RECEITA DE TORTA DE LIMÃO COM MERENGUE
Quer aprender como fazer a melhor torta de limão com merengue da vida? Eu vou te ensinar a receita dessa torta que tem a base crocante e amanteigada de biscoitos esmigalhados, o creme azedinho de limão e o merengue fofo como nuvem fazem uma combinação e tanto.
É azedinha de doer? Sim, mas é daí? Quem ama torta de limão entende e concorda, tenho certeza disso, pois eu sou assim. E tem muita gente que concorda com isso, pois a torta some do prato muito rápido.
Como ela é uma sobremesa pra quem ama limão, quando eu sei que tem alguém não muito chegado aos azedinhos por perto, eu faço uma segunda sobremesa, simples assim.
Agora, quanto ao doce é bem interessante. Torta de limão é doce, não tem jeito, se não fica sem graça. Daí chegam uns dizendo que torta de limão é doce e blá-blá-blá, mas pegam uma fatia, comem devagar e de repente pegam uma outra e mais uma lasquinha. Isso acontece bastante, nem ligo.
Pra mim, o mais difícil é olhar pro pedaço de torta que sobrou na geladeira e resistir a roubar um pedacinho. Quase sempre eu não consigo, então como um pedaço e tomo um copo d’água.
A TORTA DE LIMÃO CLÁSSICA (sem leite condensado)
Hoje em dia, quase todas as receitas de torta de limão com merengue que a gente vê por aí são feitas com leite condensado, ovo e limão. Nada contra, mas eu gosto mais da tradicional, que não leva leite condensado.
Fiz um monte de receitas das clássicas pra tentar um equilíbrio de acidez e açúcar mais coerente com os gostos de hoje. As receitas mais antigas eram muito mais doces e eu queria diminuir um tanto dele, mas sem mudar a estrutura do recheio e mantendo a graça com doçura da torta.
Fiz, refiz e fiz de novo e cheguei ao creme que eu queria, com os ingredientes tradicionais mais uma pitada de sal, que dá uma quebrada no doce do doce e deixa tudo ainda mais emocionante.
Pra comparar e completar os testes, preparei fiz ainda mais 4 tortas!!!!!!! E dá pra acreditar que não enjoei? Fiz uma com limão tahiti, que ficou bem azedinha e com um frescor delicioso; uma com limão galego, que é também bem azedinho e saboroso; uma com o cravo, que também é conhecido por rosa ou capeta, e deu um recheio muito bom e perfumado demais; e uma com siciliano, que é delicado e tem o aroma bem floral.
Todas ficaram deliciosas e dá pra ir variando sempre, no dia da foto eu fiz uma com limão siciliano.
BASE CROCANTE, CREME E MERENGUE
Antes de mostrar como a receita ficou bem certinha, vou explicar algumas coisas e uns pontos bem importantes.
Há quem cubra o creme de limão com uma camada farta de merengue e sirva direto. Eu gosto de levar a torta com o merengue por uns minutinhos ao forno muito quente, ou ao grill, pra dar uma douradinha e um leve caramelizado na superfície. A sobremesa fica ainda mais linda e apetitosa!
O merengue tem os seus truques e fui fui atrás deles pra conseguir resolver. Eu queria uma torta com bastante merengue por cima e ele ficasse no lugar depois da torta ficar pronta na geladeira por um tempo, mas logo nos primeiros testes eu percebi que isso não acontecia sempre.
Como eu tinha decidido que queria fazer uma torta com merengue simples, e não o italiano com calda, as soluções teriam que ser mais básicas.
Pra deixar o merengue mais estável e não murchar tanto depois de sair do forno e esfriar, resolvi juntar ½ colher de chá de cremor de tártaro às claras e resolvi essa parte do problema. Como ele é um ingredientes fácil de comprar, tudo certo.
Só que, mesmo continuando alto, apareceram três problemas intrigantes com ele:
- o merengue e o creme se separaram quando a torta esfriou;
- ele encolheu nas laterais e descolou da borda, que ficou melada, e um tanto de creme amarelo ficou aparecendo na volta inteira; .
- a torta parecia que suava, cheia de bolhinhas e com um pouco de líquido que teimava em surgir sei lá de onde.
Refiz a torta mais uma vezes seguindo algumas receitas tradicionais, mas nada de novo, então fui pesquisar mais e pensar mais em cada etapa do processo.
Entendi que os problemas não estavam mesmo nem na base crocante, nem no creme, as complicações surgiam a partir da saída do merengue do forno e só ele mudava. Achei que o x da questão tinha a ver com temperatura do forno ou do merengue e eu estava sempre espalhava o merengue sobre o creme morno.
Resolvi fazer diferente e gelei o fundo da torta com o creme antes de espalhar a cobertura e levar ao forno pra dourar e foi pior ainda, o gelado formou vapor com mil bolhinhas e o merengue encolheu ainda mais.
Então mudei de novo, deixei o creme em temperatura ambiente pra esfriar totalmente e só então cobri com o merengue e forno. Dei certo, tudo ficou perfeito não só depois de umas 3 horas na geladeira, como no dia seguinte.
A RECEITA DA TORTA FICOU ASSIM
A lista de ingredientes:
- biscoito tipo maisena esfarelado em pó fino;
- água;
- maisena;
- açúcar;
- sal;
- ovo;
- manteiga gelada;
- limão;
- cremor de tártaro.
A receita não é difícil de fazer, mas tem algumas etapas e é preciso ter cuidados pra ter uma torta gostosa e linda.
Mas importante: se a base esfarelar um pouco ou quebrar um pouco na hora de desenformar, ou se o merengue encolher um pouco ou rachar, nada de sofrimento, ela vai ficar boa do mesmo jeito. O meu merengue ficou quase perfeito, abriu só uma fenda por cima, mas ficou lindo mesmo assim.
A base crocante não poderia ser mais simples. Eu aqueço o forno a 180ºC (médio), misturo o biscoito maisena esfarelado com manteiga até formar uma farofa úmida, depois forro com ela o fundo e as laterais de fôrma de fundo removível de uns 20 cm de diâmetro ou de um refratário quando não quero arriscar e desenformar a torta.
Pra forrar, eu uso o dorso de uma colher pra espalhar e pressionar bem, mas também dá certo com a base de uma xícara. E não me preocupo em deixar tudo perfeitíssimo, a torta é rústica.
Asse o fundo de torta por 8 a 10 minutos, só até dourar. Ele sai do forno ainda meio solto e macio, mas firma e fica crocante quando esfria. Deixe amornar antes de rechear.
O recheio é rápido, uns 15 minutos pra separar tudo e passar as gemas pela peneira e uns 10 minutos no fogo.
Eu aqueço a água, a maisena, o açúcar e o sal numa panela média e mexa até ferver e engrossar, junte as gemas e mexo até ferver de novo. Retiro do fogo, misturo a manteiga até conseguir um creme liso e depois incorporo o suco e as raspas de limão.
Espero amornar por uns 5 minutos e despejo na base da torta. O que demora é esfriar totalmente e fora da geladeira antes de cobrir com o merengue e finalizar a torta. O tempo de esfriar depende do tempo, mas costuma ser de mais ou menos 1 hora.
Só quando tenho certeza de que o creme esfriou pra valer é vou cuidar da finalização da torta com o merengue.
Eu começo aquecendo o forno a 220ºC (alto). Quem tem função dourar ou gratinar do forno pode usar.
Bata as claras com a batedeira até obter uma espuma bem branca. Junto o cremor de tártaro e, sem parar de bater, adiciono o açúcar de colherada em colherada, só juntando a seguinte quando a anterior estiver totalmente incorporada às claras. Bata até o merengue firmar e encorpar.
Espalho o merengue sobre o creme de limão deixando o centro mais alto. Dá pra espalhar com uma colher e depois com o dorso dela puxar pra formar um desenho ou usar um saco de confeitar (eu usei a colher no dia da foto).
Levo a torta ao forno bem quente por uns 3 minutos só pra dourar na superfície. Retire do forno, espero esfriar totalmente e levo à geladeira por umas 3 horas pra firmar antes de servir. Ela fica bem na geladeira por até 2 dias, mas dificilmente resiste a esse tempo, acaba antes.
E fica um aviso, ela vai acabar logo, não tem jeito. Só outra igual ou variar com a torta de limão cravo bem perfumada, que segue a receita tradicional francesa e é muito boa (a de hoje é americana).
Se quiser mais receitas com limão, aqui na gente tem aqui Na Cozinha da Helô também tem o post meu limão, meu limoeiro e outras receitas deliciosas com ele: conserva marroquina de limão, tagine de frango com limão em conserva e azeitona, bolo rápido de iogurte e limão, bolo rústico de limão cravo e creme azedinho de limão ou lemon curd.
INGREDIENTES
- BASE
- 200 g de biscoito doce tipo maisena bem esfarelado em pó fino
- 100 g de manteiga em temperatura ambiente
- CREME
- 1 e 1/3 de xícara de água (320 ml)
- 1/3 de xícara de maisena (30g)
- 1 xícara de açúcar (150g)
- 1/2 colher (chá) de sal
- 4 gemas passadas pela peneira
- 100 g de manteiga gelada em cubinhos
- 1/3 de xícara de suco de limão (80 ml, normalmente uns 2 limões grandes)
- 1 colher (sopa) de raspas de limão
- MERENGUE
- 1 xícara de açúcar (150g)
- 4 claras
- ½ colher (chá) de cremor de tártaro
Preparo
Base
- Aqueça o forno a 180ºC (médio). Separe uma fôrma de fundo removível de uns 20 cm de diâmetro ou um refratário de uns 20 cm de diâmetro se preferir não arriscar e desenformar.
- Numa tigela, misture o biscoito e a manteiga até obter uma farofa grossa e úmida.
- Pressionando bem e cuidando para conseguir uma camada uniforme, forre com a farofa o fundo e as laterais da fôrma e sem se preocupar em deixar tudo perfeitíssimo, a torta é rústica. Pra ajudar a espalhar e apertar, as melhores ajudas: usar o dorso de uma colher ou a base de uma xícara.
