RECEITA DE PUDIM DE TAPIOCA
Essa receita de pudim de tapioca é tão gostosa, mas tão gostosa mesmo, que faço em casa direto.
No balcão de doces do Lá da Venda o pudim de tapioca ocupava um lugar de honra. Muita gente dizia que vinha de longe só pra comer um pão de queijo e uma fatia do pudim.
No prato colorido de ágata, ia a fatia do pudim com um pouco de baba de moça tradicional, que é uma calda deliciosa feita com gemas, açúcar e leite de coco. Se quiser aprender como fazer a baba de moça, só clicar no link.
Enfim, o pudim com a calda estava sempre na lista das sobremesas preferidas.
A minha versão do pudim de tapioca
A grande diferença entre o pudim de tapioca que eu preparara no Lá da Venda e a maioria dos outros que aparecem por aí está na tapioca.
Como eu gosto de pudim e de tapioca, passei um tempo experimentado, buscando receitas e testando. Comi muitos bons e muitos bem ruins, mas tinha certeza de que chegaria à receita dos sonhos.
Experimentei algumas receita com a tapioca granulada, a mesma que se usa pra fazer a receita de cuscuz gelado de tapioca, mas achei que o pudim não ficava com jeito de pudim cremoso.
Fui atrás de uma solução e resolvi testar com sagu de tapioca, aquele do saquinho que aparece nas prateleiras de qualquer mercado e que, no Brasil, é sempre feito de mandioca (na Ásia, também fazem sagu de outros vegetais).
O resultado? Exatamente o pudim que eu queria: um base cremosa com um camada de bolinhas de tapioca e tudo envolvido bastante caramelo. Muito sabor e o contraste das texturas do cremoso do pudim, do coco ralado e das bolinhas gelatinosas.
Bom saber que as versões de pudim de tapioca com tapioca granulada ficam prontas em menos tempo, já que o tempo que ela precisa pra absorver o leite não passa de 2 horas. Com o sagu é diferente, ele só fica com a textura perfeita depois de bem hidratado.
Conclusão, apesar de fácil de preparar, não é uma sobremesa de última hora, ela depende de programação. O processo começa na véspera.
O passo a passo
Primeiro vem a lista de ingredientes, que se resolve em qualquer mercado:
- sagu;
- leite;
- leite condensado;
- ovo;
- leite de coco;
- coco ralado.
Com umas doze horas de antecedência, eu coloco o sagu numa tigela, cubro com água ultrapassando nuns 2 cm e deixo de molho fora da geladeira.
Depois de hidratar, cozinho o sagu no leite por 20 a 30 minutos, até as bolinhas ficarem transparentes e muito macias. Só assim, uma parte delas se espalha pelo creme e uma parte fica em contato com o caramelo. Se ficaram duras, todas descem pro caramelo e endurecem.
Cozidas, as bolinhas recebem o leite condensado, leite de coco, coco ralado e os ovos e a mistura vai pra fôrma já caramelizada e, sem seguida, pro forno.
Pra ficar no ponto certo, o pudim precisa assar em banho-maria por uns 45 minutos, às vezes até 1 hora.
Em seguida, ele tem que amornar por mais ou menos 1 hora e depois tem que gelar e firmar na geladeira por pelo menos 6 horas antes de desenformar.
Antes disso, o pudim não firma mesmo, desmonta no prato. Como ele fica perfeito por até 3 dias na geladeira, dá pra se programar com antecedência. Na verdade, quanto mais ele descansa, mais firme e mais gostoso ele fica.
Pense que o tempo mínimo pra preparar e ter um pudim gostoso e lindo no prato é de umas 20 horas. É esse o tempo que se leva pra hidratar o sagu, cozinhar o sagu, fazer o caramelo, misturar os outros ingredientes, assar devagar e deixar o pudim pronto esfriar e firmar na geladeira. Não tem jeito mesmo.
E se ele quebrar na hora de desenformar? Paciência, acontece … Sirva numa taça e pronto.
Atenção!
Quanto ao leite condensado, eu costumo comprar a lata clássica de 395 g, ou a caixinha do mesmo peso, mas já comprei caixinhas menores e, como tive que medir, conferi que os 395 g equivalem 1 e ½ xícara de chá. Não dá pra ser menos leite condensado.
Quando posso, uso coco fresco, mas com o seco o pudim fica perfeito. O que importa é ser coco ralado grosso, o fino não deixa o pudim com a textura perfeita, ele precisa do contraste do coco e do sagu.
SAGU CARAMELO A MISTURA DO PUDIM E ASSAR Pra servir, que tal preparar uma receita de baba-de-moça? Com sagu, aqui também tem sagu de vinho tinto com creme inglês e sagu de laranja refrescante. É importante deixar o pudim pronto esfriar e descansar por pelo menos 6 horas antes de desenformar pra evitar rachaduras. Se quiser, deixe na geladeira por até 3 dias.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
10 Comentários
Amo tapioca de todos os jeitos. Vou experimentar fazer essa receita incrível.
Oi, Lucia! Vale muito a pena! Eu adoro! bjs
Apaixonada por suas receitas! Adoro receitas cujos ingredientes são afeto e muita leveza! Bjsss
Oi, Doriam! Obrigada por todo carinho que essa mensagem carrega! Bjs
Obrigada por mais esta receita. Vou fazer e te conto. Uma ótima semana.
Márcia, bom dia!
Espero que você goste do pudim de tapioca, depois me conta!
Beijo, Helô
PARABÉNS suas receitas me serviram muito pretendo me formar na confeitaria e suas receitas me motivam 😋❣️😍😘
Obrigada pelo carinho!
Amei essa sua receita , é uma perfeição 😋😋 PARABÉNS por esse don que Deus te deu
Jaine, bom dia!! Que gostoso saber que você está aproveitando o Na Cozinha da Helô e o meu jeito de ver e de viver a cozinha e a comida. O meu amor pelos ingredientes, pela comidas, pelas receitas, por preparar, por escrever e por ensinar é tão grande que fico feliz quando sinto que consegui compartilhar tudo isso com pessoas como você.
Espero que consiga realizar o seu sonho. Conte sempre comigo.
Beijo, Helô