conto. Forno elétrico, qdo a eletricidd era baratinha.
Fiz uma vez no forno a gás, ficou bom, mas não igual, e demorou p assar.
Hoje em dia, eu n conseguiria erguer a panela. HAHAHAHA.
Jocely, bom dia!
QUe lembrança gostosa!!!!! Só pensando na crosta caramelizada da panela de ferro… Com laranja o pudim deve ficar bom demais, amor tudo com laranja. Vou experimentar e te falo. Mesmo que não fique igual, tente fazer um pudim pensando na sua mãe pra aproveitar o momento. Costumo fazer isso com a minha avó (bolo de fubá, bife à milanesa, salada de batata, amendoim torrado, lombo de panela, arroz doce, arroz branco simples, purê de batata, maionese e até só descascar abacaxi) e minha bisavo com doces em calda, pudim de pão, a tigelada de chuchu de hoje, geleia de mocotó e várias outras coisas. Puro amor!
Peça pra alguém te ajudar com a panela.
Beijo! Helô
Boa tarde!
Helô, hoje entrei na máquina do tempo e tinha 7 anos e minha Nona com uma bacia enorme me colocava pra picar os pães em pedaços pequenos….. Pura nostalgia, simplesmente igual o que consumia…. Todas receitas suas que faço trazem minha infância de volta, sou muito sua fã! Um beijo, obrigada 🤗🙏
Patrícia, que mensagem cheia de carinho!! Obrigada por compartilhar momentos tão lindos comigo.
Muito bom ter pessoas como você aqui Na Cozinha da Helô.
Um feliz Natal, beijo, Helô