- Asse o fundo de torta por 8 a 10 minutos, só até dourar, pois ele sairá do forno ainda meio solto e macio, mas firma e fica crocante quando esfria. Deixe amornar antes de rechear.
Creme
- Aqueça a água, a maisena, o açúcar e o sal numa panela média e mexa até ferver e engrossar.
- Junte as gemas e continue mexendo até ferver de novo. Retire do fogo, misture a manteiga até conseguir um creme liso e depois incorpore o suco e as raspas de limão.
- Espere amornar por uns 5 minutos e despeje na base da torta.
- Deixe o creme esfriar totalmente e fora da geladeira antes de cobrir com o merengue e finalizar a torta.
Merengue
- Aqueça o forno a 220ºC (alto) ou aqueça a função dourar ou gratinar do forno.
- Bata as claras com a batedeira até obter uma espuma bem branca/
- Junte o cremor de tártaro e, sem parar de bater, adicione o açúcar de colherada em colherada, só juntando a seguinte quando a anterior estiver totalmente incorporada às claras. Bata até o merengue firmar e encorpar.
- Espalhe o merengue sobre o creme de limão deixando o centro mais alto. Leve a torta ao forno bem quente por uns 3 minutos só pra dourar na superfície.
- Retire do forno, espere esfriar e leve à geladeira por umas 3 horas pra firmar antes de servir.
- Ela fica bem na geladeira por até 2 dias, mas dificilmente resiste a esse tempo, acaba antes.
Se quiser mais receitas com limão, aqui na gente tem aqui Na Cozinha da Helô também tem o post meu limão, meu limoeiro e outras receitas deliciosas com ele: conserva marroquina de limão, tagine de frango com limão em conserva e azeitona, bolo rápido de iogurte e limão, bolo rústico de limão cravo e creme azedinho de limão ou lemon curd.
NOTAS
Pra forrar o fundo e as laterais da fôrma com a farofa é preciso espalhar bem e pressionar e as melhores ajudas são o dorso de uma colher ou a base de uma xícara.
17 Comentários
Que dica maravilhosa, o meu merengue encolheu. Graças a você saberei como resolver nas próximas tentativas!
Leonardo, boa noite! Costuma dar certinho. Bom saber que você está aproveitando as nossas dicas e receitas. Conte pra gente o resultado! E como a gente sempre diz, ninguém em casa vai morrer porque o pudim quebrou, o que importa é estar gostoso. Abraços, Ana e Helô
Boa noite, estou querendo fazer amanhã. Li a receita com atenção e você cita a adição de manteiga no creme, porém nos ingredientes a manteiga só vi está citada na base. Que quantidade de manteiga seria? Em que condição a manteiga?
Selma, boa noite, pergunta já está respondida acima, ok? Abraços e muito obrigada pela compreensão.
Conte sempre com a gente.
Ana e Helô
A manteiga está descrita sim na forma de fazer o creme
Débora, obrigada pela ajuda!
Abraços, Ana e Helô
Boa noite, estou querendo fazer a torta de limão amanhã. Li a receita com atenção e você cita a adição de manteiga no creme, porém nos ingredientes eu só vi a manteiga citada na base. Que quantidade de manteiga seria no creme? Em que condição a manteiga?
Selma, boa noite!
Você tem toda a razão, deixamos a quantidade de manteiga de lado na hora de organizar a relação de ingredientes do post. Já fizemos o ajuste, são 100 g de manteiga. Use a manteiga gelada e cortada em cubinhos, assim ela derrete apenas o bastante pra conseguir a cremosidade que se deseja.
Muito obrigada pela sua ajuda de “revisão”, pois só assim o nosso site pode melhorar.
Abraços, Ana e Helô
Agradeço a rapidez na resposta.
Vou fazer a torta.
Bom dia!
Helo, qdo se coloca o limão no creme, este não talha?
Lourdes, boa tarde!
Dependendo do creme, não talha.
Na receita que vai aqui, como os ingredientes no fogo são água, maisena, gemas, limão e açúcar, não há problema mesmo, fique tranquila.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Estava. Esmo em buscar de uma torta de limão sem leite condensado. Ficam extremamente doces. Vou fazer esta e volto para contar. Meu merengue sempre encolhe também! Vou seguir suas dicas. Uma pergunta, o merengue precisa assar, ou vai ao forno apenas para dourar? Posso substituir este processo dourando a superfície com a chama de um maçarico?
Aproveite!!!
Como fazer pro recheio ficar alto,fiz a torta,mas parece que nem tem recheio,fica bem fina a camada
Cris, bom dia!
Use uma forma ou refratário um pouco menor, com certeza o problema está aí.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Olá Helo! Que tipo de limão você indica? Tahiti mesmo? Um beijo!
Amanda, bom dia!
Você pode usar o limão que quiser, pode ser tahiti, galego, cravo, siciliano. Com qualquer um deles a torta fica deliciosa e vale variar também, pois os sabores e aromas são todos deliciosos e diferentes.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô