RECEITA DE RABANADA
Como fazer rabanada fácil ou french toast é sempre uma boa pergunta. Chegou o dia de falar dela.
São rabanadas em Portugal e no Brasil, pain perdu na França e french toast pros americanos, além de outros nomes em cantos diferentes do mundo, como tostadas francesas na Espanha e poor knight’s bread na Inglaterra. E a receita vem de longe, os romanos já mergulhavam o pão no leite, fritavam no azeite e regavam com mel.
As receitas são parecidas, todas pedem pão amanhecido e uma mistura com leite e ovos pra umedecer o pão, e pra dar sabor e adoçar, umas pedem açúcar branco ou mascavo outras mel ou maple syrup, também leite condensado, além das clássicas baunilha e canela, mas também de noz-moscada ou de raspas de cítricos.
E ainda tem as receitas as receitas com doces de conhaque, whisky ou vinho do porto ou algum licor. Algumas mais incrementadas, principalmente quando recheadas, ainda levam frutas frescas, frutas desidratadas, nozes ou castanhas, chocolate ou nutella ou doce de leite, ou cream cheese.
Em alguns países, a receita é puro café da manhã, em outros ela aparece mais como lanche ou como sobremesa pra uma refeição especial, como na ceia de Natal. A de hoje tem tudo a ver com café da manhã, lanche e brunch, mas também vale como sobremesa.
INGREDIENTES E PREPARO
A receita de hoje é a que mais faço no dia a dia e preparava sempre pra Ana, que amava e pedia pra fazer french toasts um dia sim, um não. Impossível falar de rabanadas e french toasts sem pensar na minha querida … lágrimas rolam sempre.
Além do leite, o creme de base leva ovos, tudo levemente batido com o batedor de arame ou até com um garfo.
Apesar de algumas receitas pedirem claras em neve, experimentei várias receitas com elas e achei que bater as claras era só uma etapa a mais e pra complicar, nenhuma diferença interessante.
As mais clássicas levam fatias grossas do pão escolhido, de preferência amanhecido, pois ficam mais firmes e absorvem o leite na medida certa. Pães que dão boas rabanadas: pão de leite delicioso, pão de leite macio demais, pão de mandioca da roça, pão integral fofinho, pão maravilhoso na panela de ferro, croissant clássico, pão francês, baguete, ciabatta, brioche e por aí vai.
Eu costumo fazer fatias grossas de pão, com uns 2 cm de espessura, e usar, mas há receitas que pedem pra cortar o pão em cubos médios ou grandes, principalmente as que são feitas no forno e não na frigideira. Eu prefiro fatias na frigideira, acho que as de forno ficam mais com jeito de pudim de pão simples, que é o máximo, mas é outra coisa.
Como há rabanadas mais sequinhas, mais úmidas, mais claras e mais escuras e todas são deliciosas, eu decidi testar muitas versões, várias delas deliciosas, mas fiquei aqui com a clássica e deixei uma outra pra um outro post.
A proporção básica é de 1 ovo pra 1/3 de xícara de leite e de 1 a 2 colheres (sopa) de açúcar pra 2 fatias grossas de pão, além do aromatizante que quiser.
O açúcar é realmente a gosto e depende muito do acompanhamento da rabanada, que pode ser uma polvilhada simples de açúcar com canela ou de açúcar de confeiteiro, ou pouco de mel, melado ou maple syrup ou uma calda mais doce de frutas, de chocolate ou de caramelo ou a um recheio já doce, como de nutella. Se o acompanhamento é mais doce, eu diminuo o açúcar.
Pra aromatizar, dá pra usar canela em pó, raspas de noz-moscada, raspas de limão ou de laranja e a clássica baunilha. Eu gosto de usar a minha essência natural caseira, que é simples de fazer, rende muito e tem gosto e aroma de baunilha de verdade.
Quanto ao tempo de “mergulho” do pão no leite, há quem deixe por até 1 hora de molho, mas eu acho que, com esse tempo todo, o pão fica muito mole pra fritar.
Eu costumo passar pelo leite de um lado, deixo embeber bem, então viro pra embeber do outro lado e pra frigideira. Acho que ficar mais tempo no leite é interessante nas receitas de rabanadas ou french toasts de forno (qualquer dia desses, eu posto uma receita assim).
Pra fritar, nada como usar boa manteiga, que dá o sabor especial que só ela tem. Numa frigideira grande, uso 25 g de manteiga pra fritar até 4 fatias por vez e, se precisar de segunda e terceira rodadas, só acrescentar mais um pouquinho só pra completar.
A receita de hoje é pra fazer e servir em seguida.
RABANADAS OU FRENCH TOAST RECHEADAS
Pra rechear, há basicamente 3 possibilidades:
- abrir uma espécie de bolso numa fatia mais grossa de pão e colocar o recheio dentro dele;
- usar 2 fatias finas e fazer um sanduíche;
- espalhar uma camada de recheio cremoso (como nutella ou doce de leite) num dos lados da fatia já um pouco achatada com um rolo de massa e depois enrolar como um rocambole.
Todos funcionam, mas quando faço com recheio costumo preparar como rocambole. Depois de rechear e montar, eu mergulho na mistura de leite e ovo e frito.
SERVIR
Duas fatias de rabanada com frutas frescas ou castanhas já tornam um café da manhã especial.
Com uma bola de sorvete de baunilha de verdade ou de sorvete de banana fácil e cremoso, com creme inglês clássico (a gente dá a receita no sagu de vinho tinto com creme inglês), com creme inglês com mel, creme de leite batido em chantilly, calda de frutas vermelhas ou calda rapidinha de chocolate ela já se transforma numa sobremesa e tanto.
RABANADAS PORTUGUESA PRO NATAL
As receitas de rabanadas portuguesas ou brasileiras clássicas servidas num refratário no Natal costumam pedir pra fritar as fatias embebidas no creme de base em bastante óleo até ficarem bem crocantes, então escorrer sobre papel absorvente e passar na mistura de açúcar e canela e ir pro refratário.
Quando se prepara a sobremesa com antecedência, é costume deixar tudo pronto no refratário e aquecer no forno por uns 10 minutos antes de servir. Há quem faça de véspera e guarde na geladeira, mas acho que elas ficam bem menos macias por dentro, e há quem sirva em temperatura ambiente.
Eu, sinceramente, acho que quentes elas ficam muito mais gostosas. Quando chegar mais perto do Natal, posto uma receitas desse jeito.
Outras receitas quentinhas e fáceis pro café da manhã: panquecas americanas, waffle muito leve, pãozinho de minuto da Helô, pãozinho rápido e fofo ou outro pão de minuto e pãezinhos irlandeses de frigideira. Aproveite os pães variados que tiver em casa e tenha sempre uma rabada diferente pra servir!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS